Pesquisar no Blog

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

VARIZES PIORAM COM ALTAS TEMPERATURAS NO VERÃO


Médica vascular explica como elas surgem e como amenizar os sintomas nessa época


Nos dias em que a temperatura está lá nas alturas, como agora, durante o verão, as nossas veias se dilatam por conta do calor e é por isso que quem tem varizes costuma sentir mais dor, cansaço, cãibras nas pernas e inchaço. Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), há um aumento de 20 a 30% no número de queixas por esse tipo de problema nas pernas.

As varizes são veias dilatadas e/ou tortuosas, e que perdem sua capacidade de desempenhar de forma eficaz sua função de retornar o sangue para o coração. Esta condição, além de causar inchaço, dores e cãibras nas pernas, pode gerar inflamações, coágulos e até feridas nas pernas. Não podemos esquecer também do incômodo estético, claro.

“A genética é o maior fator de risco para as varizes, mas excesso de peso, gestação e o uso de anticoncepcionais também podem contribuir para o surgimento delas. Se você se assustou com a questão da gravidez e dos medicamentos contraceptivos, deve saber que as mulheres têm sim mais riscos de desenvolver varizes que os homens. O estrogênio, um hormônio feminino, favorece o relaxamento das veias, agravando o quadro e dificultando o retorno do sangue ao coração”, explica a Dra. Fátima El Hajj, cirurgiã vascular.


Hábitos para amenizar os sintomas das varizes no verão

- Evite a exposição solar entre as dez da manhã e as cinco da tarde.

- Ingerir de 2 a 3 litros de água por dia

- Sempre que for ficar ao sol, em qualquer horário, não se esqueça de passar protetor solar, sobretudo nas pernas.

- Nessa época, é indicado evitar o contato com qualquer fonte de calor, como a cera quente para depilação.

- Caminhe! Caminhar é ótimo para a circulação.

- Em viagens de carro, faça paradas para alongar as pernas, caminhar e se hidratar. Em aviões, caminhe pelo corredor.

- Evite roupas e sapatos apertados.

- E o mais importante, converse com um médico vascular para uma avaliação individualizada







FATIMA EL HAJJ – CIRURGIÃ VASCULAR - CREMESP 145914 / RQE 73016 Cirurgia Geral / RQE 73017 Cirurgia Vascular,  Graduação em Medicina pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP (2010) - Residência Medica certificada pelo MEC em Cirurgia Geral pelo Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo -HSPM (2012) - Residência Medica certificada pelo MEC em Cirurgia Vascular pelo Hospital do Servidor do Estado de São Paulo - IAMSPE (2016) - Medica Cirurgia geral do Pronto Socorro do Hospital Municipal Cidade Tiradentes - Santa Marcelina (desde 2011) - Medica assistente do Pronto Socorro e membro do corpo clínico do Hospital São Luiz do Anália Franco - Rede D'or (desde 2012) - Medica do corpo clinico e chefe de equipe cirurgica com atuação no Hospital Aviccena (desde 2016) - Cirurgia Vascular em Clinica AnaliaMed Saúde e Bem Estar (desde 2017) - Diretora executiva e técnica do Centro Diagnostico AnaliaMed (2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados