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quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Consumidor brasileiro é o mais consciente em relação aos biocosméticos




O coordenador técnico e científico do Centro de Biotecnologia da Amazônia, Paulo Benevides, afirmou, durante sua palestra “Biodiversidade e a Eficácia de Ativos Naturais em Cosméticos”, que o consumidor brasileiro é o mais consciente em relação aos produtos sustentáveis, os chamados biocosméticos. A apresentação fez parte do workshop “Cosmética 4.0 – o Futuro da Beleza”, promovido pelo ITEHPEC - Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, na in-cosmetics Latin America.

O evento, de 5 a 6 de outubro, acontece no Expo Center Norte, é o único evento na América Latina dedicado exclusivamente a matérias-primas para a indústria de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

Dados apresentados por Benevides apontam que, em 2030, os insumos naturais que substituem os sintéticos estarão ainda melhores e com preços similares, mais competitivos, favorecendo o desenvolvimento de novos produtos.

De acordo com pesquisas, os brasileiros representam 32% do consumo de produtos naturais na América Latina, entretanto, esse é um segmento ainda pouco explorado no país. “O Brasil tem a maior extensão de área biodiversa do mundo, mas esse setor representa apenas 0,017% do PIB (Produto Interno Bruto). Poucas marcas fabricam cosméticos com ingredientes naturais em sua essência, que podem ser classificados como biocosméticos”, afirma Benevides.

Para o pesquisador, os ativos naturais são muito eficientes, mas é preciso garantir a autenticidade dos produtos. “Esse segmento está crescendo consistentemente, motivado por consumidores mais atentos e exigentes, que buscam por um estilo de vida mais saudável e sustentável. Assim, a melhor forma da indústria identificar seu produto e se diferenciar no mercado é adquirir os selos de qualidade que comprovem sua autenticidade”.

Formulation Lab é novidade desta edição da in-cosmetics Latin America
Nesta edição da in-cosmetics Latin America, uma das novidades foi o Formulation Lab, um espaço especialmente equipado para formulação de produtos com a utilização de matérias-primas apresentadas na feira.

As empresas Dow e Dow Corning fizeram uma sessão no primeiro dia do evento com o Ecosmooth Delight, um booster sensorial premium com custo acessível. “A apresentação foi um sucesso, o laboratório estava lotado e mostramos a matéria-prima em várias fases pré-formuladas, além da demonstração de como incorporar a emulsão a frio. O Formulation Lab foi uma grande novidade e uma forma de inovar na demonstração dos produtos”, diz Maria Rita Oliveira, de Desenvolvimento de Produto e Personal Care.

Mintel demonstra inovações e tecnologias na prática, no Innovation Zone
Assim como em outras edições da in-cosmetics pelo mundo, a Mintel tem um espaço específico para demonstrações de inovações e tecnologias. “Aqui, podemos mostrar aos clientes as inúmeras possibilidades de aplicações de matérias-primas, em produtos finais. São tendências mundiais e que podem dar certo também no Brasil”, explica Juliana Martins, especialista de beleza e cuidados pessoais da Mintel.

Durante o Innovation Seminar, proteção solar de alta performance e hidratação são tendências apresentadas pela Thor Brasil
Tecnologias de proteção solar foram apresentadas pela Thor Brasil, por meio do gerente regional para Ásia-Pacífico e América do Sul Arno Dalla-Fontana. Entre os destaques da Thor esteve a preocupação de consumidores no Brasil por produtos que ofereçam alta proteção UV, contra riscos de radiação solar e danos irreversíveis. O painel foi apresentado durante a programação do Innovation Seminar, no primeiro dia da in-cosmetics Latin America. 

"Também identificamos como principais tendências alta performance de resistência à água e conforto para longo tempo de uso dos filtros solares". Entre as propriedades dos produtos Thor apresentados, estiveram tecnologias que podem evitar, por exemplo, excesso de adesão de areia no corpo. A ideia é que esse tipo de produto passe a oferecer cada vez mais propriedades hidratantes, que possam auxiliar a recuperação do corpo após longos períodos no sol. "A adição de 4% do Microcare Silicone W3045 ou W2024 em emulsões ajuda a prevenir a desidratação".

A grade de programação completa está disponível na página oficial do evento.
A Reed Exhibitions, promotora do evento, projeta para a edição desse ano a presença de 3.500 profissionais que conhecerão mais de mil produtos de 200 marcas expositoras, que representam mais de 20 países.



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