Planejamento estratégico
pode ser o grande diferencial para a o profissional que deseja obter mais
sucesso em 2018, 2019 e 2028
Os profissionais precisam hoje fundamentalmente ter
um rumo, uma visão de FUTURO para que possam assim buscar e alcançar todos os
RESULTADOS ALMEJADOS.
Fundamentalmente a análise do ambiente externo (cenários, oportunidades e
ameaças), deve ser altamente conhecida, bem como a análise do ambiente interno
(forças/pontos fortes e fraquezas/pontos fracos), para que os profissionais
possam estar preparados para aproveitar as oportunidades e se defenderem das
ameaças (concorrentes, por exemplo).
Bem como desenvolver estratégias de expansão de mercado, liderança em
diferenciação, custos e foco, PARA SEREM ÚNICOS NO SEU MERCADO (dentro e fora
das empresas)!
Ou seja, se preparar e estar preparado hoje, para aproveitar o hoje e o amanhã!
Para os profissionais, o final e o início do ano são as épocas de fazer um
balanço dos resultados da sua vida pessoal e profissional. Nem sempre os mesmos
são satisfatórios. O motivo: falta de planejamento e muito foco em apagar
incêndios do dia a dia.
Os profissionais devem ter um rumo definido ano a ano. Porém, não são todos os
funcionários/colaboradores que entendem a importância de definir suas
estratégias, objetivos e metas de negócio. “Sem saber que rumos dar à sua vida
e carreira, o profissional deixa o desenvolvimento e o crescimento de sua vida,
e carreira, à mercê do destino e da empresa que trabalha.”.
O segredo do sucesso, segundo Alexander, é o planejamento estratégico de vida e
carreira. Quando for estabelecer os planos para sua marca, o profissional
precisa pensar a curto, médio e longo prazo. “Quando se planeja pensando em
2018, 2019 e 2028, é possível contemplar o futuro e estar muito mais preparado
para aproveitar as oportunidades e se defender das ameaças do mercado.”. Ou
seja, está muito mais preparado e com muito mais foco!
Planejar estrategicamente não é uma missão impossível. O profissional deve
seguir três passos, independente do nível hierárquico que se encontra. O
primeiro é definir para onde a o profissional deseja ir. “Esta ação descreve o
direcionamento que o profissional deseja dar a sua vida e carreira. Para isso,
ele deve definir, respeitar e seguir a sua visão, missão, seus valores e
códigos de ética.”, complementa, pois os valores de um profissional dão suporte
à missão (o que ele faz hoje) e rumo à visão (o que ele quer ser) de futuro.
A segunda etapa é um diagnóstico atual do profissional. Segundo Alexander, é
preciso analisar profundamente o ambiente externo em que se encontra (neste
caso fora dele significa dentro da empresa em que trabalha e no mercado lá
fora.). “Deste modo, se conhece melhor o mercado, suas oportunidades e suas
ameaças.”, observa. Na visão do professor, a avaliação do ambiente interno
também é de extrema importância, pois permite o aprimoramento dos pontos
fortes/forças de um profissional e a correção dos pontos
fracos/fraquezas/limitações que deve ser algo emergencial, pois as fraquezas,
pontos fracos e limitações de uma pessoa/profissional podem fazer com que ele
não desenvolva sua missão e consequentemente não atinja sua visão, ou seja, sai
do jogo.
Depois de estabelecer os rumos da vida e carreira, e de diagnosticar sua atual
situação, o profissional deve definir as ações para a expansão de mercado e
diferenciação. Essa é a terceira fase do planejamento. “O profissional pode,
por exemplo, desenvolver estratégias para vender mais para os mesmos clientes,
conquistar novos mercados, oferecer novos produtos e serviços, além de buscar a
diversificação.”. Também é necessário promover uma estratégia de liderança em
diferenciação (modelo de competitividade de Porter), envolvendo toda a cadeia
de valor da sua vida de acordo com a visão sistêmica da psicologia (áreas que
compõem esta sua cadeia de valor: familiar + financeiro + econômico +
Profissional + físico mental + outras) para que aja de forma sistêmica, para a
conquista dos objetivos planejados. Deste modo, o profissional torna-se único
para o mercado e fica muito mais feliz, e com muito mais sucesso. Com
resultados altamente positivos de fato.
É importante salientar que planejamento estratégico é fundamental para todos os
profissionais que queiram ter sucesso na vida e na carreira!.
Como saber se o objetivo é possível?
Na hora de fazer o planejamento anual do profissional, muitos têm dúvidas
quanto à viabilidade dos objetivos almejados. Para Alexander, quando se tem o
rumo certo e a análise do mercado, o profissional sabe o que pode fazer para
alcançar o sucesso. “Ou seja, ter um claro plano de ação onde ele saberá o que,
quando, onde, por que, e quem é o responsável (ele mesmo), além de como fazer e
quanto irá custar.”, salienta.
Além de deixar a si mesmo muito melhor preparado para as oportunidades e
adversidades do mercado.
Baer - Empresário
(desde 2001), Administrador por formação. Professor do MBA da Fundação Getulio
Vargas, Palestrante e Coach Estratégico em Planejamento de Vida e Carreira.
CEO Founder da 1ª Escola de Marketing Pessoal do Brasil.
Especialista em Marketing e Gestão de Pessoas
Mestrando em NeuroMarketing pela Florida Christian University - Orlando
USA
Experiência de 31 anos em empresas de grande, médio e pequeno porte.
Multinacionais e Nacionais!