De acordo com pesquisa inédita
realizada pelo Datafolha para a Associação Brasileira da Indústria de
Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), 88% da população
consome o alimento, para 63% ele pode ser incluído em dieta e para 71% faz
muito bem à saúde
Foi-se o tempo em que o amendoim era
sinônimo apenas de festa junina e afrodisíaco. De acordo com pesquisa inédita
encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau,
Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), realizada pelo Datafolha em setembro de
2015, cerca de 88% da população consome o alimento, para 63% ele pode ser
incluído em dieta, 71% acredita que ele faz muito bem à saúde e para 80%, o
consumo aconteceu nos últimos 30 dias. Os números indicam a entrada definitiva
do alimento para a rotina do brasileiro e por motivos novos, como manter-se
saudável e em forma.
A ideia de que o amendoim é
estimulante sexual ainda persiste para 56% e 50% dos homens e mulheres,
respectivamente, mas vem atrás da sua imagem funcional e fitness. Para 75% dos
homens e para 67% das mulheres entrevistados, o amendoim é ótimo para a saúde,
e para 66% deles e 60% delas, o alimento seria adequado em uma dieta alimentar.
“O consumidor está cada vez mais preocupado com a saúde e bem-estar e também
mais consciente das propriedades do amendoim, que se consolidou como um
alimento para o dia a dia”, resume André Guedes, vice-presidente do setor de
Amendoim da ABICAB.
O amendoim salgado sem pele é
consumido por 42% dos adultos e a versão salgada com pele, por 35%. Os dois
tipos perdem apenas para os campeões do ranking, a paçoca prensada e o pé de
moleque, consumidos por 57% e 48% dos adultos, respectivamente. “Temos uma
forte tradição de festa de São João em todo o país, então é natural que
quitutes tão saborosos e que fazem parte da nossa história há tanto tempo
permaneçam entre os campeões de consumo”, observa Guedes. O “efeito festa
junina” também acontece na faixa etária de 4 a 15 anos: a paçoca prensada é a
preferida de 60% de crianças e adolescente, seguida pelo pé de moleque (46%),
amendoim com cobertura doce (29%) e amendoim com cobertura de chocolate (28%).
Sabor e saúde
O estudo do Datafolha para a ABICAB
ouviu 2.095 pessoas, de diferentes faixas etárias, classes sociais e regiões do
país, e identificou hábitos de consumo relacionados à paçoca prensada, pé de
moleque, amendoim salgado (com e sem pele), ovinho de amendoim, amendoim
japonês, pasta de amendoim doce, entre outras categorias. As entrevistas foram
realizadas em capitais e cidades do interior, cobrindo o total de 132
municípios brasileiros.
Sabor, qualidade e saúde estão entre
os principais aspectos positivos associados ao amendoim, mas essa associação
evoluiu ao longo do tempo. Em 2010, sabor e qualidade eram citados como pontos
positivos do amendoim por 63% dos entrevistados (pesquisa Ibope) – em 2015,
esse número mudou para 43%. Em contrapartida, em 2010, a saudabilidade do
alimento era um ponto positivo para 29% das pessoas e saltou para 37% em 2015.
“Vemos que os benefícios nutricionais da semente se tornaram mais conhecidos e
valorizados pelo consumidor, que hoje busca aliar sabor a uma dieta alimentar
equilibrada”, observa Guedes.
No que se refere à escolha
do produto, a grande influência na hora da compra é a qualidade (sabor) do
produto: 38% dos entrevistados tomam a decisão usando esse critério. Variedade,
marca e preço estão todos no mesmo nível, em um segundo patamar, com
percentuais abaixo de 20%. A satisfação com o produto brasileiro, por sua vez,
é bastante alta: quando perguntadas sobre como avaliam a qualidade do amendoim
nacional, 77% das pessoas ouvidas responderam que é excelente.
Benefícios
O selo
“Qualidade Certificada Pró-Amendoim-ABICAB” é conhecido por 55% dos
consumidores. A certificação é dada pelo Programa Pró-Amendoim às empresas que
atendem aos requisitos da legislação e fabricam produtos à base de amendoim
totalmente seguros. “O amendoim é comprovadamente saudável e por isso é muito
importante que também seja reconhecido por compor produtos seguros e de alta
qualidade. Nossa meta é levar a informação do selo a um número cada vez maior
de pessoas”, afirma o vice-presidente do setor de Amendoim da ABICAB, André
Guedes.
A indústria
brasileira do amendoim apresenta excelente desempenho também no exterior.
Segundo análise feita pela ABICAB a partir de dados da Mintel – renomada
fornecedora global de dados de mercado –, o Brasil é o quinto país que mais
lançou produtos alimentícios com amendoim em todo o mundo. Em 2014, de todos os
lançamentos de produtos alimentícios com amendoim, 15% foram dos Estados
Unidos, 12% da China, 10% do Canadá, 6% da Índia e 4% do Brasil.
“Dentro e fora
do País, o amendoim brasileiro está muito bem posicionado, levando saúde, sabor
e segurança para o cardápio dos consumidores seja em momentos de
confraternização, dieta, atividades físicas ou na hora do lanche”, conclui o
vice-presidente do setor de Amendoim da ABICAB, André Guedes.
Os benefícios do amendoim
“O amendoim é
grande aliado da nutrição humana”, afirma Vanderli Marchiori, consultora em
nutrição da ABICAB, ressaltando que pesquisadores renomados recomendam seu
consumo diário. Quando
consumido na quantidade certa (30 gramas por dia) e em lanches intermediários,
o amendoim garante a saciedade por mais de duas horas – o que inibe a ingestão
de lanches mais calóricos, ou seja, não engorda e ajuda no processo de
reeducação alimentar.
Rico em proteínas, fibras,
antioxidantes e fitoquímicos, ele proporciona diferentes benefícios ao
organismo:
- auxilia no controle do peso, da
gordura abdominal e dos níveis de açúcar no sangue;
- segundo pesquisa recente, os
fitosteróis presentes em sua composição diminuíram o desenvolvimento de tumor
de próstata em até 40% e inibiram a metástase em até 50% dos animais estudados;
- devido à alta concentração de
vitamina E, tem papel antioxidante que pode diminuir a incidência de Mal de
Alzheimer.
Fonte: ABICAB –
Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e
Derivados
Facebook LoucosporAmendoim.ABICAB -
Instagram @loucosporamendoim
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