Há muito tempo o Instagram servia apenas para postar fotos daquela viagem para os EUA, o drink incrível do final de semana ou a selfie cuidadosamente planejada. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos todos os meses, era de se esperar que o Instagram se tornasse uma rede social perfeita para divulgar e vender produtos. De fato, cerca de 50% dos usuários seguem pelo menos uma marca na rede social e 80% deles utilizam a rede social para decidir se compram ou não um produto, ou serviço. Diante desses dados, não restam dúvidas de que vender no Instagram pode ajudar seu negócio a decolar. E além de aumentar as vendas, você ainda consegue se aproximar do seu público-alvo. Porém, mesmo sendo um canal eficiente e atraente, muitas pessoas e marcas ainda não sabem por onde começar no Instagram. Se esse é o seu caso, criamos este artigo para você conquistar novos negócio na rede social.
1. Perfil comercial
A primeira dica para comercialização do seu
negócio no Instagram é começar a trabalhar sua base, o seu perfil. Para ter
acesso às melhores funções para uma empresa, recomendamos que o seu perfil seja
comercial. Isso precisa ser considerado, seja para quem cria o perfil do zero
ou para uma empresa. Isso porque uma conta comercial oferece mais recursos de
análise de dados, métrica, impulsionamento e possibilidade de link nos stories.
Depois que o perfil já estiver com a função comercial, você deverá fazer algumas
otimizações simples. O objetivo dessas otimizações é passar uma boa imagem
inicial do seu negócio, capaz de atrair seguidores e futuros clientes.
2. Biografia
Uma biografia é um fator muito importante para a
comercialização do seu negócio, pois uma Biografia do seu negócio tem como
finalidade conversar com seu público, fazendo-o decidir se vão ou não seguir o
perfil e clicar na sua página. Outros pontos importantes que não podem faltar
na sua biografia são:
• Foto de perfil
É muito importante que a sua foto de perfil
comercial faça referência à sua empresa. Pode ser um logotipo ou, no caso se
for a sua empresa tenha o foco na sua própria imagem.
• Link da sua loja
A biografia é um dos poucos espaços do Instagram
onde você pode inserir um link clicável, então não deixe de lado. Adicione um
link do seu e-commerce, seja marketplace, loja virtual ou WhatsApp. Se tiver
mais de um link para divulgar, utilize ferramentas como Linktree que cria um link único para adicionar no seu
perfil do Instagram, assim você consegue ver quantas visitas chegam até sua
página através da rede social.
3. Instagram Shopping
Com o avanço do Instagram em vendas, o próprio
aplicativo decidiu lançar uma funcionalidade para empreendedores na plataforma.
O Instagram Shopping, tem como objetivo cadastrar seus produtos e vender
diretamente por lá. Isso diminui o caminho de compra do seu cliente. Assim, em
vez de jogar o consumidor para outra página, é possível vender diretamente pelo
Instagram.
4. Ofereça conteúdo de qualidade para seu público
Não adianta criar um perfil e não produzir nenhum
tipo de conteúdo. Tente ao máximo interagir com seu público, responda alguma
dúvida da sua audiência pelos stories. O mesmo pode ser feito para passar
conceitos preciosos com a intenção de trabalhar as dores da sua persona. Ainda
há a possibilidade de usar fotos e boas imagens com mensagens de valor, ou que
convidem os seguidores à tomar alguma atitude.
5. Abuse dos Stories
A alguns anos atrás o Instagram permitiu que 10
mil seguidores pudessem adicionar links em seus Stories. Isso possibilitou que
muitos construíssem histórias chamativas sobre um produto, podendo dispor o
link para que o seguidor não precisasse acessar de outro ponto. O recurso de
Stories se tornou uma febre mundial. Com mais de 300 milhões de usuários e
crescendo, vem sendo constantemente usado por empresas em estratégias de como
vender no Instagram. Isso porque os Stories são muito importantes para ter um
alcance maior, além de aumentar o engajamento. Portanto aja com inteligência.
6. Hashtags
As hashtags são um símbolo do Instagram. Elas são
a principal ferramenta para alcançar novos seguidores para sua página e,
consequentemente, vender. Utilize palavras que definam seu negócio para atrair
pessoas interessadas. Uma dica importante é a pesquisa por hashtags mais
buscadas para implementar no seu dia a dia. Isso fará com que pessoas se
interessem pelo tema da hashtag e visualizem a foto e cheguem até o seu perfil.
Quando o seu perfil já mostra o link do produto, traz fotos de qualidade e um
feed interessante, é muito provável que a pessoa seja fisgada e você ganhe um
novo cliente. Uma grande vantagem das hashtags é que seu engajamento é natural,
caso você entenda seu público e forneça imagens e conteúdo de qualidade, você
perceberá que irão começar a comentar em suas publicações, curtir e responder
Stories. As hashtags servem para marcar o conteúdo dentro da base de dados do
Instagram, facilitando a pesquisa. O ideal é que seja entre 3 e 5 hashtags por
postagens e, se possível, crie sua própria hashtag para os clientes te
encontrem.
7. Ofertas, cupons e descontos exclusivos para
seguidores
Quem não gosta de um desconto não é mesmo? Com a
capacidade de atrair e gerar leads do Instagram, dedique parte dos seus
conteúdos a ações que busquem resultados, além de vendas. Recomendamos a
criação de posts com descontos promocionais para seguidores do Instagram, ou
oferecer brindes e bônus para compras realizadas em links determinados da
empresa na rede social. Por fim, utilize os concursos em suas estratégias. Eles
podem ser feitos com a finalidade de gerar mais seguidores e potenciais leads,
ou até mesmo estimular vendas.
8. Faça parcerias com influenciadores
Os influenciadores têm um poder muito grande em
formar opiniões para o público. Por isso empresas de todos os segmentos
investem em parcerias que vinculam suas marcas a uma celebridade. Essa
estratégia é chamada de marketing de influência, isso gera credibilidade e as
pessoas costumam confiar quando algum famoso diz que um produto é bom. Por isso
busque influenciadores que conversem com a sua marca e considere formar uma
parceria para estimar vendas no seu E-commerce.
9. Instagram Ads
A criação e transmissão de anúncios em redes
sociais não podem faltar! Com a ferramenta é possível anunciar posts
patrocinados no formato de fotos, carrossel de imagens e vídeos. Eles são
ótimos para ajudar na educação dos seguidores quanto aos produtos ou serviços
da sua empresa. Sem falar que, assim como as campanhas do Facebook Ads ou
Google Ads, os anúncios nas redes sociais são impulsionados e ganham
visibilidade mais facilmente. O uso dessa ferramenta é um poderoso componente
em qualquer estratégia de como comercializar seu negócio no Instagram.
10. Ferramentas de gestão de redes sociais
De fato, existem diversas redes sociais para
acompanhar diariamente. Interagir com elas pode ser algo muito confuso e
trabalhoso. Além disso, o tempo para entrar em cada uma e agendar as postagens
pode ser mais bem aproveitado se você utilizar uma ferramenta de gerenciamento
que centralize as contas. Há diversas opções disponíveis no mercado. Por
exemplo: O Mlabs, é uma ferramenta paga, que pode ajudar a
administrar diversas contas. Outra opção que pode ajudar bastante é o Facebook,
que se integrou a algum tempo com o Instagram. A partir dele, é possível criar
e agendar postagens, fazer anúncios, responder comentários, tudo em um só lugar
e de graça.
Conclusão
O Instagram conquistou usuários de todo o mundo e
hoje conta com mais de 1 bilhão de perfis, tornou-se o álbum de fotos de
pessoas comuns e celebridades. Além disso, a rede social trabalha com um
algoritmo que tem como princípios básicos a temporalidade, o engajamento e o
relacionamento, com o objetivo de recompensar as publicações de maior
relevância. Contudo, com o crescimento da rede social nos últimos anos, cerca
de 8 a cada 10 usuários seguem contas corporativas e 45% dos usuários alegam
comprar produtos e contratar serviços por indicação de influencers. Logo, os
e-commerces descobriram, no Instagram, um excelente aliado para o marketing que
não pode faltar.
Ricardo Martins - CEO e principal estrategista da TRIWI ( linkedin.com/in/ricardopintomartins ). Ricardo é especialista em marketing digital, é graduado
em Marketing pela Escola Superior Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu
Master em Marketing pela ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória
na área, atuou em companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP
Investimentos, TOTVS e CNA Idiomas. Como consultor, atendeu organizações em
diversos segmentos, incluindo Lupo, BM&FBOVESPA e Multilaser.
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