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sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Ansiedade? Especialista dá cinco dicas para se preparar para o Enem

Em 2023, o Enem terá 9.399 locais de prova e 132.456 salas de aplicação,
 em 26 Estados e no Distrito Federal
 Banco de imagens Shutterstock
Docente do Colégio Marista Glória, de São Paulo (SP), tira dúvidas e orienta sobre as provas que ocorrerão neste domingo (5) e no próximo (12)


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 será realizado, nos dias 5 e 12 de novembro, em todo o Brasil. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará provas para mais de 3,9 milhões de pessoas. São 9.399 locais de prova e 132.456 salas de aplicação, 1.750 municípios, nas 27 unidades da Federação.

 

É uma prova em que os estudantes depositam grandes expectativas. Tantas emoções, se não forem bem “digeridas” e significadas, podem atrapalhar o desempenho. Por isso, o desafio é vencer o medo e a ansiedade no período que antecede os exames nacionais e os vestibulares, para não perder todos os esforços e tempo dedicados ao estudo e preparação.

 

O Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP), tem, nos últimos anos, atingido índices cada vez mais relevantes de sucesso no Enem e em outros processos seletivos. A instituição de ensino, no segundo semestre, promove o “Aulão para o Enem”, em que professores de disciplinas diferentes tratam do mesmo tema, segundo a ótica de cada um. Uma ação interdisciplinar em que assuntos, por exemplo, de Física e História, interligados, podem ser discutidos na mesma aula. 

 

De acordo com a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Marista Glória, Carla Longo, esse também pode ser um período de grande estresse e ansiedade que os jovens podem enfrentar. “Por isso, é importante lembrar que manter a mente alerta e o corpo saudável contribuem para o sucesso neste desafio”, afirma. 

 

A redação é uma parte muito importante do Enem e dos vestibulares. Em cursos concorridos, por exemplo, muitas vezes é um fator de desempate. Por isso, é essencial se preparar com antecedência para aumentar a chance de entrar nas universidades.

 

“É importante que os candidatos estejam atentos aos acontecimentos atuais, já que no Enem e também nos vestibulares, principalmente as redações, irão cobrar esse conteúdo”, revela Carla.

 

“Normalmente, o Enem tem solicitado temas que envolvem questões de problemas sociais, para que o candidato possa discuti-los com propriedade e profundidade. Assim, é possível avaliar o quanto esse aluno está engajado socialmente e o quanto consegue perceber os problemas que estão em seu entorno”, complementa a coordenadora.

 

Cada aluno precisa analisar o período que consegue obter maior rendimento e produtividade. É importante reservar pelo menos quatro horas diárias para o estudo, pois também é necessário ter tempo para relaxar e descansar. O melhor é organizar bem os horários para conseguir aproveitar com mais eficiência.

 

“A combinação de uma rotina intensa de estudos, revisão e simulados de provas, a pressão da tomada de decisão e o medo do futuro geram sintomas como irritação, cansaço e insônia. Muitos ainda deixam de se divertir e praticar atividades que geram prazer, o que pode contribuir para agravar esses sintomas”, esclarece Carla. 

 

Confira cinco dicas importantes para se preparar para o Enem:

 

1.Leia e leia 

Contudo, leia com intencionalidade e estratégia, buscando estabelecer relações entre as diversas áreas do conhecimento.

 

2.Redação: estude as estratégias 

Quanto à redação, estude as táticas de escrita de um texto dissertativo-argumentativo e faça resumos das atualidades para construção de repertório. Leia com atenção os textos auxiliares e prepare seu projeto de texto, deixando sua primeira versão pronta na folha de rascunho. Depois, volte ao seu texto para passá-lo a limpo. Certamente, você perceberá problemas que não tinha visto enquanto fazia o rascunho e já conseguirá resolvê-los nessa revisão.

 

*Dica bônus: É imprescindível que os alunos estudem com frequência durante o ano sobre os formatos textuais exigidos nas provas e busquem se manter informados sobre os acontecimentos cotidianos em todo o mundo, lendo portais, jornais, revistas, assistindo a programas jornalísticos televisivos.

 

3.Estude as habilidades 

Estude as habilidades cobradas na prova do ENEM, estabelecendo prioridades em relação àquilo que lhe causa maior dificuldade.

 

4. Atenção aos enunciados das questões 

Grife os verbos dos comandos dos enunciados das questões. Isso o ajudará na hora de entender o que você realmente deve fazer. Nas objetivas, tente resolver aproximadamente 25 questões por hora, gastando cerca de dois minutos em cada uma. Aquelas respostas que você não sabe devem ser puladas nesse primeiro momento. Mas atenção: não pule mais de nove questões.  E claro: passe para o cartão de respostas às questões que já respondeu.

 

5.Descanse 

Descanse, hidrate-se e respire com a maior tranquilidade possível durante a realização do exame. Sua saúde afeta diretamente no bom desempenho



Colégios Maristas
maristabrasil.org/


Confira dicas de alimentação antes da prova do Enem

 

Divulgação
A poucos dias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece nos dias 05 e 12 de novembro, o estresse dos estudantes aumenta e sintomas como dor de cabeça, insônia e ansiedade se tornam ainda mais frequentes. Além de cuidar do aspecto mental, para ter um bom desempenho é fundamental ter uma alimentação adequada, a fim de evitar qualquer mal-estar, antes e durante a prova. 

A nutricionista e professora do curso de Nutrição da Uniderp, Thais Pereira Lima, explica que, em momentos de tensão, o suprimento de glicose no organismo se esgota mais rapidamente, por isso é importante se alimentar de forma equilibrada, considerando tanto a quantidade como a qualidade. 

“Alimentação leve e balanceada pode auxiliar no bom funcionamento do organismo para que o corpo reaja de forma tranquila na hora da prova. Não fugir da rotina alimentar, apelando para bebidas ou comidas gordurosas deve ser um fator considerado na semana que antecede as avaliações. Evitar se alimentar em locais desconhecidos é importante para evitar que surpresas desagradáveis, como uma intoxicação alimentar, cheguem de forma inesperada a ponto de o estudante ter que se ausentar no dia da prova”, pontua.
 

O que almoçar no dia da prova?

O ideal é elaborar um prato leve, que fornecerá energia ao candidato, sem prejudicar a digestão. A nutricionista sugere um grelhado, salada crua com legumes e fontes de carboidratos, dando preferência aos integrais que prolongam a sensação de saciedade. Proteína magra de boa qualidade, como ovo, frango, peixe, carne vermelha com cortes magros. Veganos podem optar por fontes de leguminosas. “Devem ser evitados alimentos mais fermentativos, como repolho e feijão por exemplo, que podem causar algum desconforto abdominal e gástrico”, explica a Dra. Thaís.
 

O que comer durante a prova?

A nutricionista sugere algumas opções de alimentos para consumo no período do exame, confira a seguir:

1 maçã ou banana + mix de castanhas e frutas secas;

1 tablete de 30 g de chocolate com teor de cacau maior que 60%;

1 barrinha de proteína + água de coco;

Biscoito integral salgado (embalagem individual).

Outra dica importante é levar uma garrafa com água mineral para manter uma hidratação adequada do corpo e do cérebro.

 

Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal -Uniderp

 

“Reforma Administrativa deve focar no aumento da produtividade brasileira”, afirma diretor da FecomercioSP

 Em seminário no Câmara dos Deputados, Entidade apresentou dados sobre o impacto dos gastos públicos na economia

 
“A Reforma Administrativa deve evoluir com um objetivo claro: aumentar a produtividade da economia brasileira”. A afirmação é de Antonio Lanzana, copresidente do Conselho de Economia Empresarial e Política da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), durante um seminário organizado na quarta-feira (1) na Câmara dos Deputados, em Brasília, por uma coalizão de 23 frentes parlamentares de diversos setores econômicos, como a indústria, o agronegócio e os serviços, por exemplo. O encontro teve apoio da Federação, que endossa o pleito há anos.
 
Para Lanzana, a reforma daria conta de um dilema estrutural do Brasil que, desde a década de 1980, tem crescido menos que o mundo. “O PIB brasileiro cresceu 139% de lá para cá, enquanto o do mundo subiu, em média, 324%. Os emergentes, por sua vez, cresceram 561%. Estamos ficando relativamente mais pobres”, explicou.
 
Na análise do diretor da Entidade, uma das razões para esse desempenho é justamente a baixa produtividade da economia brasileira. “Nos últimos 10 anos, esse índice tem sido de -3% a -4%. Ao longo das três últimas décadas, nosso crescimento foi 0,6%, contra 3,8% dos países em renda média”, apontou ele.
 
Os dados corroboram a análise de Lanzana: entre 2012 e 222, o Brasil cresceu 5,4% enquanto, no mesmo período, o mundo avançou 33,8%. Os países emergentes cresceram 52%. “Se nós tivéssemos acompanhado o crescimento dos emergentes, teríamos hoje um PIB 44% maior do que temos. Se seguíssemos o mundo, então, nosso PIB estaria 27% mais robusto Teríamos muito mais emprego, consumo e uma renda 27% mais alta”, explicou Lanzana.


 
PROBLEMA DOS GASTOS

Durante sua apresentação no seminário, o diretor da FecomercioSP também abordou como a expansão dos gastos públicos no País vai na contramão do crescimento. Nos anos 1970, o orçamento era de 20% de despesas correntes e 5% de investimentos. Hoje, ao contrário, há 38% em gasto público – sendo que 37% são com despesas correntes e 1% com investimentos.
 
Esse ciclo vicioso de baixo crescimento e expansão desenfreada de gastos estatais foi financiado por aumentos da carga tributária que, desde a década de 1970, subiu de 25% para 34% do PIB. No mesmo intervalo, a dívida pública saltou de 27% para 80%. “Quando há maior participação do Estado na economia, automaticamente há redução da atividade do setor privado, que é mais eficiente que o setor público. O reflexo disso é a queda de produtividade”, diagnosticou Antonio Lanzana.


 
ESTADO PESADO

Além dos representantes da FecomercioSP e de parlamentares, o seminário também recebeu grandes nomes do empresariado brasileiro, como Flávio Rocha, presidente do Conselho do Grupo Guararapes (Riachuelo). Para ele, o momento atual é ideal para discutir o tamanho do Estado.
 
“A carruagem estatal ficou maior que a sua força de tração. Se ela é sua economia, capital e trabalho, a carruagem é o tamanho que ela tem. Quanto menor o Estado em relação a sua força de tração, mais célere será essa carruagem e mais próspero será esse país”, disse.
 
Sandro Mabel, presidente da Federação das Industriais do Estado de Goiás (FIEG), afirmou que a redução de custos pode ser revertida para melhorar a formação dos servidores. “Ou eles aceitam isso ou estão fora do jogo”, disse. O deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), que presidente a Frente Parlamentar do Empreendedorismo, engrossou o discurso. “Queremos uma reforma justa não só para o servidor, mas para o pagador de imposto”. Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), presidente da Frente Parlamentar do Brasil Competitivo, ainda lembrou que o Poder Público mais dinâmico impacta no serviço oferecido. "A reforma motiva os funcionários, potencializa e produz bons frutos”, finalizou.

 

FecomercioSP


Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

O Impacto da Conectividade Constante na Saúde Mental e no Trabalho


Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. 

A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. 

O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantaneamente a mensagens e a expectativa de estar sempre disponível para o trabalho têm levado a altos níveis de estresse, ansiedade e esgotamento. A falta de limites claros e a dificuldade em desligar-se das telas contribuem para a sensação de que nunca podemos escapar das demandas da vida digital.

Quando desconectar é importante? 

Desconectar-se tornou-se uma necessidade urgente para preservar a saúde mental e o equilíbrio em nossas vidas. A desconexão não implica abandonar totalmente a tecnologia, mas sim estabelecer limites saudáveis e adotar práticas que promovam um uso consciente e equilibrado das telas. 

Uma das estratégias mais eficazes é a introdução de atividades sem telas na rotina diária. Essas atividades, como trabalhos manuais, prática de instrumentos musicais ou jogos de cartas e tabuleiros, exigem atenção focada e proporcionam uma pausa no ritmo acelerado da vida digital. Ao se envolver nessas atividades, podemos acalmar a mente, estimular a criatividade e experimentar um senso de realização que não está ligado ao mundo digital. 

“Além disso, é essencial estabelecer limites claros entre o trabalho e a vida pessoal. Definir horários específicos para o trabalho e respeitar esses limites é fundamental para evitar a exaustão. Desligar-se do trabalho fora do horário estabelecido, evitar o uso de dispositivos eletrônicos durante as refeições e durante atividades diárias, como lavar a louça, são práticas que promovem a atenção plena e a conexão com o momento presente”. Destaca Madalena Feliciano. 

Praticar atividades físicas e passar tempo ao ar livre também desempenham um papel crucial na prevenção da exaustão física e mental. O exercício físico não só ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, mas também melhora o humor e aumenta a sensação de bem-estar. Estar em contato com a natureza e receber luz solar proporciona benefícios adicionais, como maior clareza mental e relaxamento. 

Além disso, é importante reconhecer que a desconexão não é apenas uma escolha individual, mas também uma responsabilidade das organizações e da sociedade como um todo. Empregadores podem implementar políticas que incentivem o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, promovendo pausas regulares, limitando o envio de e-mails fora do horário de trabalho e encorajando a desconexão durante as férias. A sociedade também pode promover uma cultura que valorize o descanso e o bem-estar, reconhecendo que a produtividade não pode ser medida apenas pelo tempo gasto em frente às telas. 

Encontrar o equilíbrio entre a tecnologia e a desconexão é um desafio que enfrentamos diariamente. A chave está em adotar práticas que nos permitam aproveitar os benefícios da tecnologia, ao mesmo tempo, em que protegemos nossa saúde mental e qualidade de vida. “A desconexão não significa abandonar a tecnologia, mas sim utilizá-la de maneira consciente e equilibrada, estabelecendo limites saudáveis. Ao praticar atividades sem telas, estabelecer limites claros, praticar exercícios físicos e passar tempo ao ar livre, podemos evitar a exaustão mental causada pelo trabalho e pela conectividade excessiva”, enfatiza Madalena Feliciano. 

A busca pelo equilíbrio entre a tecnologia e a desconexão é um desafio atual que requer atenção e esforço contínuos. Ao implementar essas estratégias em nossa vida diária, podemos encontrar um caminho para uma relação mais saudável com a tecnologia, onde podemos usufruir de seus benefícios sem comprometer nossa saúde mental. 

É hora de repensarmos nossa relação com o mundo digital. A desconexão não é um luxo, mas sim uma necessidade para preservar nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida. Ao adotar práticas que nos permitam encontrar um equilíbrio saudável, podemos enfrentar os desafios da era digital de forma mais resiliente e encontrar um caminho para uma vida mais equilibrada e satisfatória. 

“Portanto, convidamos a todos a refletir sobre suas próprias práticas digitais, estabelecer limites saudáveis e explorar atividades sem telas que possam trazer equilíbrio e bem-estar. Juntos, podemos construir um futuro onde a tecnologia seja uma aliada, e não uma fonte de esgotamento, e onde possamos desfrutar de uma vida plena e saudável, tanto online quanto offline”. Finaliza Madalena Feliciano.

 

Madalena Feliciano - Empresária, CEO de três empresas, Outliers Careers, IPCoaching e MF Terapias, consultora executiva de carreira e terapeuta, atua como coach de líderes e de equipes e com orientação profissional há mais de 20 anos, sendo especialista em gestão de carreira e desenvolvimento humano. Estudou Terapias Alternativas e MBA em Hipnoterapia. Já concedeu entrevistas para diversos programas de televisão abordando os temas de carreira, mpregabilidade, coaching, perfil comportamental, postura profissional, hipnoterapia e outros temas relacionados com o mundo corporativo. Master Coach, Master em PNL e Hipnoterapeuta, Madalena realiza atendimentos personalizados para: Fobias, depressão, ansiedade, medos, gagueira, pânico, anorexia, entre muitos outros.



Inteligência de crédito tem vagas em aberto e a expectativa de contratação para 2024 impulsiona o crescimento do setor

Mercado de trabalho na área de tecnologia apresenta muita demanda e oportunidades


Segundo o Ministério do Trabalho, o desaquecimento das contratações é evidente no mercado formal. Nos sete primeiros meses do ano, o País gerou 1,2 milhão de empregos com carteira assinada, 28% menos que em igual período de 2022.

Entretanto, algumas empresas estão na contramão dos números apresentados. É o caso TMB Educação, fintech especializada em crédito educacional, que atua com inteligência de crédito. A empresa está com diversas vagas abertas, principalmente na área de tecnologia.

De acordo com Renato Boesso, especialista financeiro e CEO da TMB, “o setor está sujeito a mudanças econômicas, tecnológicas e sociais, e fatores como a oferta e demanda de empregos, a qualificação dos candidatos e a situação econômica de um país influenciam a dinâmica desse mercado. Nossa empresa tem uma alta demanda de profissionais de tecnologia, só neste ano já contratamos 48 profissionais e temos algumas posições em aberto. Importante o candidato ter vontade de fazer acontecer, correr atrás, um dos valores da TMB é “Você é o seu Futuro”, ou seja, em uma instituição que cresce muito todos os meses como a nossa, tem inúmeras oportunidades.

Para Boesso, há uma crescente demanda por profissionais de TI devido à digitalização de empresas, avanços tecnológicos e transformação digital. “Estamos com vagas nas seguintes posições: customer success, analista de telemarketing, analista de dados, desenvolvedor sênior,  desenvolvedor pleno e  desenvolvedor Júnior, a maior demanda é para tecnologia.  E a nossa expectativa para 2024 é  de contratar 52 pessoas”, comenta.

O mercado de trabalho no ramo tecnológico é frequentemente descrito como aquele com muita demanda e oportunidades. Entretanto, Boesso defende que alguns aspectos importantes precisam ser considerados:

Diversidade de Funções: A área TI abrange uma ampla gama de funções, desde desenvolvimento de software e engenharia de dados até segurança cibernética e design de experiência do usuário (UX).

Habilidades em Alta: Ter habilidades em programação, análise de dados, aprendizado de máquina, inteligência artificial e cibersegurança é altamente valorizado.

Inovação Constante: A tecnologia evolui rapidamente, o que significa que os profissionais precisam estar atualizados com as últimas tendências e tecnologias.

Remuneração Atrativa: Os salários na área de tecnologia costumam ser competitivos devido à alta demanda por profissionais qualificados.

Flexibilidade de Trabalho: Muitas empresas de tecnologia oferecem opções de trabalho remoto ou horários flexíveis.

Certificações e Educação Contínua: Investir em certificações e educação contínua é fundamental para avançar na carreira de tecnologia.

A situação do mercado de trabalho pode variar dependendo da localização geográfica e das condições econômicas. Para aqueles interessados em ingressar no setor de tecnologia, é importante identificar as áreas de interesse e adquirir as habilidades necessárias.

As vagas da TMB Educação estão disponíveis no site ou nas redes sociais @tmbeducacao.

 


Reinaldo Boesso - CEO da TMB Educação, uma fintech especializada em crédito educacional, que tem como grande missão democratizar o conhecimento para transformar a economia através da educação. É formado em Análise de Sistema e possui pós-graduação em gestão empresarial e gestão de projetos. Também é especialista financeiro liderando times de M&A em fundos de investimento.

TMB
site ou pelo @tmbeducacao.

 

Empreendedorismo popular é sonho nas favelas

Sebrae atua no apoio à formalização, na capacitação e orientação dos empreendedores. Dia da Favela é comemorado em 4 de novembro


Cerca de 5,2 milhões de empreendedores. Essa é a quantidade de donos de pequenos negócios que vivem nas mais de 13,5 mil favelas de todo o país. Os dados fazem parte da pesquisa Data Favela 2023. O levantamento também observou que o maior sonho profissional para 35% das pessoas que vivem nessas comunidades é abrir o próprio negócio. Neste sábado (4), quando é comemorado o Dia da Favela, o Sebrae ressalta o seu papel na capacitação e estímulo ao empreendedorismo nessas regiões que reúnem cerca de 18 milhões de habitantes. "Trabalhamos, em todo país, com o empreendedorismo popular com projetos de inclusão produtiva. São ações efetivas que permitam que essas famílias possam superar as dificuldades. Dessa forma, com geração de emprego e renda. É preciso criar oportunidades para que se tornem ativamente produtivos e capazes. O Sebrae atua para que a população que está na favela também realize o seu sonho de empreender", ressalta Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

Neste ano, o Sebrae realizou diferentes edições locais da Expo Favela, uma feira de negócios que reuniu e deu visibilidade para empreendedores e startups das comunidades. Além disso, esse foi um espaço para tirar dúvidas sobre formalização e regularização do Microempreendedor Individual (MEI), precificação, gestão do tempo e planejamento, entre outros temas. “Em um evento com esse porte, conseguimos apresentar e conhecer novas empresas e ter contato com empreendedores de diferentes comunidades”, comenta Anderson Marcelo, empresário da Delivery de Favela, do Rio de Janeiro.

“Os empreendedores de favelas são sedentos por oportunidades para alavancar seus negócios. Em todas as atividades do Sebrae houve uma rotatividade alta porque esses empresários estavam em busca de conhecimento”, explica Carla Panisset, coordenadora de Empreendedorismo Social do Sebrae Rio.

Na cidade carioca também é realizado o projeto Comunidade Sebrae, que está atualmente em 18 favelas, totalizando mais de 100 comunidades. Já são mais de 41 mil atendimentos com foco em oferecer oportunidades para uma economia competitiva, inclusiva e sustentável.

O empresário Carlos Pedro da Silva, um dos fundadores da empresa Carteiro Amigo, conta que há 21 anos trabalha com o Sebrae no Rio de Janeiro. A empresa é responsável pela distribuição e digitalização de postagem e entregas nas favelas da capital carioca. “Com a orientação do Sebrae, conseguimos otimizar o tempo, o espaço, conseguimos mudar o local da loja. Tudo isso representou uma grande mudança na rotina do nosso negócio”, destaca.

Além disso, com a experiência de conhecer as principais dificuldades de quem empreende em favelas, o Sebrae Rio também promoveu o programa gratuito Top Empreendedor. Por meio de capacitações e consultorias, os participantes conheceram práticas do mercado para aprimorar a gestão do negócio.


Projetos sociais e Jornada empreendedora

Saindo das ações para as comunidades cariocas, o Sebrae também atua no Morro das Pedras, da Região Oeste de Belo Horizonte. Por lá, as empreendedoras locais criaram a “Barbie” do morro. Essas mulheres fazem parte do projeto Ully – uma ação social que incentiva o empreendedorismo feminino na comunidade com o apoio do Sebrae Minas. A iniciativa, que oferece cursos e oficinas de panificação, costura, crochê, beleza e estética, foi apresentada na Expo Favela Minas.

“Queremos prepará-las para que possam ser donas de suas próprias vidas, sejam mais independentes e ganhem autoestima para que sigam em frente, criem seus filhos e tenham uma opção de sustento para suas famílias”, explica Eliete Jesus dos Santos, idealizadora do projeto que transforma a vida de 800 mulheres.

O grupo Famílias Empreendedoras do Bairro Coqueiros, também na capital mineira, que atende 40 moradores das comunidades da região Noroeste, foi outra que recebeu atenção do Sebrae Minas. Carmen Lúcia de Matos Barcelos, idealizadora do grupo, passou pela Jornada Empreendedora e junto a outras quatro mulheres, criou uma feira de expositores sempre no segundo domingo do mês. “As orientações ajudaram a ampliar minha visão sobre os negócios e de como poderia transformar o lugar onde moro desde 1976”, explica Carmem.

O professor Miltinho Souza, da comunidade Cabana do Pai Tomás, na região Oeste de Belo Horizonte, é outro que foi capacitado por meio da Jornada Empreendedora. Antes atuando como professor particular, hoje ele treina docentes recém-formados e estudantes da comunidade, ensinando sua técnica criada a partir da experiência que teve em estudar com a filha. Com o Sebrae ele recebeu orientações sobre planejamento, marketing digital, precificação e atendimento ao cliente, além de consultorias individuais para estruturação de um novo modelo de negócio.

Agora, além das aulas e para estimular o empreendedorismo na comunidade, Miltinho também teve a ideia de comercializar, no local onde ensina, produtos feitos pelos pais dos alunos. “A gente aprende ensinando. Meu objetivo é ajudar as pessoas que têm dificuldade com a matemática, por exemplo, para que aprendam e possam ensinar. Além disso, por meio de parcerias estratégicas, conseguimos também oferecer novas oportunidades e expectativas de vida para os moradores da comunidade”, justifica o professor.

A programação da Jornada Empreendedora, criada em 2019, inclui seis palestras sobre os temas: como se tornar microempreendedores individuais (MEI), vantagens da formalização e do cooperativismo, como potencializar as vendas pelas redes sociais, controle financeiro, fluxo de caixa, precificação de produtos, criação de modelos de negócios e como melhorar o atendimento e fidelizar clientes.


Projeto Mães da Favela SEBRAE

Projeto Mães da Favela foi criado pela Central Única das Favelas (CUFA) e tem o apoio do Sebrae. O objetivo é levar renda e auxiliar todas as mães “solo” que vivem nas favelas dos 17 estados do Brasil e do Distrito Federal.

O Sebrae apoia a iniciativa e está aqui para te ajudar a transformar a sua realidade por meio do conhecimento e do empreendedorismo. Preparamos uma série de conteúdos e cursos gratuitos selecionados especialmente para que você em frente o desafio de ter o seu próprio negócio!

Na cidade carioca também é realizado o projeto Comunidade Sebrae, que está atualmente em 18 favelas, totalizando mais de 100 comunidades. Já são mais de 41 mil atendimentos com foco em oferecer oportunidades para uma economia competitiva, inclusiva e sustentável.


Golpes em bancos digitais: desafios jurídicos e proteção ao consumidor

Clientes devem monitorar regularmente suas contas bancárias, transações e atividades suspeitas


Durante a era virtual, os bancos digitais e as fintechs surgiram como protagonistas do mercado financeiro, oferecendo aos consumidores a facilidade e conveniência de operações ágeis e práticas. No entanto, essas facilidades e conveniências são acompanhadas do lado sombrio: a vulnerabilidade dos sistemas digitais que, muitas vezes, são explorados por golpistas para a prática de crimes financeiros. 

A cada dia que passa, o número de bancos digitais e fintechs autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN) para operar com PIX e CDC (Crédito Direto ao Consumidor) aumenta, mas, infelizmente, também cresce o número de golpes. Atualmente temos aproximadamente 800 fintechs que estão autorizadas pelo BACEN a operar com essas modalidades financeiras. 

Golpistas habilidosos exploram as vulnerabilidades dos sistemas destas instituições e assim buscam vantagens ilícitas, aplicando “golpes” e ainda movimentam os recursos obtidos por estes golpes dando a conotação de lavarem este dinheiro, trazendo enormes prejuízos aos consumidores destes serviços bem como às instituições que operam neste mercado.

De acordo com Paulo Akiyama, advogado que atua na área de direito empresarial, é importante destacar os desafios jurídicos que envolvem os golpes em clientes dos bancos digitais. “Os operadores dos sistemas digitais, tanto bancos como fintechs têm a obrigação de proteger as informações dos clientes. Caso ocorra uma violação de dados devido à negligência da instituição, os usuários têm o direito de buscar reparação por eventuais perdas e danos”, revela.

Nesse cenário é importante orientar os consumidores. “Adotar práticas seguras, como a escolha de senhas robustas e a verificação de autenticidade dos sites, os clientes contribuem ativamente para sua própria proteção. Importante também ao receberem ligações telefônicas que se identificam serem do banco, que confirme antes de fornecer qualquer dado, os bancos não solicitam senhas e nem fotos tipos “selfies” e muito menos cópia de seus documentos”, pontua.

Ainda é de suma importância que as instituições operadoras do sistema digital prezam pela segurança de seus sistemas bem como, sigam as normativas do BACEN confirmando os dados daqueles que abrem uma conta digital, fato este que na prática não está ocorrendo ou pode estar sendo fraudado pelos “golpistas” levando a abertura de contas “fantasmas”.

Segundo o advogado, a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD, em vigor desde setembro de 2020, assegura aos consumidores o direito à privacidade e à proteção de informações pessoais. “O vazamento ou uso indevido desses dados sem o consentimento de seus titulares pode levar a sérias repercussões legais, como multas significativas para as empresas envolvidas e até mesmo sanções que proíbem o tratamento de dados pessoais, impactando diretamente as operações”, alerta.

Vale lembrar que a LGPD concede aos titulares de dados o direito de solicitar acesso às informações que uma empresa possui sobre eles, bem como corrigir dados incompletos, inexatos ou desatualizados. 

Para Akiyama, é essencial orientar os consumidores sobre as precauções que eles devem adotar para se protegerem de golpes em bancos digitais. “Educar os usuários sobre práticas seguras de navegação e reconhecimento de sites e comunicações fraudulentas é fundamental para sua prevenção. Além disso, é preciso incentivar os clientes a monitorarem regularmente suas contas bancárias, transações e atividades suspeitas. Qualquer atividade não reconhecida deve ser relatada imediatamente à instituição financeira e, potencialmente, à um advogado e ainda as instituições operadoras do sistema devem zelar pela autenticidade dos documentos apresentados pelo candidato a correntista, evitando assim as contas “fantasmas” que buscam apenas serem de passagem de dinheiro obtido de forma ilícita”, finaliza.



Paulo Akiyama - formado em economia e em direito desde 1984. É palestrante, autor de artigos, sócio do escritório Akiyama Advogados Associados e atua com ênfase no direito empresarial e direito de família.
Para mais informações acesse o site


A importância do registro da marca para o pequeno empresário


Marca é a representação simbólica de um produto ou serviço relacionando-a com uma pessoa física ou jurídica, que a criou, qualquer que ela seja. Marca é algo que permite a identificação de um modo imediato de um produto ou serviço, como, por exemplo, Coca-Cola, que todos sabem a que se refere.

 

Ninguém pede um refrigerante, mas sim uma Coca-Cola, como Havaianas, Gilette e outras marcas que, de tão fortes, viraram sinônimo dos produtos que elas representam. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode trazer à mente do consumidor o produto que ela representa. A marca é um conceito de marketing bastante fácil de entender, ela trata da imagem que os consumidores têm do produto que ela representa.

 

Há quem diga que a marca é o melhor elo de ligação entre a empresa e os seus consumidores. um sinal de presença, uma associação. Por essa razão, é importante que ela seja protegida e sua propriedade garantida para quem a criou. Para isso, é importantíssimo que tão logo a empresa e seus produtos ou serviços sejam criados, essa marca seja registrada.

 

O registro de marca é um processo legal que garante ao proprietário o direito de uso exclusivo da marca dentro do território nacional autorizado. O registro de marca é uma ferramenta essencial para a proteção e promoção das micro e pequenas empresas. Ele oferece proteção legal, valoriza ativos intangíveis, distingue a empresa da concorrência e facilita a expansão para novos mercados, sem risco de apropriação pela concorrência.

 

A utilização da marca como diferencial de competitividade requer o seu registro e proteção, para garantir ao seu proprietário o direito de uso exclusivo da marca dentro do território nacional autorizado. Além disso, o registro é a única forma de proteger legalmente a marca contra possíveis copiadores, da concorrência e de ganhar espaço no mercado.

 

Podemos afirmar com segurança que o registro de marca é um investimento essencial para qualquer empreendedor, tanto para pequenas empresas quanto para grandes corporações. Afinal, além de proteger, ele pode valorizar sua marca, facilitando negociações, abertura de franquias e se tornando patrimônio imaterial da empresa.

 

O registro de uma marca protege os interesses da empresa que a criou. A marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa. Quando bem cuidada, pode gerar lucros constantes por meio de exploração direta ou indireta, pois é o principal elo entre o negócio e o cliente e a principal garantia de que aquele produto ou serviço é exatamente o que o consumidor procura.

 


Elizabeth Nogueira Lemes Nunes - engenheira, especialista em marcas e patentes e sócia fundadora da Patentex - @Patentex.brasil

 


Estudo aponta aumento de 14% em produtividade com utilização de IA


Um número cada vez maior de empresas estão utilizando a tecnologia para melhorar, dinamizar e deixar seus processo mais assertivos 


A Inteligência Artificial é o grande assunto na área de tecnologia neste ano. Muito tem se discutido se, com a chegada da tecnologia, trabalhadores serão substituídos e perderão seu espaço no mercado. Porém, em pesquisa realizada pela Universidade de Stanford e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o impacto da IA vem se mostrando positivo. Segundo o estudo, a utilização de ferramentas de IA generativa, aquelas capazes de responder como humanos, resultou em um aumento de 14% na produtividade.

Resultados semelhantes também podem ser vistos no Brasil. Rodrigo Nascimento, um dos maiores especialistas de Marketing por dados no país e CEO da Buscar ID, empresa líder em soluções de marketing por dados, conta que, após a implementação de soluções que utilizam inteligência artificial, a equipe da Buscar ID aumentou em cinco vezes a produtividade, além de registrar aumento de 200% nos resultados para seus clientes.

“A IA está provando ser uma aliada poderosa para os profissionais da comunicação e marketing, aumentando a produtividade, a eficiência e a qualidade do trabalho, sendo integrada com sucesso em várias facetas da indústria, demonstrando que o futuro da comunicação e marketing é mais brilhante e eficaz do que nunca”, destaca Nascimento.

Nascimento conta como a introdução da IA no cotidiano da BuscarID aumentou a produtividade da equipe. “Esse aumento significativo na produtividade teve um impacto direto nos resultados, começamos a utilizar a inteligência artificial de forma extensiva para criar e treinar modelos que pudessem gerar conteúdo com base no material de nossas aulas. Por exemplo, possuíamos mais de 150 horas de aulas gravadas. Colocamos esses vídeos à disposição da inteligência artificial, que os assistiu e, em seguida, instruímos a IA a criar ebooks, resumos e guias relacionados a essas aulas ou vídeos. Hoje, economizamos cerca de dois a três dias por semana graças ao uso da IA dessa maneira.”


Além disso, a IA foi empregada na análise de concorrentes, reduzindo o tempo necessário para análises complexas de horas para minutos. “Se precisamos fazer uma análise de concorrência, orientamos a IA e a treinamos adequadamente.  Ela consegue realizar análises que anteriormente nos tomavam duas ou três horas em questão de minutos para diversos concorrentes. Esse aumento de produtividade, resultando em uma eficiência cinco vezes maior, foi inteiramente impulsionado pelo uso da inteligência artificial”, conta o CEO. 

Segundo Nascimento, o aumento da produtividade refletiu diretamente nos resultados da equipe.”Com a IA, conseguimos aumentar nossos lucros em até duas ou três vezes ao utilizar dados de forma mais eficaz. Um exemplo disso é a plataforma IDFY que lançaremos no ID 360, que possui uma IA capaz de analisar as métricas e indicadores do Google Ads e Facebook Ads. O que costumava levar meia hora ou até 40 minutos para fazer, agora é realizado com um único clique, graças ao treinamento da IA.”

O especialista destaca que, além de aprimorar o trabalho, a IA dá mais liberdade para os colaboradores. “Agora, podemos dedicar mais tempo ao trabalho com dados, pois tarefas que demandam muito tempo, como a criação de conteúdo, são agora executadas pelas inteligências artificiais.” 

 


Buscar ID
https://www.buscarid.com/

  

Inovação Jurídica: Sistema de Intimações com Inteligência Artificial ultrapassa 1 milhão de recomendações

Em apenas dois meses, AASP faz história ao transformar a experiência e rotina de milhares de advogados pelo Brasil, recomendando cursos, doutrinas e jurisprudência

 

Prestes a completar apenas dois meses de lançamento, o novo recurso de Inteligência Artificial, vinculado ao sistema de intimações da AASP – Associação de Advogados, tem muito a comemorar. Até o momento, já se somam 1.227.667 recomendações feitas aos advogados de todos país, divididos entre jurisprudência (454.527), seguidos das doutrinas (388.239) e das recomendações de cursos (384.901).

“Sem dúvida esse é um grande marco na história da advocacia brasileira. Estamos completando oito décadas de atuação em 2023 com o lançamento inédito do uso da Inteligência Artificial (IA), que chegou para potencializar e facilitar o exercício da profissão no país. Mais do que realizar e lançar produtos, é preciso manter-se à frente e olhar em direção ao futuro, e inovar é uma premissa da AASP”, afirma Eduardo Mange, presidente da entidade.

A novidade passou a funcionar no processo de intimações em 24 de agosto, anunciada durante o 14º Encontro Anual da AASP, e foi recebida com entusiasmo pelos profissionais na área.

O sistema de intimações da instituição já era uma referência no país, por ser totalmente informatizado e distribuído no formato digital para cerca 75 mil pessoas do corpo associativo em todo o Brasil. Atualmente, uma equipe especializada faz a leitura de 119 diários. As informações coletadas são organizadas e atualizadas no sistema, além de serem conferidas, em último nível, por agentes que garantem mínimo de falha, reduzindo quase a zero envios de homônimos e outros erros. Só no primeiro semestre de 2023, a AASP tratou mais de 50 milhões de publicações. Agora, o recurso ficou ainda mais eficiente e dinâmico com a implantação de recursos de IA que passou a recomendar a jurisprudência, doutrinas e cursos AASP relativos ao processo.

“O sistema incorpora, assim, a habilidade de aprender com dados históricos para informar suas decisões. Dentro desse subgênero de Inteligência Artificial Limitada, há a capacidade de armazenar, processar e recuperar informações, o que eleva a complexidade dos comportamentos propensos a tomadas de decisões bem fundamentadas. Além disso, a nova funcionalidade é aprimorada a cada minuto, com o uso da plataforma por milhares de associados. Assim, o desenvolvimento do recurso ocorrerá rapidamente, por conta da força do associativismo”, explica Helton Germano, gerente de Tecnologia da AASP.

Hoje, sua capacidade de assertividade pela amostragem é de 60%, ou seja, quanto mais usado for, maior sua chance de entregar a jurisprudência e a doutrina dentro de melhores parâmetros.

Um exemplo concreto desse conceito é encontrado nas recomendações de streaming, em que a plataforma utiliza memórias limitadas para sugerir vídeos com base nas preferências previamente manifestadas pelo usuário.

 

AASP – Associação dos Advogados

 

Atendimento humanizado é o melhor caminho para encantar e fidelizar clientes

Para o palestrante Alexandre Slivnik, adotar essa filosofia pode maximizar o número de vendas e a lucratividade de um negócio


No mundo empresarial, a capacidade de oferecer um serviço que vai além das expectativas não apenas satisfaz os clientes, mas cria laços duradouros e leais. Compreender a importância de um atendimento de excelência tornou-se um movimento fundamental para as organizações que buscam não apenas atrair, mas também fidelizar seus consumidores. 

Uma pesquisa realizada pela Zendesk, em 2021, indicou que 82% das pessoas entrevistadas estão dispostas a gastar mais para ter uma experiência de compra e atendimento mais completa. Além disso, 76% acreditam que a experiência do cliente, atualmente, é mais importante se comparada ao período pré-pandemia. 

De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil, um atendimento de excelência é aquele que vai além do que era esperado pelo cliente. “Quando uma família planeja uma viagem para a Disney, por exemplo, cria-se uma alta expectativa. Se o parque não consegue exceder o que é esperado, a experiência é frustrada e a excelência não é perceptível”, relata. 

Por outro lado, quando o cliente possui uma baixa expectativa, o encantamento é mais fácil de ser atingido. “É preciso gerenciar a expectativa dos consumidores. Quanto mais efetivo esse gerenciamento, maiores as chances de exceder as perspectivas esperadas e proporcionar um atendimento de excelência que seja perceptível para os clientes”, pontua.

O especialista acredita que quanto melhor a experiência oferecida, maiores as chances de retorno ao estabelecimento. “Muitas empresas investem em estratégias de marketing robustas mas não são capazes de fidelizar os clientes. Isso acontece porque esses critérios não geram encantamento. É fundamental oferecer a melhor experiência de compra para que os consumidores queiram voltar e indiquem o local para outras pessoas. O marketing será automático e exponencial.”, revela.

Um levantamento realizado em 2020 pela PWC apontou que conquistar um novo cliente é 25 vezes mais caro do que fidelizar os clientes antigos. “Apostar em um melhor atendimento é a chave para realizar esse movimento de fidelização e aumentar a lucratividade de um negócio”, declara Slivnik. 

Para o palestrante, o primeiro passo em um processo de venda deve ser o completo entendimento das necessidades do cliente. “Muitos profissionais querem ir direto ao final da venda sem ao menos escutar o consumidor. O vendedor não deve falar mais do que o cliente na primeira etapa do atendimento. É preciso fazer perguntas para entender o que eles precisam e, então, criar um mapeamento com as melhores opções para esse comprador”, aponta.

Após esse entendimento inicial, os vendedores podem ser mais ativos e participativos. “Esse é o momento para falar sobre as propriedades do produto e seu impacto na vida do cliente, aumentando significativamente as chances da venda ser realizada”, revela o vice-presidente da ABTD. 

Slivnik acredita que os profissionais de vendas devem estar atentos ao humor de cada cliente. “Existem consumidores mais retraídos, que não querem sentir-se o centro das atenções. Se o vendedor chega com uma energia muito alta, pode espantar esse tipo de pessoa. Por outro lado, se o cliente entra em uma loja falando alto e mostrando alguma irreverência, o atendente deve compartilhar dessa mesma energia para gerar uma conexão”, relata.

Para o especialista, um atendimento de excelência deve ser consultivo e humanizado. “O vendedor deve entender as necessidades do cliente e oferecer exatamente o que ele precisa. Com as facilidades do comércio digital, que não possui nenhuma interação humana, realizar compras em uma loja física passou a exigir essa conexão. Os profissionais devem olhar nos olhos dos consumidores, perguntar sobre seus gostos, preferências e fazer com que eles se sintam verdadeiramente importantes”, finaliza. 



Alexandre Slivnik - reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando-FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA/USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, Europa, África e Ásia, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School of Education - Boston/EUA).
Para mais informações, acesse o site oficial.

 

Geração distribuída solar traz economia líquida de mais de R$ 84,9 bilhões a todos os consumidores brasileiros, revela estudo

Cálculos da consultoria Volt Robotics, encomendados pela ABSOLAR, apontam que a geração própria solar reduz custos com termelétricas, custos de operação do sistema, encargos de serviços do sistema e perdas elétricas em R$ 403,90 por megawatt-hora


A geração própria solar em telhados, fachadas e pequenos terrenos ajuda a reduzir custos para todos os consumidores de energia elétrica no País. Ao calcular os custos e benefícios da chamada geração distribuída (GD), estudo da consultoria especializada Volt Robotics, encomendado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), concluiu que a economia líquida na conta de luz de todos os brasileiros é de mais de R$ 84,9 bilhões até 2031.
 
De acordo com o estudo, os benefícios líquidos da geração distribuída equivalem a um valor médio de R$ 403,9 por megawatt-hora (MWh) na estrutura do sistema elétrico nacional (fonte: Volt Robotics, 2023), ante a uma tarifa média residencial de R$ 729 por MWh (fonte: Aneel, 2023) no País.
 
O objetivo do estudo foi calcular os custos e benefícios da microgeração e da minigeração distribuída, de acordo com o artigo 17 da Lei nº 14.300, de 6 de janeiro de 2022, que estabeleceu o marco legal do segmento. Foram identificadas sete dimensões de avaliação: Energia, Encargos, Risco Financeiro, Perdas, Segurança Energética, Meio Ambiente e Socioeconômica, com análises qualitativas e qualitativas, subdividida em mais de duas dezenas de variáveis.
 
Os cálculos foram feitos com base no cenário oficial de crescimento projetado para a geração distribuída no Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 (PDE 2031), de autoria do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
 
A própria Lei nº 14.300/2022 determina que todos os benefícios da GD sejam corretamente identificados, calculados e incorporados no segmento. A lei estabelece que as diretrizes destas contas sejam definidas e oficializadas pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), a partir das quais a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizará os cálculos, para posterior auditoria da sociedade e incorporação no setor.
 
Na sexta-feira, 27 de outubro, a ABSOLAR e a Volt Robotics se reuniram com a Aneel, para apresentar os resultados do estudo com os cálculos de custos e benefícios da geração distribuída solar fotovoltaica no Brasil. O trabalho concluiu que os benefícios do crescimento da geração própria solar na matriz elétrica brasileira superam, em muito, os custos, trazendo relevantes ganhos líquidos para os consumidores e a sociedade. A reunião, realizada na sede do órgão regulador, buscou sensibilizar as equipes técnicas e especialistas da Aneel, para que os cálculos sejam realizados de forma completa, justa e transparente, bem como para que sejam finalizados com agilidade, dada sua importância para o mercado.


 
Veja os cálculos
 
Em dez das principais variáveis avaliadas minuciosamente para calcular os custos e benefícios da modalidade, como operação, expansão da geração, transmissão e distribuição, energia de reserva, encargos de serviços, risco hidrológico, sobrecontratação, variação cambial e de preço de combustível e perdas em distribuição e transmissão, sete ficaram com saldo positivo, principalmente na dimensão de energia (operação e expansão do sistema elétrico), com total de R$ 70,3 bilhões em benefícios nesta dimensão. Apenas três das dez variáveis apresentam saldo levemente negativo, como energia de reserva, risco hidrológico e sobrecontratação, com déficit acumulado de menos de R$ 4,3 bilhões.

Fonte: Estudo Volt Robotics/ABSOLAR, 2023 (em R$ bilhões).

Fonte: Estudo Volt Robotics/ABSOLAR, 2023 (em R$/MWh).

Para Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR, depois de mais de um ano e meio de minucioso trabalho técnico de alta qualidade feito pela Volt Robotics, é possível afirmar, com segurança e confiança, que os benefícios da geração distribuída solar são cruciais para a sociedade brasileira. Adicionalmente, o avanço da fonte solar fortalece a transição energética sustentável do Brasil, dando aos consumidores mais poder de escolha, autonomia e independência energética. 

“Quando se analisa os ganhos socioeconômicos e ambientais da geração própria solar, como atração de investimentos, geração de empregos, aumento da renda, aumento do poder de compra da população, redução de emissões de gases poluentes e avanços na transição energética e sustentabilidade do País, benefícios estratégicos ao Brasil, o saldo é ainda mais positivo para uma nação que pode ser protagonista na geopolítica global do século XXI”, acrescenta.
 
Já Guilherme Susteras, conselheiro e coordenador do grupo de trabalho de geração distribuída da ABSOLAR reforça que, com o estudo realizado a partir de dados e ferramentas computacionais oficiais de planejamento, a entidade cumpre seu compromisso de entregar contribuições valiosas e auditáveis à Aneel, para ajudar no trabalho de definição da metodologia tarifária a ser aplicada aos consumidores que geram sua própria energia, a partir de 2029.
 
“Desta forma, a ABSOLAR trabalha para garantir que a geração própria solar seja tratada de forma justa e equilibrada, conforme determina a Lei nº 14.300/2022, e que os benefícios da modalidade sejam corretamente identificados, valorados e incorporados nas políticas públicas em benefício da sociedade”, conclui Susteras.


 
Mais Indicadores
 
A geração própria solar acaba de ultrapassar a marca de 24 gigawatts (GW) de potência instalada em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos no Brasil, com mais de 3,1 milhões de unidades consumidoras atendidas pela tecnologia fotovoltaica, segundo mapeamento da ABSOLAR.
 
De acordo com a entidade, o País possui mais de 2,1 milhões de sistemas solares fotovoltaicos instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Desde 2012, foram cerca de R$ 121,0 bilhões em novos investimentos, que geraram mais de 720,7 mil empregos acumulados no período, espalhados em todas as regiões do Brasil, e representam uma arrecadação aos cofres públicos de R$ 30,8 bilhões. A tecnologia fotovoltaica já está presente em 5.539 municípios e em todos os estados brasileiros.


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