No Up Digital
Marketing, empreendedores aprendem na prática como impulsionar no mercado
digital
No próximo mês acontece a Black Friday, que este
ano será realizada no dia 26 de novembro. A data celebrada no mundo todo já se
consolidou no calendário brasileiro como uma grande oportunidade de negócios
tanto para vendedores quanto para consumidores, que estão mais dispostos a
comprar e buscam promoções reais e relevantes. Por isso, os donos de pequenos
negócios não podem perder tempo e já devem começar os preparativos o quanto
antes. O período pré-Black Friday, conhecido como uma espécie de
esquenta, antes da data propriamente dita, pode ser ideal para chamar a atenção
dos clientes, descobrir seus interesses de compra com listas de desejos e até
mesmo antecipar algumas ofertas previstas.
De acordo com o gerente de Relacionamento com o
Cliente do Sebrae, Enio Pinto, é preciso que empreendedor comece a utilizar as
estratégias do Marketing Digital. “É a hora de explorar seu banco de clientes,
disparar SMS, e-mails divulgando o período e as regras das promoções e divulgar
nas redes sociais do negócio, começando a criar o desejo”, explicou.
Para preparar os pequenos negócios para esse
momento especial do varejo, o Sebrae está com inscrições abertas para novas
turmas do Up Digital Marketing. A iniciativa oferece uma jornada intensiva,
totalmente online e gratuita, de 10 dias úteis com conteúdos exclusivos sob orientação
de especialistas em Marketing Digital. O objetivo é que ao longo dos
encontros coletivos virtuais e mentorias individualizadas, os empreendedores
coloquem em prática conhecimentos para aplicar estratégias e ferramentas, de
acordo com as necessidades e objetivos do negócio. Conheça mais sobre o Up
Digital e inscreva-se aqui.
Experiência adquirida
O especialista do Sebrae também destaca que a
expectativa é que os donos de pequenos negócios estejam mais preparados para
atuar no mercado digital neste ano, depois da crise causada pela pandemia da
Covid-19. Segundo ele, os empreendedores que conseguiram superar esse período
crítico saíram mais fortalecidos e agora, com a volta dos padrões mínimos de
normalidade, têm muito a ganhar. “Muitos empresários buscaram se lapidar, se
aperfeiçoar e se profissionalizar. Então, com certeza, diversificaram seus
canais de venda, ampliando sua presença digital e reviram seu modelo de
negócios, incorporando mudanças seja para fazer entregas com mais eficiência,
usar as redes sociais ou vender em marketplaces”, avaliou.
Confira abaixo as dicas que o gerente de
Relacionamento do Sebrae, Enio Pinto, preparou para os empreendedores se saírem
bem na Black Friday:
- Com
a grande concorrência, o ideal é que a sua marca seja vinculada a um
produto. Então, foque nos produtos que você deseja que sejam associados à
imagem do seu negócio e para poder oferecer preços competitivos no
mercado.
- Aproveite
para oferecer combos de produtos e serviços com parceiros. O chamado
“cross selling”, ou venda cruzada, estimula a compra de soluções que
complementem a experiência do cliente.
- Prepare
seu estoque e garanta que poderá entregar tudo aquilo que anunciou. Saiba
também que cada aviso de item não disponível pode deixar uma imagem
negativa do seu negócio e te fazer perder clientes.
- Ofereça
descontos de verdade para que o cliente sinta que está levando uma
vantagem e fique realmente satisfeito. Já existe uma grande expectativa
sobre melhores preços na Black Friday e caso esse cliente descubra que foi
enganado ou encontre o mesmo produto com preço melhor depois, você com
certeza vai perdê-lo.
- Saiba
encantar o seu cliente com uma experiência de compra inesquecível desde o
primeiro atendimento até o pós-venda. Mais do que vender o produto, se
preocupe com a satisfação do cliente e esteja à disposição para tirar
dúvidas sobre o uso, inclusive.
Neste
ano, o Sebrae também preparou uma página especial no Portal do Sebrae com
informações para aproveitar a Black Friday 2021. Conheça mais, clicando aqui.
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