Pesquisar no Blog

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Especialistas em envelhecimento dão dicas para idosos curtirem o carnaval


Período tem grande potencial para promover o lazer e a sociabilidade, mas é importante zelar pela saúde, acessibilidade e segurança da população 60+ 


O carnaval está chegando e, nessa época, cada um tem seu estilo para curtir a folia. Em São Paulo, os blocos voltados para pessoas com mais de 60 anos são uma das novidades. Segundo a Prefeitura de São Paulo, ao todo, a cidade terá 678 desfiles durante a celebração do Carnaval de Rua, que acontece entre os dias 15 de fevereiro (pré-carnaval) e 1° de março (pós-carnaval).

 
Saúde, acessibilidade e segurança

Para aproveitar sem preocupações, a segurança é a palavra de ordem. Sair acompanhado é sempre bem-vindo, além de deixar a folia mais divertida. A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia sugere alguns cuidados. “Eles servem para todos, mas alguns são especialmente importantes para a população idosa”, diz a médica geriatra e presidente da regional Alagoas da SBGG, Helen Guimarães.

1.   Alimentação e hidratação: prefira alimentos leves e coma em horários regulares. Manter a hidratação adequada reduz os riscos de queda da pressão arterial e tontura.

2.   Evite quedas: atenção aos obstáculos e aglomerados que possam dificultar o equilíbrio. Tente identificar o banheiro mais próximo com acesso adequado.

3.   Mais mobilidade: em alguns casos, uma cadeira de rodas pode dar maior mobilidade a idosos que desejam percorrer grandes distâncias e têm alguma limitação de marcha.

4.   Roupas e calçados: opte por roupas confortáveis e de tamanho adequado, calçados com solado de borracha e antiderrapante. Use protetor solar, não esqueça os óculos e proteja-se com chapéus ou bonés.

5.   Medicações: pessoas que fazem uso de medicações regulares devem tomá-las no horário e carregar as necessárias, junto de uma cópia da receita médica.

6.   Carteira de vacinação: o médico geriatra orienta as vacinas que podem ou não ser tomadas dependendo da idade e condição de saúde de cada um. A carteira de vacinação deve estar sempre atualizada.

7.   Cuidado com aglomerações: doenças respiratórias podem ocorrer nessa época e é preciso manter as mãos sempre limpas e evitar contato com pessoas doentes.

8.   Leve uma bolsa pequena e confortável: carregue itens essenciais, como o documento de identificação, protetor solar e água. Não esqueça de levar o telefone de um apoio e o cartão do plano de saúde.

9.   Evite bebidas alcoólicas: elas podem prejudicar o equilíbrio.

10.          Use preservativo: a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e HIV vale para todas as idades. Devido ao tabu relacionado ao sexo entre idosos, há aumento dos casos de AIDS nessa população em algumas regiões do País.


Envelhecimento ativo
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2025, o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. Um dos pilares do envelhecimento ativo, a participação social, será um dos temas da EXPO60 CBGG, feira de longevidade que acontece de 2 a 4 de abril, em São Paulo.
“O objetivo do evento é dar visibilidade, fortalecer iniciativas e serviços que promovam novas ideias e diretivas voltadas ao envelhecimento e velhice ativos, a fim de contribuir com a independência e autonomia das pessoas ao longo da vida”, diz Ana Paula Maeda, da curadoria da EXPO60.
A feira tem entrada gratuita e é aberta a profissionais, empresas e serviços que atuam com envelhecimento e, claro, pessoas que envelhecem e demais interessados no tema. Serão realizadas palestras, bate-papos, apresentações de produtos e serviços, mostras artísticas e shows, com base em quatro pilares do envelhecimento ativo: Saúde, Aprendizagem, Participação e Segurança, mais a Inovação.
As inscrições podem ser realizadas no site: www.expo60sbgg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados