Pesquisar no Blog

terça-feira, 12 de março de 2019

O que você já fez pelas suas metas de 2019?


Pequenas ações na direção certa são o primeiro passo para atingir os objetivos


Traçar novos objetivos para o ano que está começando é tradição, mas concretizá-los exige esforço e perseverança. O primeiro passo? Começar por pequenas ações no cotidiano para ativar o cérebro em direção à conquista dos planos listados.  

“Estes atos podem ser simples. Se a pessoa deseja emagrecer dez quilos, a ação inicial pode ser levantar e começar uma atividade física, como uma caminhada de 20 minutos, ou, na hora do almoço, olhar para o prato e tirar uma parte da porção de arroz”, exemplifica Emerson Vamondes, coach e presidente do Instituto Evoc (Evolução Comportamental).

Segundo o profissional, o único obstáculo que impede o cumprimento de metas é a própria pessoa. “Não adianta ficar falando que o mundo está impedindo a tomada de ações, é preciso se responsabilizar e perceber que agir depende apenas de si. É necessário acabar com a procrastinação e autossabotagem”, explica. “Achar que os outros podem fazer algo pelos seus objetivos apenas posterga sua realização”, completa.

Uma vez que o primeiro passo foi dado, o cérebro estará engatilhado para alcançar determinado propósito. “Conforme a pessoa caminha na direção correta, o objetivo se torna mais nítido e atraente, e fica difícil perder o foco”, afirma Vamondes. Contudo, se mesmo tomando a iniciativa não há entusiasmo com a meta, é preciso reavaliá-la. ‘O que eu realmente desejo?’ e ‘para que eu quero aquela coisa?’ são algumas perguntas que podem ser feitas.

Ao estabelecer metas, é fundamental avaliar se elas são possíveis, pois, caso não sejam, apenas trará frustração.  Assim, é primordial saber se o prazo é atingível e se a ação não irá gerar efeito contrário à própria pessoa ou afetar quem está próximo dela. Além disso, é essencial verificar se os recursos disponíveis são suficientes. “Não apenas recursos financeiros, mas também as habilidades requeridas para executar as ações pretendidas”, assinala o coach.

Quem traçou algumas metas para 2019 e ainda não começou a se mexer, não tem problema, ainda está em tempo.





Emerson Vamondes - Após atuar por 16 anos como engenheiro elétrico em grandes empresas do País, Emerson Vamondes decidiu se dedicar integralmente ao coaching pessoal e empresarial. É presidente do Instituto Evoc (Evolução Comportamental), onde desenvolve cursos voltados para coaching e PNL (Programação Neurolinguística). Em 2014, o profissional idealizou a Academia da Liderança, cujo objetivo é a formação de líderes por meio do desenvolvimento de capacidades comportamentais. Dois anos mais tarde, criou o Instituto Evoc, que busca a evolução comportamental em sua essência. Mais informações em: www.institutoevoc.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados