Pesquisar no Blog

terça-feira, 26 de maio de 2015

TABAGISMO MATA MAIS DE CINCO MILHÕES DE PESSOAS AO ANO



Tabaco está relacionado a mais de 50 tipos de doenças
O Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, foi criado com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos gerados pelo fumo. A epidemia mata anualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de cinco milhões de pessoas, entre elas os fumantes passivos, que apenas respiram a fumaça.
Reconhecido pela OMS como uma doença epidêmica que leva a dependência física, psicológica e, também, comportamental, o tabagismo se assemelha ao uso de drogas, como a cocaína. E está relacionado a mais de 50 tipos de doenças. Além disso, 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, e 25% das mortes por derrame cerebral, são decorrentes do uso prolongado da nicotina.
Apesar de o cigarro ser o primeiro da lista quando se pensa em tabaco, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), todos os derivados dessa planta, que podem ser usados nas formas de inalação (cigarro, charuto, cachimbo, narguilé, cigarro de palha), aspiração (rapé) e mastigação (fumo-de-rolo), são nocivos à saúde. Além disso, o consumo desses produtos provoca a absorção de 4.720 substâncias tóxicas pelo organismo. Monóxido de carbono- também liberado pelo escapamento de automóveis -, nicotina – que causa dependência química -, e alcatrão - que é composto por cerca de 60 substâncias cancerígenas - também fazem parte da composição desses produtos.
Para reduzir o número de usuários, governos e instituições de todo o mundo têm se esforçado para combater o tabagismo, por meio de restrições na publicidade de produtos que possuem esse composto, sobretaxando-os de impostos e investindo em campanhas publicitárias antitabaco e leis antifumo. O resultado dessas medidas se mostra eficaz no Brasil. O índice, que em 2008 era de 18,5% de fumantes no país, caiu para 14,7% em 2014, representando uma redução de 20,5%, aponta uma Pesquisa inédita do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Portanto, existe uma saída para quem deseja parar de usar a substância, segundo o Dr. Amândio Soares, oncologista da Oncomed BH. “Muitos dos riscos impostos à saúde pelo tabaco são revertidos após se abster do vício. Por exemplo, fumantes que interrompem o hábito antes dos 50 anos têm redução de até 50% no risco de morte em relação àqueles que continuam fumando”, afirma.
 Você já sabe, mas é importante lembrar: 
- Cada cigarro contém mais de 4000 substâncias nocivas, sendo 40 delas comprovadamente cancerígenas;
- A nicotina aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial;
- As celular que protegem as artérias coronárias são prejudicadas;
- Fumar causa impotência, além de prejudicar a saúde de outras pessoas.

 Oncomed - Centro de Prevenção e Tratamento de Doenças Neoplásicas
Rua Bernardo Guimarães, 3106 – Barro Preto - Belo Horizonte – MG
Telefone: 31 3299 1300                 - www.oncomedbh.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados