O varejo em geral já começa os
preparativos para a Black Friday 2018, uma das datas mais emblemáticas
em todo o mundo em que as lojas, sejam elas físicas ou online, aplicam
descontos importantes nos mais variados tipos de produtos. Algumas marcas optam
por extrapolar a sexta-feira e promovem a Black Week ou o Black Month. Todas as
ações são válidas, desde que haja planejamento e descontos reais para os
consumidores.
De acordo com um estudo realizado
pelo BlackFriday.com.br feito com mais de 1.900 pessoas
durante o mês de outubro de 2017, 52,5% das pessoas compram
exclusivamente por meio de e-commerces, enquanto 10,7% seguem
preferindo apenas as lojas físicas e 36,7% compram onde
encontrarem uma boa oportunidade, sem se importar se a loja é física ou virtual. Os
números mostram que o contingente de consumidores que buscam as lojas
online é importante. Mais do que isso, revelam que é preciso fazer um bom
planejamento para que a ocasião seja relevante para as empresas. Ou seja, que
consigam lucrar com as vendas e, mais do que isso, que atraiam novos clientes e
ofereçam experiências de compra marcantes e positivas para que as pessoas
comprem novamente e se tornem fieis à loja.
Claro, não é simples atingir esses objetivos. Será preciso muito
trabalho, engajamento de equipe e envolvimento, inclusive, de parceiros e
fornecedores. Um bom primeiro passo é começar a pensar na data com
antecedência. Um bom planejamento vai
refletir diretamente no resultado da ação para a data. Recomendo, por exemplo,
que os lojistas verifiquem seus estoques e se certifiquem quanto à
disponibilidade de produtos. Essa pode ser, por exemplo, uma boa ocasião para
fazer queima de estoque em caso de produtos que não tiveram “saída”
anteriormente.
Outra medida importante é conversar
com o time de logística, tanto interno quando externo. Se necessário, criem, em
conjunto, planos para que não ocorram problemas com atraso nas entregas. É
interessante prever cenários e desenhar saídas para essas situações. Muitas
pessoas aproveitam a Black Friday para comprar presentes para o Natal, então, é
importante que haja a garantia que os produtos chegarão antes dessa data.
Também vale ter em mente que essa é
uma oportunidade de ouro para atrair e conquistar novos clientes: aqueles que
não conhecem a loja ou que não compraram nela anteriormente ao fazer comparação
de preços, por exemplo. Para não perder oportunidades, além de fazer um bom
benchmarking é interessante garantir que não haja problemas de navegação em
caso de muitos acessos simultâneos à loja online. Vale ter um profissional de
TI de plantão, especialmente na noite e madrugada da Black Friday, para
resolver rapidamente qualquer eventualidade.
Também é recomendado ter um time de
atendimento preparado para sanar dúvidas e auxiliar os clientes no momento de
efetuar as compras inclusive durante a madrugada, quando o número de pessoas
acessando as lojas tende a crescer.
Agora, atenção! Um dos aspectos mais
relevantes a respeito da Black Friday é a questão do preço dos produtos. O
consumidor está atento e pesquisando os itens que quer adquirir há tempos.
Portanto, muito cuidado com os valores praticados atualmente e os que serão
anunciados na Black Friday. Não aumente o valor dos produtos agora ou use
qualquer outro artifício que “engane” o consumidor. Garanta que o desconto será
real. Além disso, também é importante tomar cuidado com o valor do frete. Não
adianta oferecer desconto no produto e embuti-lo no frete, ok?
Uma forma inteligente de preparar os
clientes para a Black Friday é fazer com que eles saibam antes quais serão os
produtos em promoção. Comece a anunciar a participação da loja na Black Friday
com algumas semanas de antecedência. Um bom meio para isso é o e-mail
marketing. Seja criativo e ofereça pequenas “pílulas” do que será possível
adquirir com descontos. Faça comunicações inteligentes. Vale, por exemplo,
avaliar o histórico de compras de quem já é cliente da sua loja e, se possível,
oferecer produtos relacionados na Black Friday com descontos especiais para
esse consumidor específico. Ele se sentirá prestigiado e lembrado pela loja.
Essa é uma boa forma de firmar relacionamento e fidelizar clientes.
Por fim, trabalhe com seu time para
fazer com que a Black Friday seja positiva para todos e para que sua loja não
se enquadre entre as lojas que fazem “Black Fraude”. Uma reputação manchada
dificilmente é recuperada. Bom planejamento e boas vendas!
Felipe Rodrigues - especialista em e-commerce, fundador e CEO do ENVIOU,
suíte de ferramentas que ajudam os e-commerces a vender mais.
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