Crianças se sentem mais seguras para
desenvolver as atividades propostas em sala de aula quanto têm amigos no
colégio
Pesquisas
recentes comprovaram que as relações sociais que as crianças mantêm dentro da
sala de aula ou na escola impactam na sua capacidade de aprender. Quando têm um
amigo no colégio, os alunos passam a se sentir mais seguros. O cérebro daqueles
que têm o ambiente de sala de aula ou da escola como socialmente seguro e
confortável apresenta diferenças visíveis que favorecem o aprendizado.
“Ao
sentirem que têm alguém com quem podem contar durante as aulas e além da
escola, as crianças ficam mais seguras ao realizarem as tarefas em sala, pois
recebem o apoio uns dos outros em tarefas, trabalhos escolares, estudos e
provas”, explica o gerente do Colégio Marista Champagnat, de Ribeirão Preto
(SP), Everton de Souza.
Diante
disso, certamente, os pais devem incentivar que seu filho desenvolva círculos
de amizade saudáveis na escola. Afinal, conviver com pessoas fora de seu
círculo familiar possibilita o contato com opiniões diversas e ajuda a
desenvolver novas habilidades e competências.
Ao
cultivar amizades, as crianças enriquecem suas habilidades sociais, em especial
a gentileza e a empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro). Essas
competências ajudam a criança a se manter saudável emocionalmente desde os
primeiros anos de vida.
Aprender
a lidar com as diferenças por meio dos vínculos de amizade também traz um ganho
enorme para a criança. E esse ensinamento, certamente, será levado para a idade
adulta. Além disso, os laços familiares são reforçados quando uma criança
aprende a fazer e manter amigos. É uma forma de aprender o sentido da
cooperação, do respeito, da solidariedade e da divisão.
Aqui
vale aquela máxima: “quem tem um amigo tem tudo!”. E como diria Milton
Nascimento - amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito. Então,
que tal aproveitar a volta às aulas e fazer novos amigos?
Rede
Marista de Colégios (RMC)
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