Estudo
descobre relação dose-dependente entre o tempo gasto assistindo TV, jogando videogames
ou usando um smartphone e tablet e as chances de uma criança não terminar o
dever de casa
Em conclusões que
não surpreenderão os pais de qualquer criança em idade escolar, uma nova
pesquisa descobre que quanto mais tempo as crianças passam usando dispositivos
digitais, menos provável é que elas terminem o dever de casa. No entanto, as
consequências vão além do rendimento escolar...
Crianças que passam
de duas a quatro horas por dia usando dispositivos digitais, sem contar o uso escolar,
têm 23% menos chances de sempre ou geralmente não terminar a lição de casa, em
comparação com as crianças que passam menos de duas horas consumindo mídia
digital. As conclusões são de um trabalho - Exposição
à mídia digital em crianças em idade escolar diminui a frequência de trabalhos
de casa - apresentado durante a Conferência Nacional da
Academia Americana de Pediatria de 2016, em San Francisco, EUA.
Para realizar o
estudo, os pediatras da Brown University School of Public Health analisaram
o uso das mídias digitais pelas crianças para entender melhor como ele se
relaciona com o bem-estar positivo global, que pode ser medido por
comportamentos e características, incluindo diligência, a conclusão de tarefas
e relacionamentos interpessoais. Eles usaram dados da Pesquisa Nacional de
Saúde da Criança 2011-2012 para analisar o uso de mídias e hábitos de casa de
mais de 64.000 crianças, de 6 a 17 anos, conforme relatado por seus pais ou
responsáveis.
Os pesquisadores
descobriram que 31% dos entrevistados estavam expostos a menos de duas horas de
mídias digitais, incluindo assistir televisão, usar computadores, jogar
videogames, usar tablets e smartphones ou usar outros dispositivos para outros
fins que não o trabalho escolar por dia. Outros 36% usavam mídias digitais por
duas a quatro horas por dia; 17% eram expostos a quatro ou seis horas; e 17% eram
expostos a seis ou mais horas de mídias digitais por dia.
“Para
cada duas horas adicionais de uso de mídia digital combinada, por dia, houve
uma diminuição estatisticamente significativa na probabilidade de sempre ou
geralmente não completar o dever de casa”, afirma o pediatra e homeopata Moises
Chencinski (CRM-SP 36.349).
Crianças que
passavam de quatro a seis horas usando mídias digitais apresentavam 49% menos
chances de nunca terminar sua lição de casa do que aqueles com menos de 2 horas
por dia. Aqueles com seis ou mais horas de uso de mídia tinham probabilidades
63% menores de nunca terminar sua lição de casa em comparação com as
crianças que passavam menos de duas horas por dia usando mídia.
Outras
consequências...
“Os autores também
encontraram uma relação semelhante entre a exposição à mídia digital e outras
ações medidas na infância, como completar tarefas que são iniciadas, mostrar
interesse em aprender coisas novas e manter a calma quando confrontado com
desafios. As tendências permaneceram significativas independentemente da faixa
etária, do sexo ou do nível de renda familiar da criança”, destaca o pediatra,
que é membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da
Sociedade de Pediatria de São Paulo.
Estudos anteriores mostraram
uma grande variedade de consequências negativas para a saúde e para os
comportamentos em decorrência da exposição à mídia digital. Este estudo
acrescenta evidências ao que já é conhecido: mostra que a exposição à
mídia digital está associada à diminuição das medidas de bem-estar geral da
criança.
Moises Chencinski
destaca que “é importante que pais e cuidadores compreendam que, quando seus
filhos estão expostos às várias formas diferentes de mídia digital, a exposição
combinada total está associada a diminuições em uma variedade de medidas de
bem-estar. A conclusão? O interesse em aprender coisas novas e manter a calma
quando desafiado ficam comprometidos. Os pais devem considerar esses efeitos
combinados ao estabelecer limites para os dispositivos de mídia digital”.
Moises Chencinski
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