Quer começar a vender no seu bairro? Então confira essas dicas
Na próxima quinta-feira (20)
comemora-se o Dia do Vizinho. A data foi escolhida em homenagem à Cora
Coralina, que escreveu diversas poesias, cujo tema central era a vizinhança. A
celebração é um ótimo momento para falar sobre o comércio de bairro, que vem ganhando
força por conta da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus,
que já atinge 12,8 milhões de pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE).
Mas quando falamos no comércio de
bairro, queremos ir além e destacar os pequenos empreendedores que, muitas
vezes, estão ao nosso lado e nem imaginamos quais tipos de produtos vendem ou
serviços que prestam. Portanto, para ajudar quem está começando e gostaria de
vender na vizinhança, listamos cinco dicas para bombar o seu negócio:
Vá além das redes sociais
Na maioria das vezes, o pequeno empreendedor não tem verba
para investir na divulgação de seus produtos e serviços, ficando preso às redes
sociais, como WhatsApp e Facebook. Esses canais podem até ajudar, mas as vendas
ficam restritas à rede de contatos. Uma boa opção para atingir novos clientes
no bairro, evitando, inclusive, custos com deslocamento, é se cadastrar na
plataforma MeuVizinho.me,
que mostra o seu serviço para pessoas que estão em um raio de até 12
quilômetros da sua casa, de maneira totalmente gratuita.
Bom atendimento
Além de conquistar novos clientes, é
importante fidelizá-los e garantir que eles sempre voltem a comprar. Para isso,
um dos diferenciais deve ser o atendimento: algo mais humanizado e mais próximo
do consumidor. Tratá-los pelo nome, oferecer descontos e até presenteá-los com
brindes farão toda a diferença no relacionamento e eles se sentirão especiais.
Seja presente e disponível
Outra maneira de conquistar clientes na vizinhança é
oferecer horários alternativos de atendimento, inclusive aos finais de semana e
feriados. Obviamente, isso demandará mais organização e horas de trabalho, mas,
para quem está começando, dispor desse diferencial pode fidelizar clientes e
trazer recompensas vantajosas em um curto período de tempo.
Compre de fornecedores locais
Se você quer vender no seu bairro, nada mais justo do que
consumir no mesmo local, não é mesmo? Além disso, é possível reduzir o custo,
comprando de pequenos fornecedores. Por exemplo, se vai vender bolos, que tal
negociar com um mercadinho local a compra de todos os ingredientes e receber um
desconto mensal? Além de economizar, pode ser que você conquiste um novo
cliente e que, mais para a frente, poderá até promover o seu negócio.
Ofereça vantagens para os
clientes
Por fim, e não menos importante, se
você quer concentrar as suas vendas dentro da vizinhança, pense em vantagens
exclusivas a esse cliente. Pode ser por meio de descontos ou um cartão
fidelidade, por exemplo. São muitas ideias que podem ser colocadas em prática,
dependendo do tipo de negócio, e que darão ao consumidor local a sensação de
ser especial, o que, sem dúvidas, irá fidelizá-lo.
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