Os resultados da pesquisa Global Cosmetics Products Market demarcaram o panorama da Indústria de Beleza até 2023. De acordo com o levantamento, que descreve fatores essenciais, como valor da produção, regiões-chave e taxa de crescimento, o mercado global de produtos cosméticos foi avaliado em 532,43 bilhões de dólares em 2017 e deve atingir um valor de mercado 805,61 bilhões de dólares em 2023, registrando taxa de crescimento anual de 7,14% durante 2018-2023.
É claro que o estudo não poderia prever o impacto
da pandemia nos anos de 2020 e 2021, no entanto, os resultados continuam
válidos, uma vez que a indústria de cosméticos global parece relativamente
imune aos altos e baixos da economia. Isto não exclui os desafios impostos pelo
cenário atual, mas aponta que mesmo que as vendas gerais sejam afetadas,
contamos com um certo volume geral referente aos produtos de uso diário, por
exemplo.
Contudo, outros fatores lideram a perspectiva de
crescimento do setor e precisam ser analisados de perto. O primeiro são as
vendas online - que cresceram ainda mais rapidamente devido à situação de
quarentena. O estudo global realizado pela Salesforce Inc com 12 mil
consumidores e 3.600 negócios de 27 países aponta que 58% dos consumidores
disseram que esperam fazer mais compras online mesmo após a pandemia.
Desse modo, parece ser um consenso internacional
que os ambientes de compra online devem gradativamente ganhar protagonismo para
a estratégia de vendas daqui para frente. Outro ponto que deve guiar as
estratégias do setor é a chegada e crescimento de um público que,
historicamente, não era uma prioridade para o segmento: os homens. Com isso,
junto ao crescimento do consumo feminino, agregaremos o aumento nas vendas para
o público masculino.
Do ponto de vista mundial, Oriente Médio e África
despontam como mercados essenciais. A boa notícia é que junto ao crescimento do
consumo e da possibilidade de exportação, acontece a alta do interesse nos
benefícios de matérias-primas naturais e sustentáveis. Nesse sentido, o Brasil
se destaca globalmente pela vasta disponibilidade de princípios ativos
regionais - como o Açaí, Buriti, Cacau, entre tantos outros.
Assim, o cenário nacional e internacional sustenta
a confiança no crescimento da indústria e indica um caminho de muito trabalho
pela frente, mas com perspectiva de resultados importantes para a expansão e
consolidação de uma nova fase do mercado da beleza global e da participação
brasileira nesse ecossistema.
Fábio Yamamora -
CEO da Yamá Cosméticos
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