- Datatech
avaliou uma base de 186,7 milhões de CPFs, dos quais 13,3% têm propensão a
assinar o serviço;
- Dentre
eles, 18,6% dos clientes tem mais de 60 anos e 60% da base os clientes
também têm propensão a assinar serviços de streaming;
·
Perfil demográfico indica 61,4% da
classe B, além de faixa de renda, gênero, score e concentração estadual dos
consumidores.
Em 11 de agosto
foi comemorado o Dia da TV por Assinatura e um estudo identificou que mais de
24,7 milhões de brasileiros têm propensão a assinar o serviço, sendo que 1 a
cada 5 são pessoas acima dos 65 anos (18,6%) e integrantes da classe B (61,4%).
Os dados são da pesquisa realizada com uma base de 186,7 milhões de CPFs
cadastrados. Os números mostram que o serviço tem o seu espaço em lares
brasileiros. Veja, no gráfico a seguir, o detalhamento por faixa etária:
O levantamento foi realizado por meio da área de Marketing Services da Serasa Experian, a primeira e maior datatech do Brasil, e indicam que mais de 60,8% desses consumidores também assinariam serviços de streaming – sendo que12% da mesma base (cerca de 23 milhões de pessoas) já usam essas plataformas.
Perfil
dos “consumidores de TV por assinatura”: dados demográficos
Do total de
pessoas com propensão a fechar pacotes de TV por assinatura, considerando a
base da pesquisa, 47,8% são do gênero feminino. Confira abaixo o gráfico com
mais informações:
A diretora de Marketing Services da Serasa Experian Isabela Torres explica que “o acesso a essas informações de perfis específicos, que podem ser o público-alvo de muitos negócios e empresas, é crucial para que o setor compreenda quais conteúdos e promoções são atrativos. Dispor de ferramentas precisas que aprimorem o direcionamento de campanhas de vendas e marketing para as pessoas certas é uma vantagem competitiva, pois aumentam o potencial de atingir os consumidores mais relevantes: aqueles com maior probabilidade de conversão”.
Ainda de acordo
com o levantamento, a concentração maior de brasileiros com propensão a
consumir TV por assinatura está na região Sudeste (66,6%), sendo São Paulo o
estado com o maior percentual na visão por Unidades Federativas (42,6%). Veja o
detalhamento estadual no gráfico a seguir:
Em relação à
faixa de renda, a pesquisa indicou que a maior parte dos consumidores propensos
a contratar TV por assinatura recebe mensalmente entre R$ 2,5 mil a R$ 5 mil
(40,6%), pertencentes à classe C. Na tabela e no gráfico a seguir, veja o
detalhamento completo deste recorte:
Pontuação do Score é regular
Score de Crédito
é a pontuação que indica se uma pessoa ou empresa paga suas contas em dia.
Considerando os brasileiros que têm propensão a consumir TV por Assinatura,
podemos verificar que eles possuem também scores mais altos do que a média da
população brasileira: o índice dos consumidores com score acima de 751 bate
32,5% - 15 pontos percentuais acima do índice da população brasileira. Veja o
detalhamento a seguir, incluindo a comparação com a população brasileira:
Metodologia
Para realizar a pesquisa “Perfil dos Consumidores de TV por assinatura no Brasil”, em julho de 2024, foi combinada inteligência analítica com o ecossistema de big data da Serasa Experian por meio do Polis, solução da Datatech voltada para o mercado de marketing que gera insights e possibilita o estudo e segmentação de audiências a partir de filtros exclusivos. Para segmentação do público, foi utilizada a combinação do perfil de clientes com base na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e com segmentação de “Consumidores de Serviços de Streaming”. Os dados são captados e analisados em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (LGPD).
A Serasa Experian combina os melhores dados da América Latina com inteligência analítica, expertise e tecnologia. Por isso, é capacitada para realizar análises acuradas e oferecer a clientes a capacidade de estudar mercados e segmentar campanhas de marketing, possibilitando que empresas possam chegar a seus públicos-alvo mais propensos à conversão. Saiba mais clicando aqui
Experian
www.experianplc.com
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