Pesquisar no Blog

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Campanha de conscientização sobre miopatias


   Em 27 de outubro, ABN promove palestra aos jovens médicos em Bragança Paulista

A Academia Brasileira de Neurologia (ABN) promove, em 27 de outubro, das 18h às 19h, palestra de conscientização sobre miopatias. O evento acontece na Universidade São Francisco (USF), em Bragança Paulista, e terá como palestrante a dra. Karen A. Girotto Takazaki, membro titular da ABN.

“Nosso objetivo é divulgar e conscientizar os alunos da faculdade de medicina da USF sobre miopatias e distrofias musculares”, informa a dra. Karen.

As miopatias são um grupo de doenças que afetam a musculatura esquelética, podendo comprometer braços, pernas, músculos do tronco e da face. Em alguns casos, atinge as funções cardíaca e respiratória.

Não existem dados nacionais sobre sua incidência, por se tratar de uma patologia altamente heterogênea. Sabe-se, porém, que as distrofias musculares, tipo específico de miopatia, atinge um a cada 3.500 nascidos vivos do sexo masculino. No caso das miopatias inflamatórias, acometem de um a dois para cada cem mil pessoas.

O principal sintoma é a perda de força. Ações como caminhar, subir escadas, levantar-se e pentear os cabelos, entre outras, exigem muito esforço e resultam em cansaço fácil, além de fadiga, câimbras e dor muscular.

Devido à alta prevalência e também por ainda serem pouco conhecidas, inclusive entre a classe médica, a Academia Brasileira de Neurologia (ABN) promove, em setembro e outubro, a campanha “Programa de Conscientização em Miopatias”.

Marcondes França Jr., neurologista coordenador do Departamento Científico de Moléstias Neuromusculares da ABN, destaca a importância da campanha.

“O diagnóstico ainda é lento, muitas vezes tardio, ou até são adotadas condutas inadequadas a esses pacientes, devido ao desconhecimento de grande parte da população. O objetivo é promover uma ampla conscientização aos profissionais de medicina sobre como manejar estas doenças, identificando precocemente e tratando adequadamente”, explica.

Assim, a partir de 28 de setembro, 20 municípios de todas as regiões brasileiras, receberão atividades de educação médica ao público médico e ações de esclarecimento aos leigos. Estarão envolvidos membros da Academia, que ministrarão aulas que abordarão conceitos básicos das doenças, além da distribuição de material informativo.

Serão informativos, palestras, apresentações e entrevistas, iniciativas realizadas e, sua maior parte deles aos sábados.  Segundo França Jr., a campanha é essencial para ajudar no reconhecimento do problema. “Temos pacientes que chegam até nós após 4, 5 anos de sintomas e ninguém sequer cogitou. Algumas condições são mais brandas, outras se apresentam mais graves, e nestes casos, se não tratado rapidamente, podemos ter uma repercussão no andar e até respiratória”.

Diagnóstico e tratamento
A principal preocupação da ABN é quanto ao diagnóstico. Sem ele, não há intervenção terapêutica que minimize o quadro. “Naturalmente, se há uma demora em diagnosticar, o tratamento correto também será tardio. A ideia da campanha é mostrar às pessoas, em especial aos médicos, quando suspeitar de miopatia, os sintomas mais importantes, proporcionando, assim, orientações apropriadas”.

Hoje, o leque de recursos terapêuticos está em crescimento.
Até há pouco, as alternativas medicamentosas eram escassas e pouco acessíveis.
Agora, contudo, em algumas modalidades genéticas já existem intervenções
medicamentosas capazes de melhorar sua evolução e a qualidade de vida,
o que motiva, ainda mais, esse tipo de campanha.

França Jr. salienta que nos últimos dois anos, o Ministério da Saúde lançou protocolos clínicos para doenças raras – alguns voltados às miopatias. No entanto isso ainda não se reverteu em uma ação prática. “Exames genéticos e biópsia de músculo, por exemplo, são mecanismos importantes para o diagnóstico, mas, mesmo considerando os hospitais universitários, seguem indisponíveis. Ou seja, permanece uma lacuna nas políticas públicas, até mesmo das medicações mais atuais. Esperamos melhorar esta situação e somente com iniciativas como a da ABN é que poderemos disseminar o conhecimento, levando-o ao alcance de todos”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados