Projeto Perspectivação, do ISAE Escola de
Negócios, tira acadêmicos da sala de aula para atividades que fogem da rotina
do trabalho, como rafting, balonismo e stand-up paddle
Não é só na sala de aula, nos
livros e nas pesquisas que se formam os bons profissionais. Outras experiências
completamente fora da rotina, como rafting, balonismo, poker nos negócios,
stand-up paddle e cozinha (sabor da experimentação), podem fazer com que os
estudantes desenvolvam capacidades, como a habilidade de trabalhar em equipe, e
comportamentos esperados pelo mercado de trabalho, como proatividade,
criatividade e improvisação, além de passarem a se conhecer melhor em
diferentes circunstâncias.
Este é o propósito do
Programa Perspectivação, desenvolvido de forma exclusiva pelo ISAE Escola
de Negócios e oferecidos aos colaboradores, professores, alunos de graduação,
pós-graduação, mestrado e cursos de média duração. Além disso, as experiências
são abertas ao público externo, que pode se inscrever pagando uma taxa de
especial. As diferentes experiências às quais os estudantes são imersos levam a
facilitar a assimilação de conceitos e conteúdos disseminados em sala de aula.
Em 2018, a iniciativa contou com 1.994 participações de estudantes dos cursos
da instituição de ensino.
“O Perspectivação é um
sistema de aprendizagem híbrido que tem como objetivo ampliar as competências
desenvolvidas em programas educacionais do ISAE Escola de Negócios. Ele está
fundamentado em princípios de aprendizagem, como educação de adultos, modelos
teórico-práticos, teorias de aprendizagens e religação de saberes. As
atividades promovem o desenvolvimento pessoal e profissional por meio da
interrelação das competências desenvolvidas durante o programa”, explica o
idealizador do Programa e presidente do ISAE, Dr. Norman de Paula Arruda Filho.
Para 2019, estão agendados
diversos desafios experienciais, que consistem em atividades completamente fora
da lógica do dia a dia, como são os casos da prática de balonismo e rafting. Por meio da interrelação das competências desenvolvidas
e levando em consideração as experiências e convicções de cada participante, as
atividades têm o intuito de auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional
de forma mais lúdica.
Mesmo com
diferenças entre si, elas trazem uma visão sistêmica dos processos corporativos
e do mercado de trabalho, valorizando a formação holística que um líder
globalmente responsável deve ter. “Os alunos apenas se
inscrevem por e-mail ou pessoalmente e estão autorizados a participar. Não há
qualquer relação com notas, pois nossa preocupação é o aprendizado”, explica
Norman. “Ressalto a oportunidade de network em cada atividade, pois são
misturados alunos de todos os cursos e temas, o que torna a experiência ainda
mais enriquecedora”, destaca.
Para Jhonny Calixto, aluno de
MBA em Gestão Comercial do ISAE Escola de Negócios, a experiência é
surpreendente e traz diversos ensinamentos práticos. No ano passado, ele
participou do desafio experiencial de rafting. “Foi incrível participar
dessa atividade, pois saímos da rotina em um ambiente descontraído e tivemos a
oportunidade de network com excelentes pessoas, bem como o aprendizado sobre
trabalho em equipe, liderança e persuasão no comando do bote, situações de
pressão e tomadas de decisão”, comenta.
O
profissional do futuro
Um relatório elaborado pelo
Fórum Econômico Mundial, chamado de O Futuro do Trabalho (em tradução
literal), relaciona algumas habilidades que serão valorizadas em prol da
empregabilidade. Entre elas, destacam-se as chamadas atividades sociais, como
Inteligência Emocional, a coordenação com outras pessoas, capacidade de
negociar e convencer, entre outras. Além disso, outros aspectos considerados
básicos pela publicação tendem a ser destacados e dar espaço no mercado: o
senso crítico, a criatividade, a capacidade de solucionar problemas complexos e
o julgamento para tomar decisões.
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