Pesquisar no Blog

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Lançamento do primeiro programa de vacinação pública contra dengue nas Filipinas






Serão vacinadas um milhão de crianças de seis mil escolas públicas

  
A Sanofi Pasteur, a Divisão de Vacinas da Sanofi, anunciou que teve início nas Filipinas o primeiro programa de vacinação pública contra a dengue. Em um importante evento de lançamento, realizado pelo Ministério da Saúde, foram divulgados os detalhes do plano segundo o qual o país deverá vacinar 1 milhão de crianças das escolas públicas. As autoridades de saúde das Filipinas, lideradas pela Secretária de Saúde, Janette Garin, assumiram uma firme posição de liderança na prevenção da dengue, enviando uma mensagem para os demais países endêmicos, afirmando que a vacinação contra a dengue é fundamental para os esforços integrados de prevenção necessários para um manejo mais eficaz da doença.

Nas Filipinas, a vacina tetravalente contra a dengue da Sanofi Pasteur foi registrada em 22 de fevereiro de 2015, para uso em indivíduos de 9 a 45 anos de idade, para a prevenção da dengue causada pelos quatro sorotipos. De acordo com estudos realizados com participantes a partir de 9 anos de idade ou mais, o impacto previsto da vacina sobre a carga da doença evita 8 entre 10 hospitalizações e até 93% dos casos de dengue grave, inclusive de dengue hemorrágica, que pode ser fatal.

O programa de vacinação pública lançado hoje nas Filipinas pretende começar este ano vacinando 1 milhão de alunos da 4ª série em mais de 6.000 escolas públicas em três regiões altamente endêmicas do país. No setor privado, a vacina contra a dengue da Sanofi Pasteur está disponível para vacinação desde fevereiro.

Olivier Charmeil, CEO da Sanofi Pasteur, elogiou as Filipinas pela sua liderança na prevenção da dengue com o lançamento do primeiro programa governamental de imunização no mundo. "As comunidades científicas e de saúde das Filipinas têm sido parceiras importantes no desenvolvimento da primeira vacina contra a dengue, com participação nas três fases do programa de estudos clínicos envolvendo mais de 40.000 pessoas de 15 países. A garantia do acesso à vacina registrada num programa público de imunização evidencia o compromisso das autoridades de saúde das Filipinas de adicionar uma nova ferramenta de prevenção contra a dengue à sua estratégia de gestão integrada de uma doença que representa uma grande ameaça para a saúde pública do país".

Atualmente, a Ásia tem 70% da incidência mundial da dengue, com uma média de mais de 110.000 indivíduos que contraem a dengue a cada ano, somente nas Filipinas.[i] Uma nova análise publicada no New England Journal of Medicine de 24 de março relata que nas Filipinas ocorreu a maior incidência de casos confirmados de dengue dos 10 países endêmicos que participaram dos estudos clínicos de eficácia da vacina contra a dengue. A análise também informou que até 15% das doenças febris que acometem crianças de 9 anos de idade ou mais são casos de dengue.[ii]

A Dra. Cecilia Montalban, Presidente da Fundação Filipina para Vacinação, manifestou sua satisfação pelo papel histórico que o país desempenha na prevenção da dengue. “Esta primeira vacina contra a dengue foi desenvolvida e testada efetivamente em países como as Filipinas, onde a dengue é uma prioridade de saúde pública. Como médica e mãe, estou feliz por sermos o primeiro país a introduzir esta nova ferramenta de prevenção da dengue no setor público, o que permitirá uma gestão mais eficiente da incidência da doença no país. ”

A Sanofi Pasteur prosseguirá mantendo estreita colaboração com o governo das Filipinas para facilitar a introdução bem-sucedida da vacina contra a dengue, e também para monitorar o impacto dessa vacina no país, como parte de um extenso plano de comunicação e vigilância após a comercialização, em linha com o recente apelo dos países à ação, feito pela Defesa da Vacinação contra a Dengue na Ásia (Asian Dengue Vaccination Advocacy, ADVA) e a Cúpula da Dengue na Ásia, realizada em fevereiro.[iii]


Sobre a vacina contra a dengue da Sanofi Pasteur®
Não apenas nas Filipinas; até esta data a vacina contra a dengue da Sanofi Pasteur também está registrada no México, Brasil e El Salvador. Os processos de revisão regulatória para a vacina contra a dengue prosseguem em outros países onde a dengue é uma prioridade na área da saúde pública. Foram enviadas doses da vacina para as Filipinas, que já foram recebidas, para permitir o acesso à vacinação contra a dengue, tanto no setor público como no setor privado.

A vacina da Sanofi Pasteur é o resultado de mais de duas décadas de inovação e colaboração científica, bem como de 25 estudos clínicos em 15 países em todo o mundo. Mais de 40.000 voluntários participaram do programa de estudos clínicos da vacina contra a dengue da Sanofi Pasteur (Fase I, II e III), dos quais, 29.000 voluntários receberam a vacina. Em 2014 foram concluídos com êxito os estudos clínicos fase III da vacina contra a dengue da Sanofi Pasteur, tendo sido avaliado o objetivo primário de eficácia da vacina.[iv],[v] Houve participação das Filipinas nas três fases de desenvolvimento clínico da vacina contra a dengue da Sanofi Pasteur.

As análises conjuntas de eficácia e segurança integrada dos estudos de Fase III com duração de 25 meses e dos estudos de longo prazo em andamento, respectivamente, foram publicadas no The New England Journal of Medicine de 27 de julho de 2015, confirmando a eficácia sistemática da vacina e seu perfil de segurança no longo prazo na população do estudo de 9 a 16 anos de idade. Na análise conjunta de eficácia nesta faixa etária, Dengvaxia® demonstrou reduzir os casos de dengue devidos aos quatro sorotipos em dois terços dos participantes, evitando 8 entre 10 hospitalizações e até 93% dos casos graves de dengue.[vi]

A vacina contra a dengue da Sanofi Pasteur é a primeira vacina registrada no mundo para a prevenção da dengue. As primeiras doses da vacina foram fabricadas no centro de produção especializado na França, com uma capacidade prevista de produção máxima anual de 100 milhões de doses de vacinas.

Para mais informações sobre a vacina contra a dengue da Sanofi Pasteur consultar www.dengue.info




[ii] Azour ;.L. et al, N. Engl J Med, DOI : 10.1056/NEJM.org, 2016, 1155-1166
[iv] Capeding M.R. et.al, Clinical efficacy and safety of a novel tetravalent dengue vaccine in healthy children in Asia: a phase 3, randomised, observer-masked, placebo-controlled trial ; Volume 384, Issue 9951, 11–17 October 2014, Pages 1358–1365.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados