Pesquisar no Blog

domingo, 13 de maio de 2018

5 dicas para manter uma boa relação com filhos adolescentes


Não precisamos nem falar sobre a importância de uma boa relação entre mães e filhos de qualquer idade, mas na adolescência, fase de descoberta e transição entre infância e vida adulta, o vínculo entre mães e filhos costuma passar por algumas turbulências, quando na verdade merece muita atenção e dedicação. 
Pensando nisso, a psicóloga comportamental Fabiana de Laurentis, listou abaixo cinco dicas para manter uma relação harmoniosa com filhos adolescentes. Veja:

1- Conversar com ele (a): é importante ter um papo aberto para conhecê-lo e compreendê-lo. Deixe claro que ele pode contar contigo e falar sobre o que quiser, sem medo de ser julgado ou criticado.

2- Não negligenciar os sentimentos dele (a): quando estiverem conversando, escute-o, dê espaço para ele (a) falar. Mostre que está prestando atenção.

3- Saber de suas preferências: Alguns interesses com certeza mudaram desde que ele (a) era uma criança. Saber quais são e conversar sobre estas e outras coisas que o motivem e alegrem, ajuda a fortalecer a relação.

4- Ele (a) precisa de um tempo sozinho: privacidade é um fator bem importante na vida dos adolescentes, pois esta é uma fase de muito autoconhecimento e descobertas. Respeite o momento e não se preocupe caso seu filho queira ficar sozinho de vez em quando.

5- Compreenda os desafios e a necessidade que eles têm de manifestar independência: nesta fase, não é somente o corpo que passa por grandes mudanças, a mente também está um turbilhão, pois este é o momento que eles começam a formar suas opiniões e pontos de vista sobre mundo, escolhas e situações.






Fabiana de Laurentis - Bacharel no curso de formação de Psicólogo na Universidade Paulista UNIP, Psicóloga clínica e Psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos / Orientação a pais e família, especialista em Neuropsicologia pelo CENACES – Centro Nacional de Cursos de Especialização, especialista em Teoria e Clínica Psicanalítica também pelo CENACES.
Além disso, Fabiana é Psicóloga colaboradora do AMBULIM (Ambulatório especializado em Transtornos Alimentares do IPQ-HC-FMUSP) desde Março de 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados