Pesquisar no Blog

quarta-feira, 9 de junho de 2021

Funcionamento do cérebro em um relacionamento: como eles e elas pensam?

A psicóloga e escritora Cris Linnares explica como a compreensão dos pensamentos diferentes são essenciais para uma relação saudável


Desde cedo vamos para a escola resolver problemas de matemática, química, física, mas em nenhum momento nos ensinam a resolver um problema na vida a dois, será que o motivo é sermos aprendizes na arte de amar? Talvez, mas nem todos entendem que mesmo o homem e a mulher obtendo direitos iguais em um relacionamento, isso não significa que são, de fato, iguais.

Cris Linnares é psicóloga e autora do Best-seller da Buzz Editora "Doidas no divã". No livro, ela relata por quais motivos quase se divorciou e como conseguiu destaques as falhas da vida a dois e lidar com as diferenças em relação ao marido. Isso aconteceu a partir do momento que compreendeu uma parte essencial do corpo humano: o cérebro do homem.

Segundo o neurocientista e psiquiatra Diogo Lara, quando falamos de amor, o cérebro reage à ação com a mudança de alguns neurotransmissores. Neuroquimicamente falando, "ele aumenta da dopamina, assim como o crescimento dos níveis de endorfina e de oxitocina, o hormônio do amor, que aumenta a sensação de apego, bem-estar e segurança". Quando isso acontece, estamos perdidamente apaixonados, quimicamente falando.

Mas nem tudo é um conto de fadas. Cris traz um exemplo prático em relação à memória do homem em um relacionamento. "Ele tem um hipocampo - área que armazena a memória - menor que a mulher, isso justifica ele esquecer a data do casamento? Talvez. Mas, geralmente é a mulher quem vai lembrar o que ele disse, quando não a defendeu durante um acontecimento no casamento da sua irmã", explicou.

Ainda falando sobre a questão cerebral em um relacionamento, Cris evidencia o funcionamento diferente entre eles e elas. "A mulher utiliza os centros verbais do cérebro no hemisfério direito e esquerdo, já o homem apenas o esquerdo. Isso se torna nítido quando ela mulher consegue se expressar melhor do que ele".

E neste mês dos namorados, sem dúvidas um dos maiores presentes está ligado ao fato de compreender o outro e ser compreendido. "Um dos maiores fatores de divórcio é a falta de comunicação e o excesso de comunicação errado, por isso, é preciso lidar com as diferenças de uma maneira sábia e transparente. Não somos iguais e isso é lindo", finalizou.

 

 

Cris Linnares - psicóloga, palestrante internacional, mãe e autora do grande sucesso "Divas no Divã". É uma das poucas mulheres reconhecidas e nomeadas como uma das 50 heroínas dos Estados Unidos por ser trabalho com saúde mental e empoderamento feminino pela revista Glamour americana. Além de ser convidada para compartilhar sua história na maior conferência de pensadores no mundo, o TEDxtalk.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados