Pesquisar no Blog

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Asma: conheça quatro mitos sobre a doença




O diagnóstico de asma ainda hoje assusta muitos pais. A preocupação é sempre em relação à qualidade de vida das crianças e também aos tratamentos disponíveis para a doença.
Porém, grande parte desse “peso” dado à asma se deve a alguns mitos. A asma é uma doença crônica caracterizada por uma inflamação dos brônquios. Os principais sintomas são a tosse, a dificuldade de respirar, o cansaço e o chiado no peito, a dificuldade para mamar e de fazer atividades físicas.
Listamos e esclarecemos aqui quatro dos principais medos dos pais em relação à doença:

       Crianças com asma devem evitar gelado e permanecer sempre bem agasalhadas:  “As crianças com asma devem levar uma vida normal, sem restrições. Os pais devem ter o mesmo tipo de cuidado com roupas adequadas para as temperaturas para as crianças que sofrem ou não com o problema”, explica Dra. Fátima Rodrigues Fernandes, pediatra, alergista e imunologista do Instituto PENSI, do Hospital Infantil Sabará.

       Bombinhas fazem mal para o coração: “Este é um dos grandes mitos acerca da asma. Medicamentos por via inalatória são mais indicados para o correto tratamento da doença e, portanto, não fazem mal desde que administrados de forma correta. As bombinhas são a melhor apresentação para aplicação de medicamentos na asma, desde que seu uso seja indicado e monitorado pelo médico. Ela age diretamente no órgão-alvo (os pulmões), ocasionando menos efeitos colaterais do que os medicamentos de uso sistêmico”, esclarece.

       As famosas bombinhas viciam: “A medicação via inalatória bem orientada não causa qualquer dependência física ou psicológica do paciente”.

•          Asmáticos não podem praticar esportes: “Pacientes portadores de asma devem praticar exercícios aeróbicos para melhorar o condicionamento físico. As atividades são grandes aliadas do tratamento”, afirma.
O exame para diagnóstico da asma é simples. “O diagnóstico da asma é feito principalmente pelos dados da história clínica e exame físico do paciente. Em crianças maiores de cinco anos, a prova de função pulmonar pode complementar o diagnóstico.  É muito importante determinar as causas da asma para definir medidas preventivas eficazes.  Nas crianças, a maioria dos casos tem um fundo alérgico e isso pode ser esclarecido por meio de alguns testes na pele ou no sangue”, finaliza a pediatra.

Hospital Infantil Sabará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados