Não é fácil acompanhar tudo o que ocorre no mundo dos negócios,
especialmente com a velocidade como as coisas vem acontecendo. A maioria das
empresas trabalha, sobretudo em tempos de crise e recessão econômica, para
sobreviver, cumprir os objetivos, metas e estratégias planejadas para o ano e
ainda se preparar para o futuro. Entretanto, para se manter competitivo e
crescer em um mercado, cada vez, mais inovador é preciso estar sempre atento às
novidades e tendências, afinal os negócios estão se transformado o tempo todo,
as pessoas mudaram e as tecnologias estão trazendo novas possibilidades.
Hoje, não se trata apenas de ser a empresa mais inovadora do seu
segmento, mas de deixar para traz práticas de gestão e de estratégia, formas de
atuação comercial e de atendimento ao cliente, entre outras ações, que não são
mais condizentes com o mundo atual. E, se o concorrente também sobrevive preso
ao passado, é uma oportunidade para superá-lo.
Muitas empresas possuem produtos e/ou serviços de
qualidade, profissionais competentes e boa estrutura, mas querem vender e
tratar o mercado da mesma forma que anos atrás. Obviamente, não é fácil deixar
um modelo de negócio que a empresa utiliza a muito tempo, mas é necessário
revisá-lo para saber até que ponto ele continua usual e coerente.
Em meio a ações para se sobressair diante da
concorrência acirrada, a inovação é fundamental. E inovar não significa
criar algo totalmente novo ou mudar completamente um conceito, a inovação pode
estar em pequenas mudanças ou mesmo em adaptações. As empresas mais
competitivas são aquelas que estão continuamente buscando novas
oportunidades e identificando como os produtos, serviços e negócios podem
ser melhorados e ajustados às novas tecnologias.
Além disso, é preciso criar um ambiente
corporativo propício à geração de inovação para
extrair o melhor dos colaboradores. E uma maneira de promover a inovação
dentro das empresas é trabalhar para que esses conceitos e estratégias sejam
assimilados por todos.
Outro caminho para se destacar no mercado é
conhecer bem os clientes. Cada vez mais o atendimento e a oferta de produtos e
serviços se tornam personalizados. Os consumidores querem receber algo feito
para eles, de acordo com as suas necessidades, e não algo elaborado para todos.
Por isso, uma empresa para ser mais competitiva precisa conhecer a fundo
seus consumidores e o que querem.
E o mesmo pode-se dizer sobre os concorrentes.
Competir sem conhecer quem está buscando os mesmos objetivos que você é
arriscado. Quando uma empresa acompanha seus concorrentes, ela consegue
perceber os rumos que eles estão tomando, os prováveis objetivos que eles
esperam alcançar e quais são suas apostas. Com essas informações é possível
tomar decisões mais assertivas e no tempo necessário, evitando surpresas. E,
principalmente, saber se está no mesmo percurso dos concorrentes.
Revisar o plano de negócios com frequência é também
uma forma de estar sempre competitivo. Ao contrário do que muitos pensam, o
plano é um instrumento importante para repensar práticas já existentes,
contribuindo para que o negócio seja mais coerente com a realidade atual e com
as tendências de mercado.
Além de planejamento, conhecimento de mercado,
atualização constante, inovação e adaptação, é preciso trabalhar o marketing da
empresa, o networking e ter foco. Objetivos definidos economizam tempo,
concentram dedicações e aumentam as chances de resultados satisfatórios. E
ainda, ter diferenciais em relação aos concorrentes, é por meio deles que uma
organização consegue vantagem competitiva.
Rafael
Dantas - superintendente
da Amcham Belo Horizonte
da Amcham Belo Horizonte
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