Pesquisar no Blog

quinta-feira, 7 de maio de 2015

RISCO DE DIABETES AUMENTAM 46% COM USO DE ESTATINAS





Pesquisas comprovam que medicamento indicado para combater colesterol provoca diabetes

Um estudo publicado pela revista Diabetologia, vinculada à Associação Europeia para o Estudo da Diabetes indicou que a estatina, principal medicamento usado para tratamento de doenças cardiovasculares, pode causar diabetes.
Os médicos podem ter que considerar um sério risco potencial antes de prescrever as estatinas, um medicamento que faz baixar o colesterol e que estão entre as drogas mais prescritas na América. No estudo, cientistas da Finlândia descobriram que os homens que tomavam estatinas para baixar o colesterol, tinham 46% mais chances de desenvolver diabetes, após seis anos de uso, em comparação com aqueles que não estavam tomando a droga. Além do mais, as estatinas pareciam tornar as pessoas mais resistentes aos efeitos da insulina, hormônio que quebra o açúcar.
O impacto sobre a insulina parece ser maior entre aqueles que começaram a tomar ainda com níveis de glicose no sangue menos altos ou mais próximos ao normal. E, quanto maior a dose de estatina, quanto mais tempo os pacientes tomavam, maior o risco de diabetes. “O risco de adquirir diabetes com as estatinas se mostrou muito grande, inclusive em relação aos problemas mais comuns, como histórico familiar da doença, fumo e uso de diuréticos e betabloqueadores (que combatem a taquicardia)”, diz a nutróloga Dra. Liliane Oppermann.
As estatinas induzem o Diabetes  ao aumentar os níveis de glicose no sangue. “Quando se come carboidratos, o excesso de glicose vai para o fígado. Este, converte glicose em triglicerídeos e colesterol. A estatina impede o fígado de produzir colesterol, fazendo com que o fígado devolva mais glicose à corrente sanguínea”, explica a nutróloga.
A estatina pode dificultar o controle glicêmico de um diabético e também ser a própria causa do Diabetes. A hiperglicemia pode ser um efeito colateral da estatina.
No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) estima que aproximadamente 12 milhões de brasileiros têm a doença, dos quais um milhão são crianças.

O ESTUDO
A pesquisa acompanhou 8.749 participantes ao longo de seis anos, todos homens finlandeses de 45 a 73 anos e inicialmente não diabéticos. Desses, mais de dois mil começaram a tomar estatinas, enquanto cerca de seis mil não tomaram a medicação.
Os cientistas verificaram que 11,1% daqueles que toraram a medicação, adquiriram diabetes, e outros 5,8 % do contingente que não tomou a substância, foram diagnosticados com a doença.
A conclusão dos pesquisadores foi a de que a chance de um paciente que faz uso de estatinas adquirir diabetes é quase o dobro em comparação àqueles que não usam.


Doutora Liliane Oppermann, CRM 123314 - Médica Nutróloga, com título de Especialista pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) e Ex-Diretora da Associação Médica Brasileira de Ortomolecular (AMBO). É capacitada em Nutrologia Esportiva, Diabetes, Obesidade Infanto Juvenil e em acompanhamento pré e pós Cirurgia Bariátrica. Pós-Graduada em Gastronomia Funcional, Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Palestrante com diversos temas na área da saúde física, emocional e alimentação saudável para público leigo ou profissionais da área. Desde 2002 se dedica ao Estudo da Obesidade. Elaborou o Método de Emagrecimento Dieta DC em 2008 e junto com a Prática Ortomolecular vem acompanhando seus pacientes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados