Pesquisar no Blog

quinta-feira, 22 de abril de 2021

26 de abril é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, problema que, sem controle, aumenta risco de complicações em caso de infecção pelo coronavírus

Exposição nas linhas 4 e 5 de metrô chama atenção para a condição que atinge milhões de brasileiros e provoca doenças cardiovasculares; alerta é importante porque muitas pessoas deixaram de procurar assistência por receio de contraírem a covid-19


Com a intenção de informar sobre um dos fatores de risco mais importantes para as doenças cardiovasculares e para complicações associadas à infecção pelo coronavírus, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente, apoiam iniciativa da Associação Brasileira Superando o Lúpus, Doenças Reumáticas e Raras e recebem, durante abril, uma mostra sobre hipertensão.

Na exposição, o passageiro encontra depoimentos como o de Janete Gonçalves, que tem diagnóstico de hipertensão e doença reumática. Ela controla o problema com medicamentos, aliados a uma alimentação com ingestão reduzida de sal e massa e a uma rotina de exercícios físicos.

Em abril, o dia 26 é dedicado especialmente para o alerta sobre a hipertensão arterial. Segundo o Ministério da Saúde, 35% da população no país apresenta essa condição, que, se não controlada, pode levar a uma série de doenças, com sequelas para o organismo. Durante o mês, nos nichos de leitura das 27 estações de ambas as linhas estarão disponíveis para os usuários folhetos esclarecendo sobre hipertensão arterial e seus cuidados.

Medir a pressão regularmente é uma maneira de prevenir ou controlar o problema, pois seus sintomas são praticamente imperceptíveis. Além de depoimentos, a mostra conta com dicas e informações para evitar a hipertensão ou controlá-la. Este ano, por conta da pandemia da covid-19, as atenções se voltam para esse grupo de risco mais vulnerável. Vale ressaltar ainda que muitas pessoas, por receio de contaminação, deixaram de procurar assistência médica para a hipertensão, agravando alguns casos.

"Com ações como essa, a ViaQuatro e a ViaMobilidade reafirmam seu compromisso de oferecer aos passageiros mais do que um transporte seguro e confortável. Temos também a preocupação de veicular informações confiáveis que promovam a saúde e o bem-estar da população", diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias.

Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde para evitar aglomerações e levar informação para quem pode ficar em casa, a exposição também será divulgada nas páginas oficiais das concessionárias no Facebook e Instagram, @ViaQuatroSP e @ViaMobilidadeSP.



Exposição sobre prevenção da hipertensão arterial

De 1 a 30 de abril na Estação Oscar Freire (Linha 4-Amarela) e Estação Eucaliptos

(Linha 5-Lilás)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados