Pesquisar no Blog

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Ainda é hora de planejar 2020


O carnaval passou, o ano finalmente começou e ainda dá tempo de desenhar como será a sua atuação este ano. O planejamento estratégico funciona como uma espécie de bússola para que toda a equipe siga em uma direção única, em busca do objetivo proposto pela empresa.

E como fazer este planejamento?

Todo planejamento começa por um bom diagnóstico. Assim como um médico que avalia seu paciente para prescrever o tratamento mais adequado, o plano estratégico de uma empresa deve ser criado de acordo com seu estado geral, levando em conta seu histórico e visão para o futuro.

Existem diversas ferramentas que podem ser usadas para o Diagnóstico. Alguns bons exemplos detalhados didaticamente no Guia da Gestão são: o Canvas, para análise do modelo de negócio, e a análise SWOT, que demonstra os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da empresa. 

Com o Diagnóstico de sua empresa em mãos, é preciso definir quais os objetivos da empresa a curto, médio e longo prazos. Onde a empresa quer chegar? Como estarão suas vendas? Qual será seu principal produto? Quem será seu público? Como será seu posicionamento no mercado?

A partir da definição dos objetivos estratégicos, consegue-se definir os objetivos táticos – que direcionarão a atuação da empresa em prazo menor – e então, estabelecer as metas. Metas devem ser realizadas em, no máximo, um ano e mensuráveis, para que o acompanhamento seja efetivo. O Guia da Gestão disponibiliza um infográfico que detalha o método SMART para orientar a criação de metas.

Com as metas do próximo período definidas, é chegada a hora de analisar os recursos necessários para executá-las. Recursos contemplam profissionais, parcerias, infraestrutura, finanças, ou seja, vamos definir todos os investimentos da empresa e, assim, fechar o orçamento para o próximo período.

A maioria das pequenas e médias empresas do Brasil não realiza o planejamento estratégico ou, se o fazem, não realiza todas as etapas e nem acompanha sua execução.

Montar um painel de monitoramento de todas as ações previstas no Planejamento é tão importante quanto as demais etapas realizadas. Nele, cada ação deve ter um responsável, prazo de execução e status. E, periodicamente, o responsável deve prestar contas da execução de suas atividades e resultados.

O planejamento estratégico pode ser realizado a qualquer momento, no entanto, ele se mostra mais efetivo para iniciativas de curto e médio prazos. Em um cenário de economia estável, o planejamento pode ser realizado anualmente e revisto semestralmente, para que ajustes sejam efetuados.

Se você precisa de um norte para desenvolver seu planejamento estratégico, o Guia da Gestão traz o melhor da gestão empresarial para você transformar a estratégia de sua empresa e conquistar ótimos resultados!




Fernanda Rosino - consultora de marketing e estratégia empresarial, especialista em startups, pequenas e médias empresas. Graduada em Comunicação Social pela ESPM e pós-graduada em Administração pela EAESP – Fundação Getúlio Vargas. Atuou, por mais de 10 anos, em grandes empresas - instituições financeiras e telecomunicações -sempre nas áreas de Marketing e Estratégia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados