Vínculo
emocional do brasileiro com seu pet é cada dia maior, mas posse responsável
ainda preocupa
Pesquisa
encomendada ao IBOPE Inteligência comprova que o brasileiro reconhece os benefícios
da interação homem x animal; Consciência de que o pet exige cuidados e
dedicação ainda é pequena
Dados do IBGE apontam que o Brasil já possui mais de 52
milhões de cães e 22 milhões de gatos. Os pets estão, cada dia mais, dentro das
casas e da vida das famílias brasileiras. Essa interação faz bem não só para os
animais, como também para seus tutores. O vínculo emocional foi uma das
comprovações de uma pesquisa inédita do IBOPE Inteligência, realizada em
parceria com o Centro de Pesquisa WALTHAM® – a principal autoridade científica
em bem-estar e nutrição de pets – e divulgada recentemente no Brasil. Neste 04
de Outubro – Dia Internacional dos Animais, os dados merecem ser
celebrados, mas também vistos com bastante preocupação, já que a temática da
posse responsável ainda precisa de mais conscientização.
Na fase qualitativa da pesquisa, que reuniu grupos de
discussão entre tutores de pets e não tutores, o vínculo associado aos cães foi
extremamente emocional. Para os entrevistados, palavras como amor,
companheirismo e “família completa” definem o que é ter um cão que, segundo os
entrevistados, é um animal que não exige nada em troca, não guarda mágoa e faz
com que eles sintam-se especiais. Os números comprovam: 68% dos tutores acreditam
nesse conforto emocional que o cão traz, 64% permitem que o animal durma dentro
de casa e 44% o consideram como um filho.
Já no universo de tutores de gatos, além da conexão
emocional com o pet, observou-se um vínculo racional dentre os entrevistados: eles
definem o felino como um animal manhoso e de personalidade forte e muitos
acabaram optando em ter um gato pela praticidade nos cuidados ou por um pedido
dos filhos. A conexão emocional é comprovada pelos 76% dos tutores que permitem
que o gato durma dentro de casa, além dos 48% que afirmam que o felino entende
os sentimentos e 45% que consideram seus gatos como filhos.
O terceiro grupo estudado, o de não possuidores, alegam
não ter um pet por não haver alguém em casa para cuidar enquanto estão no trabalho,
além de considerarem um compromisso por muitos anos e os custos com cuidados
serem altos. A vontade de adquirir/comprar/adotar um animal de estimação é
apontada por 100% dos entrevistados, sendo que 90% pretendem adquirir um cão e
20% têm a intenção de ter um gato.
“Pontos importantes mostrados na pesquisa se relacionam
com o hábito de levar o pet para dentro de casa, o que vem se tornando cada vez
mais comum, principalmente, por causa da verticalização das cidades, espaços
cada vez menores e também pelo papel que o animal de estimação vem ocupando na
composição familiar do brasileiro. Cães pequenos e gatos estão entre os mais
escolhidos, tanto para compra quanto para adoção”, afirma a Dra. Carolina
Padovani, Médica-Veterinária e Membro da Equipe de Coordenação da Pesquisa no
Brasil. “Mas a ideia de que o animal menor dá menos trabalho e, por isso, não
precisa ser levado ao Médico-Veterinário com frequência, é equivocada”,
ressalta Dra. Carolina.
A posse responsável permeou algumas questões das fases
qualitativa e quantitativa da pesquisa, onde foi possível perceber a
superficialidade com que este tema ainda é tratado. Sobras de comida ainda
mostram-se como opção de alimentação para os pets, assim como tutores de gatos
pontuam que esses animais raramente adoecem e não precisam de idas frequentes
às clínicas veterinárias. Já os tutores de cães não veem com bons olhos a
castração porque relacionam a prática com amputação humana. “Independentemente
de estar doente ou não, cães e gatos precisam de visitas regulares ao
Médico-Veterinário, assim como de uma alimentação de qualidade que contribua
com seu bem-estar e saúde. A castração ainda é repleta de mitos e o brasileiro
conhece muito pouco sobre os reais benefícios que ela traz para a saúde do
pet”, alerta Dra. Padovani.
A Pesquisa Ibope Inteligência revelou, ainda, que os
tutores de cães levam seus pets com mais frequência ao Médico-Veterinário do
que tutores de gatos: a média é de 2,8 vezes contra 2,3 por ano. Os principais
motivos são consulta de rotina e vacinação (79% dos tutores de cães e 76% dos
tutores de gatos) e pelo aparecimento de alguma doença (26% para cachorros e
19% para felinos).
No perfil de não possuidores, abandonar ou doar o animal
de estimação por motivos banais é recorrente. Prova disso é que a segunda
resposta mais dada para a pergunta “em qual circunstância perdeu o animal” foi
por mudança de casa ou apartamento, perdendo apenas para o falecimento do pet.
Outros fatores como nascimento do filho e falta de tempo também estavam entre
as respostas dos entrevistados.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi dividida em duas etapas, sendo que a
qualitativa foi feita com 13 grupos de discussão em São Paulo, Recife e Porto
Alegre. As entrevistas foram realizadas com homens e mulheres a partir de 25
anos, divididos em três grupos: donos de cães, donos de gatos e não possuidores
– com intenção de ter um pet nos meses de janeiro e fevereiro de 2015.
A etapa quantitativa tem uma base de 900 entrevistados,
sendo 300 donos de cães, 300 donos de gatos e 300 não possuidores – com
intenção de ter. As entrevistas foram realizadas com homens e mulheres a partir
de 25 anos em São Paulo, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Salvador
e Distrito Federal entre os dias 25 de junho a 17 de julho de 2015. A margem de
erro da pesquisa é de 6 pontos percentuais por segmento e de 3 pontos
percentuais no total da amostra.
Sobre a Mars, Incorporated
A Mars, Incorporated é uma
empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das
marcas mais amadas do mundo, como M&M’S®, TWIX®, SNICKERS®, PEDIGREE®,
ROYAL CANIN®, WHISKAS®, EUKANUBA™ e UNCLE BEN’S®. Sediada em McLean, no estado
norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento acima de US$ 33 bilhões em
vendas oriundas de seis distintas linhas de negócio: Petcare, Chocolate,
Wrigley, Food, Drinks e Simbiocience. Mais de 75 mil colaboradores de 74 países
estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa: Qualidade, Eficiência,
Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade, e lutam, diariamente, para
desenvolver o relacionamento com públicos de interesse, a fim de estimular o
crescimento do qual a empresa se orgulha.
Sobre o WALTHAM® Research Center
Já celebrando mais de 50 anos de ciência
inovadora, o WALTHAM®, Centro de nutrição e bem-estar animal
atua como uma importante autoridade científica no desenvolvimento das
fronteiras de pesquisa sobre a nutrição e a saúde de animais de estimação.
Situado em Leicestershire, Inglaterra, o renomado instituto de ponta de ciências
da Mars, Incorporated gera conhecimentos que permitem o desenvolvimento de
produtos inovadores, que atendem as necessidades dos animais de estimação de
uma maneira prática. Desde a publicação de sua primeira pesquisa original, em
1963, o WALTHAM® é o pioneiro de muitos avanços importantes no
campo da nutrição de animais domésticos e interação humana-animal, resultando
em mais de 1.700 publicações, incluindo mais de 600 revisões por pares de
trabalhos científicos. Hoje, o WALTHAM® continua a colaborar
com os melhores institutos científicos do mundo, gerando a visão de cuidados
com os animais domésticos da Mars para criar um mundo melhor para os animais e
fornecer a ciência e a expertise que sustenta importantes marcas da Mars, como
WHISKAS®, PEDIGREE®, NUTRO®, TRILL®, CESAR®, SHEBA®, KITEKAT®, DREAMIES™,
AQUARIAN®, WINERGY®, BANFIELD® Pet Hospital e a marca ROYAL CANIN.
Sobre o IBOPE Inteligência
O
IBOPE Inteligência é uma empresa privada brasileira que contribui para seus
clientes terem conhecimento e compreensão adequados da sociedade e dos mercados
onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas e na elaboração de
estratégias no planejamento de negócios. Seu diferencial está baseado em uma
equipe multidisciplinar integrada, profissionais altamente qualificados e
especialistas no conhecimento do cidadão e do consumidor
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