O
ano de 2019 chegou com muitas expectativas no Brasil. E como está o seu
planejamento profissional? Será um ano de mudanças? Você está antenado com os
movimentos e as oportunidades do mercado? Pois então não perca tempo e fique
atento no que vem por aí com essas 10 dicas de áreas que estarão em alta e que
você não pode pensar em ficar de fora se busca sucesso profissional.
Mídias
Digitais: o mundo digital
trouxe novos comportamentos de mercado e as redes sociais se tornaram o grande
canal de relacionamento com os clientes. Independente se uma empresa é pequena
ou grande ela precisa se comunicar adequadamente com seu público e gerar
engajamento, que é o que impacta diretamente nos resultados de vendas. Os
profissionais que trouxerem essa expertise para 2019 terão muito espaço para
agregar valor nas empresas.
Mercado
de Experiências: a regra
para 2019 é gerar experiências positivas e inesquecíveis para os seus clientes.
Aqui os profissionais ligados a hospitalidade, eventos e relacionamento direto
com os clientes terão um mercado inesgotável para explorar, com a missão de
entregar o intangível que agrega valor em torno do produto ou serviço que é
fornecido. Já no meio digital o profissional de Experiência do Usuário (UX)
ganha destaque com a missão de proporcionar em todos os canais de contato com o
cliente uma boa navegabilidade, usabilidade, acessibilidade e funcionalidade.
Gastronomia: esse é um mercado que mesmo com a crise
usou a criatividade para oferecer serviços diferenciados e de qualidade e segue
forte com esse movimento para 2019 com grande destaque para áreas como
cervejaria artesanal, cozinha saudável e serviços de personal chef que são cada
vez mais apreciados pelo público. Soluções em alimentos e bebidas com nicho de
produtos para públicos específicos tendem a ganhar mais espaço considerando
sempre a inovação e a identificação com quem consome e a experiência no seu
entorno.
Cientista
de Dados: vivemos na era da
informação. O volume de dados é absurdo e para que as empresas consigam definir
estratégias mais assertivas é necessária uma análise adequada de toda essa
informação. Os profissionais de dados serão cada dia mais requisitados para
ajudar as empresas a resolverem problemas e a entender comportamentos e
tendências de mercado. Para 2019 o foco será em indicadores, que são dados
organizados.
Design
de Soluções: a vida
moderna imprime uma rotina acelerada e as empresas precisam pensar em soluções
que facilitem o dia a dia dos seus clientes. E aqui entra o design, em suas
diferentes ramificações, com a missão de criar soluções cada vez mais
funcionais, sustentáveis e com propósito. Destaque para a moda autoral que
imprime personalidade e exclusividade nas suas peças. Já na linha de design de
produtos e de interiores a preocupação e em trazer soluções que proporcionem o
bem-estar e a melhor produtividade das pessoas.
Consultoria
de Imagem: para 2019 segue
valendo o ditado de que a primeira impressão é a que fica, e para isso é
importante cuidar da imagem pessoal para passar uma mensagem positiva. Essa é
uma área que ainda não é muito conhecida, mas que está ganhando seu espaço pelo
valor que entrega aos seus clientes. A consultoria de imagem tem impacto direto
na autoestima das pessoas, ajudando a aflorar o que elas têm de melhor e as
ajudando para uma melhor performance profissional.
Digital
Influencer: o boca
a boca ganhou maiores proporções através das redes sociais. São pessoas que se
destacam na grande rede e formam milhares de seguidores ditando estilo de vida
e sendo embaixadores de marcas e produtos. Uma tendência para 2019 é o
crescimento de micro influenciadores, que muitas vezes não acumulam um número
gigantesco de fãs, mas possuem um grande engajamento com um perfil de público
muito específico.
Audiovisual: para 2019 é esperado que mais de 80% do
tráfego de dados da internet seja de vídeos. O audiovisual é uma das áreas que
mais cresce no mundo abrindo um campo para profissionais atuarem em diferentes
frentes, desde as grandes produções de cinema até orçamentos menores de
conteúdos para redes sociais. É comprovado que vídeos geram mais engajamento e
as empresas precisam se preocupar cada vez mais com a qualidade do material que
estão entregando para os seus clientes.
Gestão
Financeira: o
grande desafio das empresas é fechar seus resultados com lucro. O papel do
gestor financeiro não perde seu espaço em 2019, ao contrário está sendo muito
mais demandado. O profissional com visão de otimização de custos e orientação
para resultados está sendo disputado no mercado. Grande destaque para o
profissional dessa área que tem poder de engajamento da equipe e consegue criar
uma cultura de negócio sustentável em toda a empresa.
Gestão
de Pessoas: as
empresas são feitas de pessoas. Cabe ao gestor de pessoas montar um time
vencedor e acompanhá-lo no dia a dia rumo as metas da empresa. Uma
responsabilidade muito grande fará com que esse profissional tenha destaque em
2019, criar nas pessoas o sentimento de pertencimento e de orgulho em fazer
parte da empresa na qual trabalha, pois esse é o diferencial para ter uma
equipe engajada e com foco no cliente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário