Cada vez mais preocupado com alimentação, consumidor corta também
gordura, sódio e açúcar
Preocupados com a saúde, os brasileiros têm mudado
alguns hábitos alimentares, principalmente diminuindo a quantidade de carne
vermelha, gordura, açúcar e sódio na dieta. De acordo com o levantamento “Who
Cares, Who Does”, feito pela Kantar,
líder global em dados, insights e consultoria, 48,5% dos consumidores
brasileiros afirmam ter reduzido o consumo de gordura, 48% cortaram certa
quantidade de sódio na alimentação e 47% eliminaram o açúcar do dia a dia.
Adoçantes, glúten, lactose e alimentos processados também passaram a ter a
quantidade controlada à mesa.
No mesmo período, a carne vermelha também teve seu
espaço reduzido no estômago do consumidor e não só por conta do impacto
socioambiental, mas também como forma de equilibrar o orçamento doméstico, de
acordo com 25% dos que participaram da pesquisa. Ainda entre os brasileiros,
31,5% declaram ter reduzido a carne por indicação médica e 16% pelo bem-estar
dos animais. Ao total, 22% diminuíram o consumo desse tipo específico de
proteína e apenas 8% aumentaram.
Enquanto algumas categorias de produtos são
cortadas, outras ganham espaço, como é o caso de produtos orgânicos. Na hora de
ir às compras, 69% das pessoas priorizam levar para casa alimentos naturais e
45,5% optam por orgânicos. “Apesar de os brasileiros buscarem mais
saudabilidade, o custo um pouco mais elevado de produtos naturais e orgânicos
ainda é a principal barreira para quem não os consome com tanta frequência”,
analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar.
Para escolher os produtos ideais, os brasileiros
estão mais atentos aos rótulos. Entre os que checam as embalagens, 44% ficam de
olho na taxa de açúcar, 40% na quantidade de gordura, 38% na presença de sódio,
37% nas calorias e 33% nos conservantes.
Kantar
Nenhum comentário:
Postar um comentário