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segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Feito no Brasil, criado por brasileiros: Novo selo sinaliza a presença de jogos nacionais nas lojas para alavancar mercado interno



A cada ano, os jogos desenvolvidos por brasileiros conquistam mais espaço e notoriedade, não só em nosso país como também no mundo. Segundo dados da Global Games Market Report 2017 da empresa Newzoo, – responsável por promover pesquisas sobre a indústria de jogos – o Brasil ocupa o 13° lugar no ranking de países que mais produziram receita no setor.

Mesmo com este positivo contexto, ainda é difícil encontrar produções nacionais nas lojas em meio a tantas outras opções de jogos internacionais. Para sinalizar a presença de jogos originalmente produzidos por brasileiros, criadores tupiniquins desenvolveram uma ideia inovadora, que não só irá concentrar os seus esforços na resolução deste problema como também fará uso da identificação cultural como uma propulsora para alavancar as vendas destes jogos.

É nesse cenário que surgiu o selo “Feito no Brasil, criado por brasileiros”, iniciativa do game designer e CEO da editora especializada em jogos de tabuleiro e cartas, Geeks N' Orcs, Renato Simões. A ideia é facilitar o encontro entre o público brasileiro e a arte produzida em nosso próprio país. Inicialmente, isso será feito por meio da implementação do selo nos produtos de sua empresa. “Queremos facilitar a identificação de jogos produzidos no Brasil, para ajudar as pessoas a encontrá-los nas prateleiras, e ainda proporcionar as mesmas que conheçam e experimentem novas produções nacionais”, explica.

O selo será aplicado em jogos 100% nacionais, ou seja, pensados, ilustrados e produzidos no Brasil - o que, atualmente, representa 75% do catálogo da Geeks N’ Orcs. “Percebemos a necessidade de criação deste selo depois de visitarmos várias lojas e termos uma grande dificuldade em encontrar jogos que são originalmente criados por brasileiros. Se até nós, que estudamos e vivemos este mercado tão de perto, compartilhamos dessa dificuldade, imagina as outras pessoas?”, comenta Renato.

Renato avalia que, no momento em que nos deparamos com algum produto artístico sinalizado como um trabalho de origem brasileira, a receptividade quanto a este tipo de obra se torna bem maior. “As pessoas se identificam com os nossos jogos, pois sentem orgulho dessa brasilidade”, diz. 
De acordo com o game designer, “o Brasil, hoje, não deve para nenhum outro país do mundo no quesito qualidade de seus jogos, mas ainda precisa ganhar espaço no mercado internacional”. 

O objetivo é promover parcerias com outros produtores brasileiros para a utilização do selo. “2020 deve ser um ano de consolidação do crescimento deste setor. Além disso, prevemos uma expansão um pouco mais moderada que 2019, por isso, queremos impactar as pessoas e permitir que um maior espaço nas prateleiras seja destinado aos jogos ‘canarinhos’”, explica. 


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