Pesquisar no Blog

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Alto nível de açúcar no sangue aumenta o risco de doenças cardiovasculares


Diabetes contribui para a formação de placas de gordura nas artérias


Segundo um ranking divulgado pelo International Diabetes Federation (IDF), o Brasil ocupa a 4ª posição dos países com maior número de diabéticos do mundo. São cerca de 12,5 milhões de brasileiros convivendo com a doença de acordo com os dados do Ministério da Saúde, configurando o diabetes como epidemia. A alteração no nível de açúcar no sangue, além de gerar outras complicações, pode elevar o risco de pacientes desenvolverem doenças cardiovasculares.

"Quando a quantidade de açúcar no sangue ultrapassa o nível permitido, algumas células passam por um processo inflamatório e esse quadro favorece o surgimento de placas de gordura nas artérias que podem afetar o fluxo sanguíneo e causar infarto", explica Marcelo Sampaio, cardiologista e coordenador do Pronto Atendimento do BP Mirante, hospital premium da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Um dos efeitos do diabetes é a diminuição da capacidade do organismo produzir insulina, o hormônio que controla a glicose (açúcar) no corpo e que ajuda na dilatação das artérias. "Se não há produção de insulina a elasticidade das artérias fica comprometida e aumenta a pressão nos vasos, intensificando o risco de desenvolver doenças cardiovasculares", completa o cardiologista. 


Mais saúde, menos doença

Tanto o diabetes como as doenças cardiovasculares muitas vezes podem ser evitadas por meio de medidas simples que garantem um estilo de vida mais saudável. Evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas regularmente e ter acompanhamento médico ajudam na prevenção e no controle dessas doenças.

Marcelo Sampaio é um dos cardiologistas da BP que participarão do ESC Congress 2019, um dos maiores congressos de Cardiologia do mundo. Acompanhe as novidades pela plataforma Crescer Juntos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados