Não é de hoje que o mundo do trabalho vem passando
por mudanças, mas de um ano para cá a pandemia acelerou ainda mais esse
processo e acabou por colocar efetivamente as pessoas no centro das relações
trabalhistas e decisões empresariais.
O trabalho remoto, as preocupações com o risco de
contaminação, o aumento da atenção com a saúde mental dos colaboradores, entre
outros aspectos, têm feito com que as empresas reavaliem muitas de suas
estratégias de negócios, jogando luz sobre aspectos que antes não eram tão
evidentes assim, como a importância de contar com líderes mais empáticos e a
necessidade de entender e valorizar seus profissionais neste momento difícil.
E quando falamos em valorizar o ser humano,
respeitar suas limitações ou até de que forma suas habilidades, sejam elas
quais forem, influenciam em cada tomada de decisão, não podemos esquecer que
por trás de tudo isso está a personalidade de cada pessoa.
Nesse sentido, o que pretendemos analisar hoje é de
que forma a personalidade de um líder vai impactar positivamente ou não nos
resultados de sua equipe e, por consequência, no sucesso da empresa.
Os especialistas dizem que personalidade é a
combinação de valores, visões de mundo, respostas definidas, padrões de
pensamento e características, que são aspectos relativamente estáveis de um
indivíduo. Podemos dizer que são as qualidades inatas de uma pessoa que evoluíram
por meio de uma combinação de fatores genéticos e ambientais, e podem ser
desenvolvidas em uma idade precoce, mas que geralmente permanecem estáveis e
constantes em uma pessoa por toda a sua vida.
Compreender os traços de personalidade de uma pessoa
permite ter uma visão valiosa sobre como e por que um indivíduo desenvolve seu
trabalho de uma determinada maneira e se algo relacionado a sua personalidade
pode se tornar um ponto de atenção na carreira desse indivíduo.
Nesse sentido, a avaliação de personalidade oferece
uma percepção profunda das características que orientam a maneira como as
pessoas trabalham, fornecendo informações de como elas lidam com metas,
estresse, mudanças, criatividade, risco e competição dentro de uma equipe ou
entre equipes.
Hoje, as áreas de RH das empresas têm ao seu dispor
diversas ferramentas que facilitam a identificação do traço de personalidade, e
que dão uma visão preditiva sobre como os profissionais podem se encaixar em um
cargo e até ajudá-los a apoiar, gerenciar e se comunicar com seu pessoal da
melhor forma possível.
Quando um líder sabe exatamente quem são as pessoas
de sua equipe tudo fica mais fácil, afinal ele conseguirá ter uma visão ampla
sobre cada profissional, antecipando, inclusive, o potencial de cada um. Com
esse "retrato” de cada profissional, a liderança acaba se beneficiando
também, pois pode se enquadrar ou se adaptar para se comunicar com cada um da
melhor forma, já que, sabendo qual é a sua personalidade, o líder pode
desenvolver, ferramentas para facilitar o dia a dia do trabalho, a comunicação
e o estabelecimento de metas de acordo com o potencial de entrega de cada
profissional, entre tantas outras questões que podem melhorar os resultados da
equipe e da empresa como um todo.
Em 1998, os especialistas Frank L. Schmidt e John
E. Hunter, da American Psychology Association, realizaram uma pesquisa
mostrando que os traços de personalidade dos indivíduos, bem como os traços
comportamentais e as aptidões, são mais importantes para uma maior produtividade
e desempenho do funcionário em sua função do que suas experiências anteriores.
Com isso, asseguramos que a avaliação de
personalidade é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento de liderança e
recrutamento, já que contribui na identificação dos melhores perfis, inclusive
aqueles com potencial para ocuparem posições de liderança.
Com a ferramenta de Avaliação de Personalidade, os
líderes também podem conhecer mais a si mesmos e também os pontos que devem ser
melhorados para otimizar o relacionamento com suas equipes, a partir da
exploração dos níveis de cada personalidade de seus profissionais, tendo uma
visão profunda do indivíduo e de suas características, e ajudando a construir
uma força de trabalho produtiva e engajada.
Marcelo
Souza – CEO do Grupo Soulan e Country Manager da Thomas International Brasil
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