Pesquisar no Blog

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Hormônio do exercício pode prevenir amnésia do Alzheimer


Pesquisa foi divulgada em revista especializada e foi conduzida por cientistas brasileiros e norte-americanos


No dia 07 de janeiro, a revista especializada Nature Medicine divulgou um estudo conduzido por cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de Columbia, dos EUA, que constatou que o hormônio irisina, produzido em grandes quantidades durante a prática de atividade física, é capaz de prevenir a perda de memória relacionada ao mal de Alzheimer.

A descoberta causou alvoroço na comunidade científica por ser uma esperança para pacientes com a doença degenerativa. A médica endocrinologista e metabologista Dra. Tassiane Alvarenga conta que a irisina foi descoberta por cientistas da Universidade de Harvard, nos EUA, há sete anos. “Esse hormônio é secretado pelos músculos e vai para a gordura branca, onde estimula a produção de outra enzima que ajuda o metabolismo a queimar o tecido adiposo ao invés de estoca-lo, aumentando a termogênese.”

Outras características benéficas da irisina é que seu uso favorece a tolerância do organismo a glicose e promove o emagrecimento rápido e saudável. No estudo divulgado pela Nature Medicine, provou-se que a irisina e sua proteína precursora, a FNDC5, foram capazes de reduzir o déficit de memória e aprendizagem em roedores com Alzheimer, demonstrando maior versatilidade do hormônio. 

Apesar de ainda demandar estudos mais aprofundados sobre seu papel na saúde cerebral, Dra. Tassiane destaca que a prática de atividade física, que gera o hormônio, melhora não apenas a saúde física, com aprimoramento de capacidades como a flexibilidade, o fôlego, a propriocepção e outras, mas também a saúde mental. “Os exercícios liberam enzimas que trazem bem-estar, aumentam a cognição, a memória, a autoestima etc. A pessoa só tem a ganhar ao se exercitar com regularidade”, destaca a médica.




Dra. Tassiane Alvarenga - Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU; Residência Médica em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; Residência Médica em Endocrinologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FM USP); Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia- SBEM; Membro da Endocrine Society, SBEM e ABESO; Faz parte do Corpo Clínico  da Santa Casa de Misericórdia de Passos. Sobrepeso e Obesidade. Compulsão Alimentar e Ansiedade; Obesidade Infantil; Diabetes Mellitus e Pré Diabetes: Controle da glicemia e prevenção de complicações como Retinopatia , Neuropatia , Nefropatia , Infarto do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC); Dislipidemias ( Colesterol); Doenças da tireoide ( Hipo e Hipertireoidismo, Nódulos na Tireóide); Osteopenia e Osteoporose; Seguimento pré e pós operatórios de cirurgia bariátrica; Check-up e Avaliação de rotina; Baixa Estatura; Distúrbios da Menstruação, Distúrbios da Puberdade, Crescimento e Desenvolvimento sexual; Síndrome dos Ovários Policísticos; Reposição hormonal na Menopausa e Andropausa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados