Quiz aplicado nos metrôs mostra que a população também ignora a
relação entre maternidade tardia e o risco aumentado para a doença
Muitas das escolhas associadas à vida da mulher moderna, como a
maternidade tardia, a opção por não ter filhos ou a redução no período de
amamentação dos bebês, podem favorecer o desenvolvimento do câncer de mama, de
acordo com a literatura médica. Mas a maioria da população paulistana ainda
desconhece essa realidade. É o que mostram os resultados inéditos de um quiz
sobre a doença que foi aplicado aos passageiros de algumas das estações de
metrô mais movimentadas da cidade, no último Outubro Rosa.
Participaram do teste 270 passageiros. Nessa amostra, apenas 22%
das mulheres e 19% dos homens consideram verdadeiro afirmar o aleitamento
materno ajuda a proteger a mulher contra o câncer de mama. Na divisão por
faixa etária, essa porcentagem cai para 9% entre a população de 40 a 49 anos.
Já entre os participantes de 19 a 29 anos foi verificada a melhor taxa de
conhecimento sobre essa questão, que ainda assim se mostrou baixa: 30% dessas
pessoas apontaram a importância da amamentação como fator protetor para a
mulher.
Os resultados do quiz apontam também que 78% das participantes
do sexo feminino e 69% do público masculino ignoram que não ter filhos torna a
mulher mais suscetível à doença. “Quanto menos filhos, maior o número de ciclos
menstruais na vida da mulher, que são momentos de maior exposição a hormônios
relacionados à doença. Da mesma forma, quanto maior o período de amamentação,
menos ciclos menstruais, e maior a proteção”, explica o oncologista do Hospital
Israelita Albert Einstein, Rafael Kaliks. “Por isso, dizemos que vários
fatores da vida moderna, como a queda no número de filhos e engravidar
tardiamente, depois dos 35, aumentam o risco para a doença. Mas, é claro,
vários outros fatores interferem neste processo”, completa.
Contando com apoio da ONG Oncoguia, as
ações no metrô fizeram parte da campanha Cada
Minuto Conta, uma parceria entre a União
Latino-americana Contra o Câncer da Mulher (Ulaccam) e a Pfizer que tem o
objetivo de aumentar o conhecimento do público sobre a doença. Entre os dias 5
e 7 de outubro um painel móvel circulou por três terminais de metrô da cidade:
Sé, Luz e Paraíso. Batizado de touchman, o dispositivo trazia um quiz instalado
em uma tela touch screen acoplada a um promotor. Esse agente caminhava pelas
estações para interagir com o público e convidá-lo a participar do teste. Cada
participante recebeu um folheto explicativo sobre o câncer de mama e um
contador de passos, como forma de incentivar a prática de atividades físicas,
um dos fatores de prevenção contra a doença.
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