A
comunicadora Helda Elaina,
palestrante e autora do livro “Ser Humano 10D”, fala sobre a importância da
empatia nas relações pessoais e profissionais na era digital
As
relações de convivência social e de trabalho são enormemente afetadas pelo
crescente uso da internet e das mídias sociais. As novas gerações tendem a
gostar mais de ficar em frente às telas do que manter encontros presenciais.
Mas será que isto dá certo?
Este
comportamento está levando muita gente a não desenvolver ou até perder
habilidades de comunicação, liderança e relacionamento. Por esta razão, a
empatia é um assunto que está em alta e que ainda vai ser muito discutido em
2019.
A empatia
é a capacidade que temos de nos identificar intelectual ou afetivamente com
outras pessoas, colocando-nos no lugar delas, para desenvolver um
relacionamento produtivo e saudável.
Ciente da
importância da empatia para os resultados da vida pessoal e profissional, a
comunicadora, escritora e palestrante Helda Elaine dedicou ao tema um capítulo inteiro
de seu livro “O Ser Humano 10 D”, lançado em 2018 e que está próximo de se
tornar bestseller.
No
capítulo, Helda Elaine conta a história de empatia que levou seus pais a
construírem um casamento de sucesso e uma família unida. Desde pequena, ela
aprendeu que existem comportamentos e atitudes que nos tornam pessoas mais
empáticas com parentes, amigos e colegas de profissão.
“Empatia
é uma habilidade que podemos praticar, treinar e desenvolver. Ser empático é
saber ouvir, observar e entender a forma como o outro vê e percebe o mundo. É
entender a dor do outro e evitar preconceitos e julgamentos, pois todo mundo
tem seus pontos fortes, que devem ser valorizados”, afirma Helda Elaine.
“Devemos
aceitar a pessoa pelo que ela é, com toda a carga de fatos, sentimentos e
emoções que compõem a sua história, e não pelo que gostaríamos que ela fosse”,
acrescenta.
Empatia
com clientes
Com as
mudanças das regras de mercado e o aumento da concorrência, as empresas prezam
hoje por excelência no relacionamento com o cliente, a fim de proporcionar algo
a mais como diferencial. Neste sentido, a empatia é essencial para atender e
fidelizar.
“Não basta ter o foco no cliente, mas fazer algo a mais por ele, ter o foco do cliente. Ou seja, saber se colocar no lugar dele, buscar ver com os olhos do cliente, na perspectiva dele e da maneira dele. Pensar e sentir como ele, para melhor atendê-lo", ensina Helda.
A escritora
acredita que a popularização do conceito de empatia fez com que todos
repensassem a máxima “atender o cliente como você gostaria de ser atendido”,
passando para a frase “atender o cliente como ele quer ser atendido”. “Empatia
é tratar o outro como ele quer ser tratado, portanto, é preciso se interessar
pelo outro, querer conhecê-lo bem”, explica a palestrante.
A empatia é o
“algo a mais” que as pessoas têm e podem usar para construir uma nova realidade
para si, promovendo a integração com outras pessoas e de equipes inteiras
dentro das empresas.
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