Pesquisar no Blog

terça-feira, 6 de abril de 2021

De olho nas fezes para ter o intestino saudável

Equilíbrio entre atividades físicas e dieta são indicados para a saúde em todas as idades, principalmente na vida adulta¹


O intestino tem um papel fundamental para o bom funcionamento do organismo, já que é responsável pela absorção de água e nutrientes e a eliminação dos resíduos alimentares². Por isso, manter uma dieta equilibrada é fundamental para o bom funcionamento do intestino, entretanto, algumas doenças ainda ocorrem com mais frequência, entre elas a constipação idiopática crônica (CIC)³.

Diferente da prisão de ventre ocasional³, a constipação idiopática é uma condição crônica e de causas desconhecidas que faz o indivíduo evacuar com uma frequência menor que a usual³. Na maioria dos casos de CIC as fezes são duras, secas e a sua expulsão é dolorosa ou difícil ou, ainda, a evacuação é percebida como incompleta ou bloqueada³.

"O aumento da ingestão de líquidos e a adoção de uma alimentação rica em fibras estimula o peristaltismo intestinal, que é o movimento que o intestino realiza para cumprir a sua função de absorver os nutrientes e eliminar os resíduos alimentares do organismo, ajudando a melhorar ou evitar os sintomas da constipação idiopática crônica", esclarece Maria do Carmo Friche Passos, gastroenterologista e professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Diagnóstico

Além da avaliação clínica, geralmente feita por um gastroenterologista ou proctologista, se a pessoa apresentar, pelo menos, dois dos sintomas abaixo por um período de três meses ou mais, ela é uma forte candidata a estar com constipação idiopática crônica³.

• Menos de 3 evacuações espontâneas por semana;

• Pelo menos 25% das evacuações com esforço evacuatório;

• Pelo menos 25% das evacuações com fezes irregulares ou endurecidas;

• Pelo menos 25% das evacuações com sensação de obstrução ou bloqueio anorretais;

• Pelos menos 25% das evacuações com necessidade de manobras manuais para defecar.

De olho nas fezes

Outra forma que auxilia o diagnóstico da CIC é a análise das fezes³. Por isso, o médico costuma perguntar qual é o formato de fezes e com a ajuda da escala de Bristol3 (abaixo), ele avalia qual a forma e consistência das fezes. Em geral, o indivíduo portador de CIC apresenta os tipos 1 e/ou 2 da tabela abaixo na maioria das evacuações³.




Tratamento

 

A constipação idiopática crônica deve ser tratada com o objetivo de melhorar o ritmo evacuatório e a consistência das fezes, reduzir o esforço evacuatório e prevenir complicações futuras³. O tratamento inclui medidas não medicamentosas (tomar muito líquido, manter a dieta rica em fibras e praticar atividade física regularmente) e também o uso de medicamentos, que deverão ser tomados apenas sob prescrição médica³.

É importante destacar que não se deve tomar laxante por conta própria porque seu uso contínuo pode acostumar o intestino, fazendo com que seja necessária sempre uma dose maior para obter o mesmo efeito⁴.

O primeiro passo para cuidar da constipação idiopática crônica e melhorar a qualidade de vida é deixar o tabu de lado e conversar com o seu médico sobre o problema⁵.

 

 

Takeda Pharmaceutical Company Limited

http://www.takeda.com

 

 

Referências

1 Suares NC, Ford AC. Am J Gastroenterol. 2011;106:1582-91. doi: 10.1038/ajg.2011.164. Acesso em: 28/09/2020.

2 Intestino Saudável - Orientações e Receitas/[editores] Lucia Camara Castro Oliveira, Flávia de Alvarenga Netto. - Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2011. Prevenção e Cuidados. 2 Nutrição - Recomendações Dietéticas. CDD 616.35

3 M1. Lacy BE, Fermin M, Chang L, et al. Bowel Disorders. Gastroenterology. 2016; 150:1393-407.

4 Johanson JF, Kralstein J. Aliment Pharmacol Ther 2007;25:599-608

5 ACG Chronic Constipation Task Force. An evidence-based approach to the management of chronic constipation in North America. Am J Gastroenterol. 2005;100(S1):S1-S4.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados