São 130 serviços eletrônicos disponíveis para a população nos canais digitais; mais agilidade e comodidade, sem precisar sair de casa
Com a reclassificação de todo o Estado para a
Fase Vermelha do Plano São Paulo, a partir desta segunda-feira (12), as 82
unidades do Poupatempo continuarão fechadas para atendimentos presenciais,
sendo permitida apenas a entrega de documentos e situações de emergência, desde
que previamente analisadas e agendadas via Fale Conosco, disponível no portal www.poupatempo.sp.gov.br e
aplicativo Poupatempo Digital.
Pelos canais eletrônicos, o programa oferece
130 opções de serviços online, que podem ser feitos de forma prática e rápida,
sem sair de casa. Entre os mais solicitados, estão
renovação e segunda via de CNH, licenciamento e transferência de veículos,
consulta de IPVA, Carteira de Trabalho e seguro-desemprego, por exemplo.
Nos três primeiros meses deste
ano, foram realizados 5,7 milhões de atendimentos, dos quais 4,6 milhões
através dos serviços eletrônicos pelo portal e app do Poupatempo. Só em março,
foram 1,3 milhão de acessos remotos.
De acordo com Murilo Macedo, diretor da Prodesp –
empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo que administra o Poupatempo -, desde
o início da pandemia a administração estadual não mediu esforços para ampliar e
aprimorar os atendimentos online. “Hoje, a maioria dos órgãos que já estavam
disponíveis nos postos foram migrados para as plataformas digitais e novos
serviços foram acrescentados. Tudo para garantir o acesso e atender as
necessidades da população, com segurança e conforto, na tela do computador e do
celular”.
Entre os órgãos presentes nos canais digitais do Poupatempo, estão
as secretarias da Fazenda e Planejamento, Educação, Desenvolvimento
Econômico, Transportes Metropolitanos, Saúde, Detran.SP, Instituto de
Identificação (IIRGD), Procon, CDHU, Sabesp, Cetesb, Tribunal Regional
Eleitoral (TRE-SP), Procuradoria Geral do Estado (PGE-SP), Receita
Federal, além de algumas prefeituras.
Cartilhas digitais
Idealizadas para auxiliar e esclarecer as dúvidas mais
frequentes dos cidadãos, as cartilhas trazem informações sobre 20 diferentes
serviços oferecidos à população nos canais digitais do programa, incluindo a
renovação da habilitação.
O material está disponível para ser consultado e baixado no
site www.poupatempo.sp.gov.br. Quem acessar terá orientações e
o passo a passo sobre como baixar o app Poupatempo Digital, criar login nos
canais digitais do Poupatempo, ter acesso a documentos como carteira de
habilitação, atestado de antecedentes criminais, licenciamento, transferência
de veículos, carteira de trabalho, título de eleitor, IPVA, seguro-desemprego,
além de outros atendimentos relacionados à Secretaria Estadual da Educação,
nota fiscal paulista e Sabesp, por exemplo.
Tutoriais (vídeos)
O portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) disponibiliza vídeos sobre os atendimentos digitais mais procurados nos canais do programa. A série, com 16 tutoriais, está disponível também no Youtube, no www.youtube.com/poupatemposp.
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