Pesquisar no Blog

terça-feira, 25 de outubro de 2016

ENEM: como se preparar para a universidade?



O ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, está aí! Faltam pouco mais de 10 dias para a prova, que ocorre nos dias 4 e 5 novembro. Para muitos, essa é a melhor chance para entrar em uma boa universidade - já que muitas, particulares e privadas, passaram a aceitar a nota como avaliação substitutiva ao vestibular.  A prova também está atrelada a iniciativas federais, como o ProUni e Fies. 

Esse ano, o número de inscrições chegou a  9,2 milhões. Em 2015, foram 8,4 milhões de candidatos. Um aumento bastante significativo, dada a importância que a prova vem ganhando a cada ano. Contudo, antes mesmo de testar seus conhecimentos no ENEM, é preciso percorrer um longo caminho que te deixará cada vez mais perto da tão sonhada vaga na universidade. Veja alguns deles:


Avalie suas habilidades: De nada adianta fazer o ENEM ou qualquer vestibular sem ter certeza de qual área você quer trabalhar. A escolha de um curso universitário requer bastante autoconhecimento. Você precisa se conhecer bem, saber das suas habilidades e dificuldades. Não dá para simplesmente escolher a profissão do seu pai ou de qualquer outra pessoa que você admire, se não tiver o menor talento para isso. Em muitos casos, um teste vocacional pode te ajudar bastante nessa difícil decisão.


Pesquise o mercado: Quando você já souber que cursos combinam com você, passe então a pesquisar o mercado. Não adianta tomar essa decisão pautado apenas pelo que você gostaria de estudar. É preciso saber se há empregos na área ou a oportunidade de empreender. Um diploma pendurado na parede não serve de muita coisa. É preciso estudar para trabalhar naquele segmento e conseguir seu sustento. A época de dependência dos pais costuma terminar junto com o curso universitário.


Pesquise as universidades: Se tem mercado e você está certo do que deseja, seu próximo passo é pesquisar bem as universidades. Infelizmente, hoje existem muitas de baixa qualidade e, não estou falando apenas das particulares. Tire um tempo para visitar o campus, conversar com os alunos, saber o opinião deles sobre a estrutura, o corpo docente. Veja que peso essa marca trará para o seu currículo e dedique-se ao máximo para conquistar a vaga na instituição de sua preferência - que normalmente costuma ser também  a mais concorrida.


Crie um plano de estudos: Esqueça a vida de estudar meio período e passar o resto do dia jogando vídeo game ou batendo papo com os amigos. Vestibulando de verdade cria um bom plano de estudos, com horários bem definidos e suporte extra. Alguns optam por fazer um cursinho presencial, outros preferem a facilidade da internet. A Seu Professor, plataforma de ensino à distância, por exemplo, disponibiliza dezenas de vídeo aulas, além de suporte para dúvidas 24h por dia, correção de redações e simulados. É um apoio e tanto para a sua rotina de estudos.


Faça as inscrições: Não aposte todas as suas fichas numa única universidade. Inscreva-se em várias instituições, a fim de aumentar suas chances. Mas, esteja atento às datas, evitando que elas conflitem. Atente-se também aos horários. Uma vida inteira de estudos pode ir por água abaixo por causa de cinco minutos de atraso. Organize todos os documentos necessários na véspera e saia de casa o mais cedo possível, onde até imprevistos possam ser facilmente contornados.


Prepare-se para a prova: Um dia antes da prova, procure relaxar. Esqueça um pouco os estudos. Saia com os amigos, a família, curta o momento. O que precisava ser feito, já foi. Evite grandes esforços físicos e durma cedo. Faça refeições leves, saudáveis a fim de evitar um possível mal estar. Leve chocolate, que dá bastante energia, ou outros lanches de sua preferência. As provas costumam ser bem extensas e a fome pode bater. Agora, é hora de estar bem tranquilo para colocar todo o seu esforço em prática. Boa sorte!




Ricardo Althoff - CEO da Seu Professor Empreendedor & Negócios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados