Entenda como processo de humanização do ambiente de negócios
pode ajudar a diminuir custos e turnover e aumentar engajamento, produtividade
e vendas.
É possível alcançar resultados extraordinários nas companhias sem
mirar necessariamente apenas o lucro? Sim, e é exatamente isso o que a empresa
humanizada comprova.
Segundo informações divulgadas pelo Instituto HR Trend, a
iniciativa de humanizar o ambiente de negócios é uma das tendências deste e do
próximo ano para a área de Recursos Humanos, enquanto o estudo Global Trend Map
realizado pela Inova Consulting identificou que implantar elementos humanos na
corporação resulta na otimização do desempenho. Por sua vez, o relatório
Tendências Globais de Capital Humano 2018 revela que as empresas não são mais
avaliadas somente pela qualidade de produtos e serviços. Hoje, as marcas são
observadas pela maneira de lidar com colaboradores, clientes e sociedade.
Na prática, a empresa humanizada é um formato de negócio voltado
para atender às necessidades das pessoas por meio de uma gestão horizontal.
“Quando se trata do olhar humanizado, é preciso ter em mente que um colaborador
não será visto apenas como alguém pago para cumprir uma carga horária. A
empresa passa a ver os funcionários como essenciais para o seu funcionamento e
começa a valorizar as características psicológicas, culturais e a necessidade
de cada um. Além de abrir espaços para escutá-los e fornecer feedbacks constantes”,
afirma Flora Alves, CLO (Chief Learning Officer) da SG – Aprendizagem
Corporativa.
Mas como fazer isso efetivamente? A especialista em aprendizagem
corporativa selecionou dicas:
Construa ambientes de descompressão: em uma empresa
humanizada a estrutura do ambiente de trabalho faz a diferença. É preciso
investir na construção de um local agradável, dinâmico e atrativo para ajudar
na qualidade de vida do colaborador.
Alimente a cultura do treinamento: uma atividade
indispensável na agenda da humanização são os treinamentos uma vez que
aperfeiçoar as competências do colaborador é sinônimo de cuidar tanto do seu
desenvolvimento profissional como pessoal.
Não tenha medo da tecnologia: a tecnologia também é uma aliada para
compreender o perfil do cliente e valorizar o funcionário. Basta entender o seu
funcionamento e como extrair o melhor dela.
Promova a co-criação: na empresa humanitária, independentemente do
cargo, todos têm a chance de se expressar seja com dores ou sugestões.
Portanto, tenha na companhia um espaço para promover discussões e a co-criação.
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