Médica
comenta sobre 5 alimentos comuns que são capazes de curar determinadas doenças
Todos
já sabem que hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada só trazem
benefícios à saúde. Porém, o que a maioria não sabe, é que esses alimentos,
além de fornecerem energia e nutrientes para o organismo, possuem propriedades
terapêuticas se incluídos na sua dieta.“Ao invés de indicar remédios, a primeira recomendação é sempre optar pela melhora da alimentação, afinal, o estado nutricional de uma pessoa é determinante para garantir um bom funcionamento do sistema imunológico”, diz a médica nutróloga Liliane Oppermann.
Veja a seguir quais são esses alimentos e quais funcionalidades para prevenir e curar doenças eles possuem:
LARANJA - CÓLICA MENSTRUAL
Por ser rica em vitamina B1, é ótima aliada para esse tipo de dor. Além disso, tm ação diurética e fibras que ajudam no funcionamento do organismo, o que auxilia na questão do inchaço e incomodo. Pode consumir também a parte branca da casca da laranja, pois é rica bioflavonóides que ajudam a prevenir as hemorragias menstruais.
COLESTEROL ALTO – PEQUI
Por ter uma quantidade expressiva de uma gordura benéfica ao coração, a gordura monossaturada, ajuda na redução de doenças como colesterol e hipertensão.
O pequi também possui boa quantidade de zinco e vitamina C, que juntos quebram os radicais libres do organismo. Ele age como anti-inflamatório, já que possui antioxidantes.
Além disso, a vitamina A do pequi também é uma poderosa aliada para melhorar a elasticidade da pele, melhorar a visão, a resistência dos ossos e o bom funcionamento do intestino.
PEDRA NOS RINS – LIMÃO
O limão é um alimento que contem citrato mineral, conhecido por dificultar a formação de cálculos renais.
O citrato é responsável por diminuir a acidez na urina, o que impede a formação das pedras nos ruins. Além disso, o sumo de limão também ajuda a aumentar a quantidade de urina no corpo.
DOR NAS COSTAS – GENGIBRE
O gengibre é um alimento conhecido por ter efeito analgésico para dor nas costas e outros tipos de incômodo, como cãibras e dor de cabeça.
Para quem pratica atividade física, especialmente os atletas, sua ingestão dele é ainda mais importante, pois tem o efeito de reduzir a dor muscular.
Além de combater as dores nas costas, ele também tem sido apontado em pesquisas como aliado para tratar outros tipos de dores e desconfortos, como as cólicas menstruais, por exemplo. Seu efeito analgésico pode, ainda, combater dores de cabeça, cãibras e aquelas que são consequência da artrite reumatoide.
SINUSITE/RINITE – CEBOLA
A cebola tem alto teor de enxofre e ação antibacteriana. Além disso, o cataplasma dela reduz as dores e a congestão nasal. Para usá-la como “remédio”, basta inalar o aroma da cebola fresca para limpar as narinas.
Doutora Liliane Oppermann, CRM 123314 - Médica Nutróloga, com título de Especialista pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) e Ex-Diretora da Associação Médica Brasileira de Ortomolecular (AMBO). É capacitada em Nutrologia Esportiva, Diabetes, Obesidade Infanto Juvenil e em acompanhamento pré e pós Cirurgia Bariátrica. Pós-Graduada em Gastronomia Funcional, Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Palestrante com diversos temas na área da saúde física, emocional e alimentação saudável para público leigo ou profissionais da área. Desde 2002 se dedica ao Estudo da Obesidade. Elaborou o Método de Emagrecimento Dieta DC em 2008 e junto com a Prática Ortomolecular vem acompanhando seus pacientes. www.doutoraliliane.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário