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terça-feira, 13 de agosto de 2024

De estagiários a líderes: confira 7 dicas para crescer dentro da empresa e alavancar a carreira

Com 25 e 27 anos de idade, profissionais que se tornaram lideranças de sucesso contam como foi a trajetória de desenvolvimento profissional


Comemorado no dia 18 de agosto, o Dia do Estagiário celebra esse profissional que se tornou essencial dentro das companhias, trazendo novas perspectivas e ampliando possibilidades do negócio a partir de uma visão do mundo fresca. De acordo com a ABRES (Associação Brasileira de Estágios), existem 18,6 milhões de pessoas interessadas em estagiar no Brasil. E são esses profissionais em desenvolvimento que possivelmente se tornarão os grandes líderes no futuro. Mas, qual a fórmula de sucesso para alavancar a carreira rumo à liderança?

Vinícius Ribeiro, que atualmente é CMO (Chief Marketing Officer) da Onfly, maior travel tech B2B da América Latina, chegou na companhia como estagiário. Antes, ele foi recepcionista de hotel, chegou a ser analista de operações em uma outra empresa do ramo de tecnologia e turismo e foi estagiário de gestão de viagens corporativas em uma companhia siderúrgica. Hoje, aos 27 anos de idade, o profissional  se destaca por ter conquistado o cargo de diretor de marketing antes dos 30 anos e conta que, durante sua entrevista de estágio, na Onfly, onde está atualmente, se apresentou à diretoria com uma cartolina que mostrava um trabalho de de planejamento estratégico da faculdade focado em uma das maiores empresas de viagens, o Airbnb. “Eu tinha 22 anos quando entrei na Onfly e estava no sexto período da faculdade de Gestão de Turismo com Formação Complementar em Marketing. Sem dúvida, posso afirmar que um estágio é a maior oportunidade de aprendizagem durante a graduação. Eu optei por estagiar desde o início da faculdade e isso somou a favor na minha trajetória profissional”, relata.

Na época em que era estagiário da Onfly, Vinícius era responsável por atribuições como a criação de conteúdos no blog corporativo, criação de posts nas redes sociais e mídia paga, além da criação de materiais e nutrição dos leads via CRM. O profissional compartilha o que mudou de lá para cá: “me sinto, hoje, um profissional mais maduro, consegui ter um background acadêmico e profissional mais sólido. É muito diferente você ser líder de si e você ser líder de outros líderes. Hoje, qualquer decisão que eu tome terá um impacto grande nos resultados da empresa e na vida de centenas de colaboradores”, pontua.

Outro profissional que também começou como estagiário na Onfly e, atualmente, exerce um cargo de liderança é o Mateus Melo, Head de Serviços Profissionais na travel tech. “Comecei como estagiário de desenvolvimento back-end na Onfly em janeiro de 2022, e tive a oportunidade de implantar um motor de integrações com processos e conectores customizados para a empresa. Após um ano, fui promovido a Tech Lead e passei a liderar a equipe de desenvolvimento de integrações”, relata. 

Para Mateus, que hoje tem 25 anos, o estágio é um momento importante para adquirir conhecimento muito rápido e sem a cobrança de um cargo efetivado. “Durante o estágio, você tem a oportunidade de aprendizado. Na faculdade você estuda e na empresa se desenvolve”, explica. 

Juntos, os profissionais elencaram 7 dicas para quem quer sair do estágio rumo à liderança. Confira:

Comece o quanto antes: o melhor é sempre  começar a estagiar nos primeiros períodos, pois apenas a faculdade não te traz o background necessário para ser um bom profissional. Quanto antes, melhor, e você consegue levar os aprendizados práticos para a sala de aula e ganhar experiência ainda durante a faculdade.

Erre e acerte, assim saberá qual caminho seguir: o estágio é uma oportunidade para errar e assim, definir qual caminho você deve seguir na carreira. 

Ao assumir uma posição de liderança jovem, é comum querer agradar a todos e evitar conversas difíceis. “Isso não só me prejudicava, mas também afetava negativamente todos ao meu redor, especialmente os liderados. É essencial permitir que os outros cometam erros para que possam crescer, e saber abordar pontos de melhoria em conversas difíceis é fundamental para o desenvolvimento deles e o seu. Caso contrário, você ficará preso na execução das tarefas, não se desenvolverá e não será promovido, pois não haverá ninguém preparado para assumir o seu lugar”, diz o CMO e antigo estagiário da Onfly.

“Saber para onde você não quer ir é mega importante. Passei por diferentes áreas do turismo e marketing em empresas de diferentes perfis e grandezas, para entender o que eu não gostava e o que gostava”, compartilha Vinícius.

Se qualifique: a competição é cada vez maior no mercado de trabalho. Temos excelentes profissionais cada vez mais qualificados e cursos de especialização por toda parte. 

O advento da internet ajudou na democratização do acesso à informação e a IA chega para definir uma nova fase na formação desses profissionais. Com o acesso a conteúdo cada vez mais fácil, é importante saber se diferenciar e sair do óbvio. 

As hard skills, conhecimentos que podem ser aplicados no dia a dia de trabalho, também são cruciais. De acordo com Vinícius, trabalhar com dados é importante para se diferenciar. “Na hora do processo seletivo, além dos cursos complementares, leve projetos que criou, estudos de caso e participação em hackathons, por exemplo”, conta. 

Já Mateus, explica que é importante sempre acompanhar livros e cursos. “Uma indicação do meu gestor na época do estágio foi o livro ‘Pipeline de liderança’ para entender todos os estágios e progredir nessa carreira, para entender todas as etapas”, enfatiza. “Em um dia você é liderado e em outro dia você pode ser o líder, mas não necessariamente o que te levou a evoluir em uma etapa vai ser o mesmo que vai te fazer crescer novamente, então é importante continuar se desenvolvendo”, diz.

Aposte nas soft skills: Vinicius conta que, no início de sua carreira, três diferenciais o destacaram: curiosidade, ousadia e garra. Outros fatores importantes são a arte de escutar e se comunicar bem, humildade para entender que você não sabe tudo e ambição o suficiente para entender que você ainda está só no início. Por isso, é essencial expor as qualidades no dia a dia do trabalho.

Se cerque de talentos e tenha mentores: sim, esteja próximo de pessoas melhores do que você. Se você algum dia perceber que é a pessoa mais talentosa da sala, está na hora de achar outro lugar. Outra dica importante, seguindo este mesmo princípio, é ter mentores de carreira. Eles vão te ajudar a tomar melhores decisões nos desafios que certamente surgirão em momentos decisivos da sua carreira

Saiba se vender: resolva os "pepinos" que ninguém quis encarar. Comece analisando o que é custoso, difícil e que ninguém conseguiu resolver. A partir disso, as pessoas começarão a gostar de você naturalmente e confiar mais no seu trabalho. Sua jornada será bem mais fácil. Demonstre interesse e converse com seu líder a fim de expor suas ambições, além de trocar com pessoas que já passaram por esse estágio de carreira. 

Dê sua melhor performance: esse é um caminho não-óbvio - sair do estágio e progredir para um cargo de liderança. A dica é demonstrar execução e performance no seu cargo de liderado. Não se esqueça de trazer ideias novas. Para chegar até a liderança, o foco também deve ser o trabalho em conjunto, entendendo o seu espaço e o espaço do outro, como contribuir como um time. Quando você entende sua parte muito bem, consegue entender como o time pode crescer. 

 

Onfly
https://www.onfly.com.br


O impacto da geração Z nas empresas

 Com uma população mais velha, é essencial abrir espaço para as novas gerações na liderança das empresas, permitindo que o novo chegue e prospere

 

O cenário demográfico do Brasil está mudando de forma significativa. Com mais de 54,8 milhões de pessoas acima dos 50 anos, o país está se tornando cada vez mais envelhecido. Segundo o IBGE, até 2043, um quarto da população brasileira terá mais de 60 anos, enquanto a proporção de jovens até 14 anos será de apenas 16,3%. 

 

Essa mudança traz desafios, mas também oportunidades, especialmente no contexto empresarial. Com uma população mais velha, é essencial abrir espaço para as novas gerações na liderança das empresas, permitindo que o novo chegue e prospere.

 

A Geração Z, composta por jovens nascidos entre 1995 e 2010, está começando a ocupar posições de liderança. Esta geração é conhecida por sua familiaridade com a tecnologia, mentalidade inovadora e desejo por mudanças rápidas. 

A transição para uma liderança jovem pode ser desafiadora, especialmente em um ambiente onde a população está envelhecendo e as empresas ainda estão presas a modelos tradicionais.

 

Dicas: geração Z

 

André Minucci, mentor de empresários, destaca que a Geração Z na liderança depende da sua capacidade de se alinhar e, ao mesmo tempo, renovar essa cultura.

Treinamentos de cultura organizacional são cruciais para garantir que os jovens líderes compreendam os valores, missão e visão da empresa, ao mesmo tempo, em que trazem novas ideias e abordagens para impulsionar a inovação.

A Geração Z é caracterizada por sua adaptabilidade e agilidade, qualidades essenciais em um mundo corporativo que exige respostas rápidas e soluções criativas. No entanto, Minucci alerta que "essas qualidades precisam ser canalizadas corretamente dentro de uma estrutura organizacional para evitar conflitos e garantir uma transição suave.

 

Além disso, é importante que as empresas reconheçam a necessidade de abrir mais portas para esses jovens líderes e exigir menos deles em termos de conformidade com modelos antigos.

 

Minucci sugere que "as empresas precisam criar um ambiente onde a Geração Z sinta que pode contribuir de forma." Isso significa proporcionar liberdade para que esses novos líderes experimentem e introduzam mudanças, ao mesmo tempo, em que recebem suporte e orientação dos líderes mais experientes.

 

Por fim, a chave para o sucesso da Geração Z na liderança é a criação de um ambiente colaborativo, onde a troca de conhecimentos entre diferentes gerações seja encorajada. Minucci enfatiza que "o aprendizado intergeracional pode ser um poderoso motor de inovação e crescimento para as empresas."

 

Ao combinar a experiência dos líderes mais velhos com a energia e inovação da Geração Z, as empresas podem se posicionar de forma mais competitiva no mercado.


Portanto, é crucial que as empresas invistam em treinamentos de cultura organizacional e adotem uma postura aberta e receptiva às mudanças trazidas pela Geração Z. Somente assim será possível aproveitar o potencial dessa nova geração de líderes e garantir a continuidade e o crescimento das organizações no futuro.


Especialista explica sobre o transporte de pets nas cabines de avião

Normalmente, as companhias permitem de três a quatro animais por voo e um por pessoa na cabine

 

O transporte de animais de estimação na cabine de aeronaves é um serviço que, embora não obrigatório, é oferecido por diversas companhias aéreas. Porém, cabe às empresas aéreas estabelecerem suas próprias regras para esse serviço, desde que sigam as diretrizes gerais estabelecidas pela agência.

Para que um animal de estimação possa viajar na cabine junto a seu tutor, é necessário atender os limites de peso e tamanho, o que pode variar de companhias aéreas, normalmente de 7kg a 10kg, contendo o peso do pet e o peso da bolsa. A maioria das companhias permitem de três a quatro animais de estimação por voo, sendo apenas 1 pet por passageiro na cabine.

Juliana Stephani, CEO da PETFriendly Turismo empresa que planeja e organiza viagens para pets comenta que, os cães e gatos aceitos a bordo devem ter mais de quatro meses de vida e devem viajar dentro de uma bolsa maleável limpa e segura, que deve ser colocada abaixo do assento à frente do passageiro.

O serviço de transporte de pets na cabine está sujeito a uma taxa, que varia conforme o trecho, destino e companhia aérea, É importante que os tutores verifiquem se a bolsa de transporte maleável está de acordo com os padrões estabelecidos pela IATA (International Air Transport Association) e com as especificações da companhia aérea escolhida.

O tutor deverá optar por utilizar uma bolsa maleável, pois terá fácil manuseio trazendo conforto ao animal. Caixa rígida não é aceito na parte de cima da aeronave (cabine). Além disso, a documentação necessária para o transporte de animais é similar entre as empresas, mas cada uma possui exigências específicas quanto ao peso e às dimensões da caixa.

Para assegurar o bem-estar do pet durante o voo, é aconselhável evitar alimentá-lo em excesso antes da viagem, prevenindo enjoos e a necessidade de realizar necessidades fisiológicas durante o trajeto. O controle da hidratação também é importante, porém, o tutor deve sempre garantir que o animal não fique desidratado. Mas, no caso do pet sentir necessidade, o tutor poderá levá-lo ao banheiro e esticar o tapete higiênico.

Os pets devem ser acomodados obrigatoriamente em assentos próximos às janelas, exceto em saídas de emergência, e não podem ser transportados no colo. Na maioria das companhias, apenas a classe econômica permite o transporte de animais na cabine.

Para evitar surpresas desagradáveis, é recomendado que o tutor planeje a viagem com antecedência, ajudando o animal a se acostumar com a bolsa de transporte e com o ambiente movimentado. Passeios de carro e visitas a locais com pessoas podem auxiliar na adaptação do animal, reduzindo a ansiedade durante o voo.

‘’Em caso de agitação extrema ou comportamentos agressivos, a companhia aérea pode tomar medidas, incluindo a proibição do embarque. Assim, a preparação e a familiarização do pet com o ambiente de viagem são essenciais para garantir uma experiência tranquila e segura para todos a bordo’’, finaliza Juliana.

 

PETFriendy Turismo

 

Dia da TV por Assinatura: Mais de 24 milhões de brasileiros têm propensão a consumir o serviço, revela pesquisa da Serasa Experian

  • Datatech avaliou uma base de 186,7 milhões de CPFs, dos quais 13,3% têm propensão a assinar o serviço;
  • Dentre eles, 18,6% dos clientes tem mais de 60 anos e 60% da base os clientes também têm propensão a assinar serviços de streaming;

·         Perfil demográfico indica 61,4% da classe B, além de faixa de renda, gênero, score e concentração estadual dos consumidores.

 

Em 11 de agosto foi comemorado o Dia da TV por Assinatura e um estudo identificou que mais de 24,7 milhões de brasileiros têm propensão a assinar o serviço, sendo que 1 a cada 5 são pessoas acima dos 65 anos (18,6%) e integrantes da classe B (61,4%). Os dados são da pesquisa realizada com uma base de 186,7 milhões de CPFs cadastrados. Os números mostram que o serviço tem o seu espaço em lares brasileiros. Veja, no gráfico a seguir, o detalhamento por faixa etária:

O levantamento foi realizado por meio da área de Marketing Services da Serasa Experian, a primeira e maior datatech do Brasil, e indicam que mais de 60,8% desses consumidores também assinariam serviços de streaming – sendo que12% da mesma base (cerca de 23 milhões de pessoas) já usam essas plataformas.

 

Perfil dos “consumidores de TV por assinatura”: dados demográficos

Do total de pessoas com propensão a fechar pacotes de TV por assinatura, considerando a base da pesquisa, 47,8% são do gênero feminino. Confira abaixo o gráfico com mais informações:

A diretora de Marketing Services da Serasa Experian Isabela Torres explica que “o acesso a essas informações de perfis específicos, que podem ser o público-alvo de muitos negócios e empresas, é crucial para que o setor compreenda quais conteúdos e promoções são atrativos. Dispor de ferramentas precisas que aprimorem o direcionamento de campanhas de vendas e marketing para as pessoas certas é uma vantagem competitiva, pois aumentam o potencial de atingir os consumidores mais relevantes: aqueles com maior probabilidade de conversão”. 

Ainda de acordo com o levantamento, a concentração maior de brasileiros com propensão a consumir TV por assinatura está na região Sudeste (66,6%), sendo São Paulo o estado com o maior percentual na visão por Unidades Federativas (42,6%). Veja o detalhamento estadual no gráfico a seguir:


Em relação à faixa de renda, a pesquisa indicou que a maior parte dos consumidores propensos a contratar TV por assinatura recebe mensalmente entre R$ 2,5 mil a R$ 5 mil (40,6%), pertencentes à classe C. Na tabela e no gráfico a seguir, veja o detalhamento completo deste recorte:


Pontuação do Score é regular

Score de Crédito é a pontuação que indica se uma pessoa ou empresa paga suas contas em dia. Considerando os brasileiros que têm propensão a consumir TV por Assinatura, podemos verificar que eles possuem também scores mais altos do que a média da população brasileira: o índice dos consumidores com score acima de 751 bate 32,5% - 15 pontos percentuais acima do índice da população brasileira. Veja o detalhamento a seguir, incluindo a comparação com a população brasileira:

 

Metodologia


Para realizar a pesquisa “Perfil dos Consumidores de TV por assinatura no Brasil”, em julho de 2024, foi combinada inteligência analítica com o ecossistema de big data da Serasa Experian por meio do Polis, solução da Datatech voltada para o mercado de marketing que gera insights e possibilita o estudo e segmentação de audiências a partir de filtros exclusivos. Para segmentação do público, foi utilizada a combinação do perfil de clientes com base na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e com segmentação de “Consumidores de Serviços de Streaming”. Os dados são captados e analisados em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (LGPD). 


A Serasa Experian combina os melhores dados da América Latina com inteligência analítica, expertise e tecnologia. Por isso, é capacitada para realizar análises acuradas e oferecer a clientes a capacidade de estudar mercados e segmentar campanhas de marketing, possibilitando que empresas possam chegar a seus públicos-alvo mais propensos à conversão. Saiba mais clicando aqui

 


Experian
www.experianplc.com


Feminicídios no Brasil Atingem Números Alarmantes em 2023: Crescimento de 1,6% em Relação ao Ano Anterior


No ano de 2023, dados recentemente divulgados sobre segurança pública revelam uma preocupante realidade: 1.463 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil, resultando em uma taxa de 1,4 mortes para cada grupo de 100 mil mulheres. Este número representa um aumento de 1,6% em comparação ao período anterior, marcando o maior índice já registrado desde a promulgação da lei de feminicídio em março de 2015.

 

Desde a sua implementação, a lei do feminicídio tem sido crucial na luta contra este crime hediondo, e mesmo considerando a subnotificação inicial, pelo menos 10.655 mulheres perderam suas vidas devido a feminicídios entre 2015 e 2023. Esta triste realidade destaca a urgência de medidas mais eficazes para proteger as mulheres brasileiras contra a violência de gênero.

 

Além dos feminicídios, a violência doméstica continua a ser uma preocupação significativa, afetando profundamente a vida de muitas brasileiras. Um estudo revelou que 60% das mulheres conhecem pelo menos uma vítima de violência doméstica, enquanto 36% admitiram terem sido vítimas delas próprias, predominantemente de formas psicológica e física. Alarmantemente, uma em cada dez mulheres declarou ter sofrido violência sexual, destacando a gravidade deste problema social.

 

Para uma análise aprofundada dessas questões, convidamos a professora Moara Lima, especialista no tema e renomada advogada com vasta experiência em direitos sociais e trabalhistas. Moara Lima é professora no Centro Universitário de Brasília (CEUB) e ex-conselheira da OAB/DF, trazendo uma perspectiva jurídica essencial sobre as medidas necessárias para combater a violência de gênero no Brasil.

 

A necessidade urgente de ações coordenadas e eficazes para proteger as mulheres brasileiras contra a violência de gênero, um problema que continua impactando negativamente nossa sociedade.


Vista-se de solidariedade: McDia Feliz 2024 traz estampa exclusiva da estilista Lethicia Bronstein

 

 McDia Feliz 2024 traz estampa exclusiva
 da estilista Lethicia Bronstein

Camisetas, moletons, ecobags, aventais, canecas, roupa pet e infantil. A coleção conta com itens ilustrados com a temática do McDia Feliz


No sábado, dia 24 de agosto de 2024, a renomada estilista Lethicia Bronstein comemora seu 4º ano consecutivo participando do McDia Feliz, com a criação de uma estampa exclusiva para a campanha, a maior em prol de crianças e jovens com câncer no Brasil. Nesta data, toda a venda de sanduíches Big Mac da rede McDonald’s será revertida para 80 projetos de 49 instituições dedicadas ao combate ao câncer infantojuvenil, através do Instituto Ronald McDonald. 

“O McDia Feliz é uma chance de fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes com câncer e de suas famílias. A compra do Big Mac, a ajuda dos voluntários, adquirir um produto da linha da campanha, tudo isso é fundamental para apoiar projetos em todo o Brasil. Este ano, com tudo o que vimos acontecer recentemente, decidimos ainda destinar R$ 1,00 de cada Big Mac vendido a projetos no Rio Grande do Sul, para reconstruir os sonhos das famílias afetadas pelas enchentes do Sul”, enfatiza Bianca Provedel, CEO do Instituto Ronald McDonald.
 

Estilo e solidariedade em cada compra

Para apoiar a arrecadação de fundos, o Instituto lançou uma linha de produtos exclusivos com estampa assinada pela estilista Lethicia Bronstein. A coleção inclui itens para toda a família, como camisetas, baby looks, croppeds, moletons, ecobags, sacochilas, aventais, canecas, malas, roupas infantis e para pets, todos com a temática do McDia Feliz. 

“Existem várias formas de ajudar e por isso estou no 4º ano consecutivo sendo a responsável pela estampa dos produtos licenciados em prol do McDia Feliz. Esse ano a inspiração é um Big Mac gigante, cheio de palavras para abraçarmos ainda mais a causa. Comprando os produtos, as pessoas já conseguem ajudar esse projeto tão lindo e se vestem de solidariedade. Eu sou muito grata por essa oportunidade.”, comenta Lethicia Bronstein.

Para adquirir os produtos personalizados e os tíquetes digitais antecipados de Big Mac, basta acessar o site oficial da campanha . Participe desta causa e ajude a transformar a vida de milhares de crianças e adolescentes com câncer.
 

Um movimento econômico e social

Desde a sua criação em 1988, o McDia Feliz já arrecadou mais de R$ 400 milhões, sendo um exemplo de como iniciativas do terceiro setor podem influenciar positivamente a economia e a sociedade. Em 2023, a campanha atingiu um recorde histórico, arrecadando R$ 20,9 milhões para a saúde. Ao todo, o McDia Feliz já ajudou a apoiar 1961 projetos de 108 instituições brasileiras, impactando diretamente mais de 3 milhões de crianças e jovens em tratamento oncológico.
 

Sobre o McDia Feliz

O McDia Feliz é o principal evento beneficente do McDonald's e, atualmente, é uma das maiores mobilizações em prol de crianças e adolescentes no Brasil. A campanha é realizada no país desde 1988, gerando recursos para as instituições apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald, que atuam para proporcionar mais saúde e qualidade de vida a crianças e adolescentes com câncer. Em 2018, o projeto ampliou seu impacto para beneficiar outra causa de grande importância para o país, a Educação. Desde sua primeira edição, mais de R$ 400 milhões já foram arrecadados pelo McDia Feliz.

 

Sobre o Instituto Ronald McDonald

Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald há mais de 25 anos atua para promover a saúde e bem-estar de crianças e adolescentes, aumentando as chances de cura do câncer infantojuvenil. Para atingir esse objetivo, o Instituto Ronald McDonald trabalha promovendo programas ligados à capacitação de profissionais e estudantes de saúde ao diagnóstico precoce, estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, e projetos que visem a disseminação de conhecimento sobre a causa. A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Saiba mais sobre os programas e as instituições beneficiadas no site.


Dicas para criar um plano de estudos personalizado e eficaz

Diretores do PB Colégio e Curso ensinam estratégias simples para aumentar seu desempenho nas provas
 

Você já pensou em como um bom plano de estudos pode ser a chave para o sucesso? Com o segundo semestre a todo vapor e o vestibular se aproximando, é hora de colocar a mão na massa e preparar um plano de estudos que funcione para você. Não se preocupe, a gente está aqui para ajudar! Com dicas dos diretores Valma Souza e Hugo de Almeida do PB Colégio e Curso, você vai descobrir como criar um plano que é a sua cara e que vai te ajudar a brilhar.
 

1. Defina seus objetivos e prioridades

Primeiro passo: saber o que você quer alcançar. Valma Souza recomenda começar com metas claras. “Pergunte-se: O que preciso alcançar? Estou me preparando para um vestibular específico ou para provas de várias disciplinas? Entender suas prioridades vai ajudar a direcionar seu plano de forma mais eficiente”.
 

2. Crie um cronograma flexível

Nada de rigidez excessiva! Hugo de Almeida sugere um cronograma realista, com rotina e que se ajuste ao seu ritmo. “Monte um plano que encaixe suas atividades diárias e momentos de descanso. O segredo é ser flexível, mas lembre-se que não é hora de negociar com os seus sonhos.” Use um planner ou aplicativo de calendário para deixar tudo mais visual.
 

3. Divida o conteúdo em tópicos

Segundo Valma, o truque para não se perder no meio do material é dividir tudo em partes menores. “Em vez de estudar uma matéria inteira, concentre-se em tópicos específicos. Isso torna o estudo mais gerenciável e ajuda a manter o foco. Imagine seu conteúdo como uma série de episódios – cada um com seu próprio tema e importância!”.
 

4. Utilize técnicas de estudo engajadoras

Estudar pode ser mais dinâmico do que você imagina. Hugo de Almeida sugere técnicas como mapas mentais, flashcards e resumos. “Essas ferramentas ajudam a tornar o estudo mais ativo e envolvente. E aqui vai uma dica: tente explicar o que aprendeu para alguém. Se você consegue ensinar, realmente aprendeu!”.
 

5. Monitore seu progresso e ajuste

Nada de seguir um plano rígido sem avaliar como está indo. “Avalie seu progresso regularmente e faça ajustes quando necessário. Se você perceber que precisa de mais tempo em uma área, redirecione seu foco.”, explica Valm que complementa: “É como ajustar a rota em uma viagem – às vezes, um pequeno desvio pode levar a um destino ainda melhor”.
 

6. Equilibre estudo e lazer

O equilíbrio é fundamental. “Inclua tempo para relaxar e fazer o que você gosta. Um bom equilíbrio entre estudo e lazer ajuda a manter a motivação e a saúde mental. Não subestime o poder de um tempo para um hobby ou uma caminhada ao ar livre – isso pode ser a chave para um estudo mais produtivo”, lembra o diretor do PB Colégio e Curso.
 

7. Busque apoio quando necessário

Valma Souza reforça que que pedir ajuda é sinal de força, não fraqueza. “Se você estiver com dificuldades, procure professores, a mentoria, colegas ou tutores. O apoio extra pode fazer uma grande diferença. Formar um grupo de estudo ou conversar com um mentor pode oferecer novas perspectivas e esclarecer dúvidas”.

Criar um plano de estudos pode ser uma experiência reveladora e, ao mesmo tempo, desafiadora. Com essas dicas, você está pronto para montar um plano que seja eficaz e que se encaixe perfeitamente na sua vida. Lembre-se de que o equilíbrio é essencial para manter a motivação e a saúde mental, mas é preciso ter em mente onde deseja chegar. Com planejamento, você está no caminho certo para alcançar seus objetivos. Agora, coloque suas ideias em prática e comece a trilhar seu caminho para o sucesso!


BOLETIM DAS RODOVIAS


Rodovias concedidas têm tráfego carregado nesta manhã


A ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo informa as condições de tráfego nas principais rodovias que dão acesso ao litoral paulista e ao interior do Estado de São Paulo na manhã desta terça-feira (13). 

 

Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI)

Operação 5x5 - A Rodovia Anchieta (SP-150) tem tráfego normal nos dois sentidos. A Rodovia dos Imigrantes (SP-160) registra lentidão no sentido capital do km 17 ao km 14, no sentido litoral o tráfego é normal.

 

Sistema Anhanguera-Bandeirantes

A Rodovia Anhanguera (SP-330), sentido capital, registra lentidão do km 15 ao 11+360, do km 24 ao km 21,  do km 63 ao km 60 e do km 110 ao km 104,  no sentido interior o tráfego é normal. Na Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) o motorista encontra lentidão no sentido capital do km 17 ao km 13+360, no sentido interior o tráfego é normal.

 

Sistema Castello Branco-Raposo Tavares

Na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), sentido capital, registra lentidão do km 38 ao 34, do km 94 ao km 92,  do km 103 ao km 103, sentido interior o tráfego é normal. Na Rodovia Castello Branco (SP-280), o tráfego é lento no sentido capital do km 30 ao km 24, do 18+500 ao km 13+700. No sentido interior, o tráfego é lento do km 22 ao km 23.

 

Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto

O corredor apresenta tráfego intenso no sentido capital do km 20 ao km 17, para quem segue sentido interior o tráfego é normal. 

 

Rodovia dos Tamoios

O tráfego está interditado no sentido São José dos Campos do km 82+750 ao km 65, os usuários com destino ao Litoral ou São José dos Campos devem utilizar o trecho antigo, com uma faixa fluindo no sentido norte e outra faixa fluindo no sentido sul.


segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Espetáculo celebra o 77° aniversário de independência da Índia na Casa Museu Ema Klabin

Caio Santos, Adriana Zamarim e Fábio Kidesh, durante a apresentação Triveni.
 Foto: Acervo ICCR

Como parte das celebrações da Bharat Week (Semana da Índia), a apresentação Triveni traz três formas de arte clássica indiana, unindo música, dança e arte visual 


Como parte da programação da Bharat Week (Semana da Índia), a Casa Museu Ema Klabin apresenta, em São Paulo, no dia 16 de agosto, às 15h, o espetáculo Triveni, que traz uma confluência de três formas de arte indiana, unindo simultaneamente música, dança e arte visual.

 

O espetáculo contará com a performance musical de Fábio Kidesh tocando cítara, com o artista Caio Santos criando uma pintura ao vivo e com a dança Odissi de Adriana Zamarim, em sintonia com a música clássica indiana e a arte visual.

 

A Semana da Índia é promovida pelo Centro Cultural Swami Vivekananda (ICCR), ala da diplomacia cultural do Consulado Geral da Índia, com uma série de eventos culturais gratuitos em comemoração ao 77º aniversário de independência da Índia.

 


Serviço:


Triveni, uma confluência de três formas de arte da cultura indiana

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

às 15h

100 vagas por ordem de chegada

Rua Portugal, 43 – Jardim Europa - São Paulo, SP

Entrada franca, com sugestão de contribuição voluntária* 


40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço serão diagnosticados no Brasil até 2025

Tabagismo aumenta cerca de dez vezes o risco de desenvolvimento de câncer na cavidade oral

 

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado no Brasil em 29 de agosto. Instituída em 1986 pela lei nº 7488, essa data tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.

 

Entre os diversos perigos, estudos científicos indicam que o tabagismo aumenta cerca de dez vezes o risco de desenvolvimento de câncer na cavidade oral, e quando associado ao consumo de bebidas alcoólicas, esse risco triplica.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima inclusive, que, até 2025, serão diagnosticados 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil.

 

A Dra. Sílvia Picado, Médica de Cabeça e Pescoço estatutária da Prefeitura Municipal de Santos e Diretora Social da APM Santos, explica que “os principais tipos de cânceres relacionados ao tabagismo são o carcinoma de células escamosas ou espinocelular na cavidade oral, faringe, laringe, glândulas salivares e seios da face". E isso não engloba apenas o cigarro, mas todas as suas formas de consumo, como cachimbo, charuto, narguilé e até mesmo o cigarro de palha e de rolo.

 

A especialista explica que o cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo nitrosaminas e hidrocarbonetos policíclicos carcinogênicos genotóxicos, que podem aumentar o risco de doenças. "Tais elementos podem alterar o perfil molecular dos indivíduos e causar mutações", acrescenta a Dra. Sílvia.

 

 "São mais de 60 substâncias cancerígenas, como monóxido de carbono, nicotina, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, alcatrão, arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, além de resíduos de agrotóxicos aplicados nos produtos agrícolas e substâncias radioativas."

 

Para uma detecção precoce, é fundamental que os fumantes fiquem atentos a sinais e sintomas iniciais. "Qualquer lesão tipo afta, úlcera, avermelhada ou esbranquiçada que não cicatrize em 15 dias na região de boca e orofaringe deve ser observada. Dor de ouvido persistente também pode ser sintoma de algum desses tumores. Já para a laringe, um dos sinais seria rouquidão", orienta Dra. Sílvia.

 

As campanhas como o Dia Nacional do Combate ao Fumo são cruciais para conscientizar a população sobre a importância do tema. "O tabagismo é responsável não somente por câncer em cabeça e pescoço, mas também em outras regiões, além de doenças pulmonares crônicas", ressalta Dra. Sílvia.

 

Para aqueles que decidem parar de fumar, ela recomenda procurar um médico especialista para combinar medicação, psicoterapia e grupos de apoio. "É importante também evitar locais onde pessoas fumem e hábitos previamente associados ao cigarro, como o consumo de álcool e café", conclui Dra. Sílvia.

 

Dra. Sílvia Picado possui graduação em Ciências Médicas pelo Centro Universitário Lusíada (UNILUS). Concluiu Residência Médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço em 2015 e obteve o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) no mesmo ano, tornando-se membro efetivo e integrante da atual comissão de marketing da SBCCP. Em 2019, a Dra. Sílvia Picado concluiu o mestrado no programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atualmente, exerce o cargo de professora na UNILUS e é a Diretora Social da Associação Paulista de Medicina de Santos (APM Santos).


Exames de DNA serão crucias nas identificações dos corpos de acidente em Vinhedo

Perita médica dá detalhes sobre o processo e explica a importância do trabalho

 

O trágico acidente aéreo ocorrido no início da tarde da última sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo, traz à tona um processo doloroso pelo qual as famílias terão de enfrentar, tendo em vista a natureza do fato: a identificação dos 61 corpos. 

Segundo explica a médica perita Caroline Daitx, nesse momento o trabalho da perícia é fundamental e deve contar com a participação dos familiares. “A identificação de corpos em acidente aéreos é sempre um desafio por conta da carbonização. Neste caso, serão necessários exames de DNA, além da reunião de outros elementos que ajudem na identificação, como exames de arcada dentária, ficha odontológica, fotografias que registrem o sorriso da pessoa, prontuários médicos, entre outros”, detalha. 

Uma das primeiras tentativas de identificação, quando possível, é realização do exame de necropapiloscopia, com a coleta das impressões digitais. Caso o exame seja inviabilizado, os peritos realizam o exame odontolegal, onde são analisados e comparados os arcos dentários com a documentação de atendimentos clínicos odontológicos, tratamentos ortodônticos e até mesmo fotografias da vítima em vida apresentadas pela família. 

Ainda segundo Caroline, exames de antropologia forense também podem auxiliar o processo de identificação humana. Nesse caso, o médico-legista e odontolegista realizam uma análise do corpo ou ossos em relação a aspectos físicos, como marcas de nascença, cirurgias, sinais, tatuagens e outras características individualizadoras que possam contribuir para a Identificação. Objetos pessoais encontrados nos destroços também podem auxiliar no processo. 

Os resultados desses exames saem, em média, entre 48 e 72 horas. “Mas podem demorar mais por conta do volume de amostrar em decorrência do número de vítimas”, alerta Caroline. Caso não haja resultado compatível ou satisfatório, a identificação passa para a última etapa, que é a realização do exame de DNA. Neste caso, são coletados material biológico no corpo da vítima e de um familiar de primeiro grau e essas amostras são encaminhadas para análise.
 


Fonte:

Caroline Daitx é médica perita, com residência em medicina legal e perícia médica na Faculdade de Medicina da USP. Foi médica legista concursada na polícia científica do Paraná até 2023. É médica perita particular e ex-diretora científica da Associação de Médicos Legistas do Paraná.



Assim como o ginecologista, mulheres devem consultar um mastologista anualmente

Mamografia anual é uma das ferramentas essenciais para
 a prevenção de doenças da mama.
(Crédito: National Cancer Institute / via Wikimedia Commons)
Aparecimento precoce do câncer de mama é indicativo de que mulheres devem procurar mastologista anualmente bem antes dos 40 anos 


Cuidar da saúde das mamas é fundamental no planejamento das mulheres, que devem consultar um mastologista anualmente. Isso porque, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que para cada ano do triênio 2023-2025 haverá 73.610 novos casos de câncer de mama no Brasil, tornando a prevenção e o diagnóstico precoce fundamentais.
 

Mas além do câncer, o mastologista atende muitas outras situações. Ele é o especialista dedicado ao cuidado das glândulas mamárias, tratando de condições que variam desde dores e inchaços até infecções e câncer. Embora muitas mulheres só procurem esse profissional quando notam algo errado, a recomendação é que as consultas preventivas comecem a partir dos 35 anos, especialmente devido à tendência de aparecimento precoce do câncer de mama. Segundo a Associação Brasileira de Mastologia, mulheres entre 30 e 49 anos representam 30,5% dos novos casos, evidenciando a importância de um monitoramento precoce. 

"O câncer de mama é uma preocupação crescente, e um diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença no tratamento e na cura", alerta o Dr. Cleverton Spautz, mastologista e coordenador do Centro de Doenças da Mama (CDM) no Eco Medical Center, em Curitiba. 

Inaugurada no dia 6 de agosto, a Eco Mastologia Centro de Doenças da Mama visa facilitar o atendimento das mulheres que buscam realizar exames de imagem, preventivos, consultas e até procedimentos cirúrgicos em um único local. 

As condições tratadas por um mastologista incluem:

  • Nódulos: Pequenas massas que podem ser benignas ou malignas.
  • Assimetrias: Diferença no tamanho ou forma das mamas.
  • Mastites: Infecções que geralmente ocorrem durante a amamentação.
  • Processos inflamatórios: Inflamações diversas que afetam as mamas.
  • Câncer de mama: Diagnóstico e tratamento de tumores malignos.

“Nós trouxemos para o Eco uma equipe do Hospital Nossa Senhora das Graças que é reconhecidamente uma das melhores do Brasil. São médicos renomados, de várias gerações, preocupados com qualidade, protocolos médicos, medicina baseada em evidência. É um grupo altamente qualificado e que escolheu o Eco para abranger a sua atuação em Curitiba”, orgulha-se Cássio Zandoná, CEO do Eco.

 

Quando consultar um mastologista 

Além das consultas anuais de rotina, os sintomas que levam a consultar um mastologista imediatamente incluem aumento do volume da mama, vermelhidão, secreção, retração do mamilo, nódulo palpável, descamação do mamilo e dores mamárias. Embora a mastologia seja frequentemente associada ao câncer de mama, o profissional também trata de outras doenças mamárias e trabalha em conjunto com áreas como ginecologia, oncologia, radiologia e cirurgia plástica para um atendimento integral. 

Além das mulheres, homens também devem estar atentos a alterações nas mamas e procurar um mastologista caso notem sintomas como aumento do volume mamário ou nódulos, pois, embora raro, o câncer de mama também pode afetar o sexo masculino. 

O CDM, localizado no Eco Medical Center, conta com nove mastologistas e mais uma equipe de ginecologistas, oferecendo um atendimento completo para todas as doenças mamárias. 

O mastologista Cícero Urban, um dos mais conhecidos cirurgiões de mamas do país - vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia e que também atua no CDM - ressalta que de 30% a 40% dos casos que aparecem em consultório são de mulheres com suspeita de câncer de mama ou em tratamento. 

Mas diversos outros temas são atendidos no Eco Mastologia, como doenças benignas da mama, malformação, exames de genética e até cirurgias de adequação de gênero para pacientes trans. “Nossa equipe tem resultados muito bons, comparáveis aos melhores centros europeus e americanos de atenção à saúde das mamas”, ressaltou Cícero. 



Eco Medical Center
site
Rua Goiás, 70 - bairro Água Verde – Curitiba - PR

 

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