Ter cuidado com o que publica nas redes
sociais e sempre respeitar as pessoas ao seu redor é importantíssimo para o
seu Networking
A pouco tempo
atrás as pessoas se comunicavam através de cartas e a Internet mudou isso. Hoje
a mensagem pode ser enviada por e-mail, mensagem de texto (SMS) ou por
aplicativos como Telegram e WhatsApp. Com a avanço da tecnologia e diversas
inovações, as mídias sociais são de extrema importância, tanto para as empresas
quanto para os profissionais. “Já não estamos mais na
era do conhecimento e sim na era das conexões. Por exemplo, quem
busca por uma oportunidade de trabalho, não adianta ter um perfil
espetacular no LinkedIn, sendo que em outra plataforma faz comentários
preconceituosos e/ou ácidos, fala mal da empresa que
trabalhou, do ex-chefe, simplesmente achando que ninguém nunca irá
saber,” comenta Leila Duarte, que, através do Linkedin, publica
artigos com assuntos voltados a RH.
Os acontecimentos
recentes na copa da Rússia foram um exemplo. Indivíduos que estavam
curtindo as férias e assistindo aos jogos se envolveram em uma grande confusão
e foram desligados de seus empregos. “Somos seres únicos, independentemente da
rede social que estamos e, principalmente, no mundo real. Qual é a experiência
que o cliente tem com você no mundo online, nas suas redes sociais e na loja
física, falando pessoalmente com você?” questiona Leila.
Construir uma
marca leva tempo, mas, por uma fração de segundos uma resposta não pensada
em um post, pode colocar a perder todo o trabalho e investimento de
anos que aquela pessoa, que foi impulsiva, realizou. “Existe também o rastro
digital. Se alguém deu print e guardou seu post, ele será eterno mesmo que você
o apague. Também temos exemplos de youtubers que perderam patrocínio
justamente por um comentário no estilo “não era bem isso que eu
quis dizer”. O zelo e o cuidado com nossas atitudes são de suma importância, já
que o famoso “boca-a-boca” virou “tecla a tecla”, comenta a Administradora e
MBA em Gerenciamento de Projetos.
Cada vez mais as
pessoas buscam se relacionar com quem comunica seu propósito e são autênticos e
verdadeiros com elas. Aquele modelo de personagem de novela perfeito, vem
perdendo espaço a cada dia que passa. Além de que hoje em dia todo mundo pode
criar conteúdo com seu smartphone independentemente de onde estiverem. “A
tecnologia é uma grande aliada, já não temos mais dúvidas. Mas, lembre-se que
nos relacionamos com pessoas, todos merecem atenção, respeito e gentileza.
Quando for postar algo pense duas vezes, pois no futuro determinada empresa
pode vir a ser seu cliente. Por isso, eu recomendo respirar Networking,
inspirar e não apenas praticar. Porque praticar nós escolhemos se queremos ou
não fazer, já respirar é algo involuntário e que fazemos sem perceber,”
finaliza Leila Duarte.
Leila Duarte Administradora e MBA
em Gerenciamento de Projetos.
Email: leiladot@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário