Pesquisar no Blog

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Pesquisa: Meditação está associada à proteção da saúde do coração

 Um dos muitos benefícios da prática é a redução do estresse e ansiedade, grandes vilões da saúde cardiovascular


A meditação, prática que promove bem-estar, felicidade, autoconhecimento é até uma boa noite de sono, também é promissora quando o assunto é saúde cardiovascular. Um recente estudo realizado por estudiosos da Universidade de Baylor, nos Estados Unidos, e publicado na renomada revista científica American Journal of Cardiology,  revelou que a meditação está associada a um risco 35% menor para colesterol alto, 14% menor para pressão alta, 30% menor para diabetes, 24% menor para derrame e 49% menor para doença arterial coronariana.

Ao analisar a pesquisa, Elcio Pires Junior, cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, conta que os benefícios da meditação na saúde cardiovascular acontecem devido à redução do estresse. “A meditação afasta a depressão, a ansiedade, o estresse e a insônia, fatores que são extremamente prejudiciais à saúde cardiovascular”, conta o médico.



Como o estresse afeta o coração?

Sentimentos como ansiedade, insegurança, excesso de trabalho, problemas pessoais, preocupações diárias e frustrações e outras sensações causadas pelo estresse, desencadeiam uma alta liberação de hormônios, que são perigosos à saúde cardiovascular, como a adrenalina e o cortisol.
 


“Esse conjunto de efeitos sobrecarregam o coração e podem causar danos ao miocárdio, já que o aumento das batidas do coração e a elevação da pressão são alguns dos principais fatores para ataques cardíacos, agravamento de arritmias e infartos fulminantes”, alerta o especialista.



Cuidando do coração

Se o estresse e a ansiedade são frequentes em seu dia a dia, o indicado é buscar ajuda profissional. Cuidar da saúde mental e física é a única maneira para ter uma boa qualidade de vida e alcançar o bem-estar.

“Os exercícios físicos são recomendados tanto para a saúde física, como para a saúde mental, pois, além de ajudar a reduzir o estresse, as endorfinas liberadas durante as atividades físicas promovem a felicidade, conforto, melhoram o humor e ainda são extremamente benéficas ao organismo, afastando o sedentarismo e o excesso de peso. Todos esses benefícios ajudam a proteger o coração e afastam as chances de complicações cardiovasculares. Pratique atividade física!”, finaliza o especialista.





Elcio Pires Junior - coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro - Rede D'or - Osasco, e coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital Bom Clima de Guarulhos, cirurgião cardiovascular pela equipe do Dr. André Franchini no Hospital Madre Theodora de Campinas. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialista em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
 

facebook.com/Dr-Elcio-Pires-Junior-Cirurgião-cardíaco | linkedin.com/in/elciopiresjunior | www.instagram.com/drelciopiresjr 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados