Pesquisar no Blog

domingo, 30 de outubro de 2016

7 crianças que mudaram o mundo



 
Conheça histórias inspiradoras de crianças que lutam por um mundo melhor

Quando somos crianças, sempre temos o sonho de crescer realizar grandes conquistas. Viajar até a Lua, cuidar de animais feridos, acabar com a fome, conquistar a paz mundial… Mas será que precisamos crescer para mudar alguma coisa no mundo? Algumas crianças mostram que não.
A pureza e a sabedoria das crianças trilham belas histórias inspiradoras, e podem vir de diversos lugares. Situações trágicas, motivadoras, tristes, outras felizes, mas todas reais. A Leiturinha, maior clube de assinaturas de livros infantis, vive em busca de histórias que encantem as crianças, e acredita que os pequenos devem ser protagonistas das histórias que os encantam. Por isso, nada melhor do que se inspirar em 7 crianças que fizeram história na construção de um mundo melhor.

1. Anne Frank
A pequena judia ficou conhecida pelo mundo inteiro por registrar em seu diário seu drama e o drama da sua família durante a Segunda Guerra Mundial. Seus relatos foram escritos enquanto esteve refugiada em um porão na Holanda, antes de ser descoberta, capturada e enviada ao campo de concentração de Auschwitz, onde morreu. O que podia parecer apenas o diário de uma jovem se tornou um testemunho comovente da opressão nazista com um livro que atravessa gerações. Anne se tornou um ícone de luta contra o terror e a opressão.

2. Malala Yousafzai
“Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo.”
Malala é um grande exemplo de coragem e dedicação para os paquistaneses e todo o mundo. Desde a infância, lutou pelo acesso à educação, tão reprimido para as meninas do seu país e quase morreu por isso. Vítima de um atentado talibã por defender a educação feminina no Pasquistão, a jovem foi indicada em 2011 ao prêmio Nobel da Paz e, somente em 2013 foi laureada com o prêmio.

3. Mattie Stepanek
Autor de 6 livros de poesia e um livro de ensaios famoso, Mattie foi também um pequeno grande defensor da paz em nome das crianças com deficiência ou com alguma condição restrita de vida. Mattie sofria de um tipo raro de distrofia muscular que ocasionou sua morte precoce. Durante sua vida, o pequeno dividia sua atenção entre escrever e ministrar palestras motivacionais sobre sua curta e intensa experiência de vida.

4. Iqbal Masih
Vendido como escravo aos 4 anos de idade, Iqbal esteve bem distante do mundo dos livros. O pequeno paquistanês chegou a trabalhar 12 horas por dia em uma fábrica de tapetes desenvolvendo uma quadro seríssimo de desnutrição. Aos 10, quando se libertou, se uniu a uma organização do seu país ajudando mais de 3.000 crianças a se libertar da exploração do trabalho escravo. Infelizmente, o pequeno faleceu precocemente, vítima de um assassinato de causas especulativas. Postumamente, Iqbal Masih inspirou várias causas contra a exploração infantil no trabalho, entre elas a fundação Free The Children.

5. Kaciane Marques do Nascimento
Este é um exemplo inspirador de uma jovem brasileira que ama os livros e decidiu ajudar mais crianças e descobrir o prazer da leitura. Seu sonho era montar uma biblioteca em casa e, com a ajuda de um empresário de sua cidade, São José do Rio Preto (SP), a biblioteca foi montada no quintal da sua casa e já possui mais de 5000 títulos. Kaciane começa a escrever sua própria história na literatura com a publicação do seu primeiro livro, que será lançado neste ano.

6. Zach Bonner
Zachary Bonner fundou, aos 7 anos de idade, a Little Red Wagon Foundation, ajudando mais de 1,3 milhão de crianças sem-teto nos Estados Unidos a terem melhores perspectivas de vida. Todos seus esforços como filantropo também foram apoiados e reconhecidos por grandes figuras: ele já recebeu dois prêmios pelas suas causas sociais, um deles pelas mãos do presidente dos EUA da época, George Bush; e também recebeu uma mãozinha de 25.000 dólares de Elton John para financiar seus projetos que já ajudaram entre outras causas, vítimas do furacão Charley e do furacão Catrina.

7. Alexssandra Borges Alves
Alexssandra é mais uma pequena brasileira apaixonada pelos livros e por incentivar a leitura. Já leu mais de 300 livros e é moradora da cidade de Monte Aprazível (SP). Montou uma das duas bibliotecas de sua cidade, sendo sediada no quintal de sua casa e aberta para todas as crianças que partilham do mesmo interesse.





Sobre a Leiturinha
Criada em 2014, a Leiturinha é o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, promovendo o momento da leitura compartilhada para mais de 18 mil famílias distribuídas em cerca de 2.700 cidades brasileiras. A atuação da empresa se baseia na entrega de experiência, carinho e curadoria para os leitores mirins, incentivando assim o hábito da leitura, além de aproximar e criar vínculos entre toda a família. Mensalmente cada assinante recebe em casa um kit contendo seus livros - selecionados de acordo com a etapa de desenvolvimento de cada pequeno leitor, uma carta pedagógica e outras surpresas, além do acesso gratuito ao aplicativo Leiturinha Digital - com mais de 700 livros e 300 vídeos - e também ao clube de vantagens com descontos de até 50% em diversas marcas e lojas parceiras. Para mais informações, acesse: www.leiturinha.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados