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terça-feira, 16 de maio de 2023

Brasil representa quase metade de dados vazados no mundo: saiba como proteger a sua empresa

Especialista da FC Nuvem dá dicas de como as empresas podem evitar ataques virtuais e invasão de hackers

 

O “Relatório do Cenário de Ameaças” realizado pela Tenable aponta que mais de 112 terabytes (TB) de dados foram expostos no ano passado no Brasil, volume que representa cerca de 43% dos 257 terabytes registrados em todo o mundo, onde mais de 2,29 bilhões de registros foram expostos, dos quais mais de 800 milhões de registros foram vazados por causa de bancos de dados desprotegidos. 

“A consequência disso, é a causa de grandes impactos negativos afetando as empresas, como já foi o caso de grandes nomes do comércio, que passaram por um ataque cibernético e ficaram com seu site e aplicativo fora do ar em datas importantes, por exemplo”, alerta Fernando Medeiros, CTO da FC Nuvem, empresa da FCamara especialista em serviços gerenciados de TI, cibersecurity, data & analytics e multicloud.  

Em resumo, os efeitos que as empresas podem sofrer são enormes, além do risco do vazamento de bancos de dados. Além do comércio digital, o sistema financeiro também exige segurança cibernética redobrada. Entretanto, o Fundo Monetário Internacional (FMI) identificou que 56% dos bancos centrais ou autoridades de supervisão não têm uma estratégia cibernética nacional. “Uma dica para as empresas evitarem esses ataques é buscar apoio consultivo para uma análise profunda e imparcial dos riscos, com a criação de um plano de ação para atacar rapidamente os pontos levantados, criando as camadas de segurança necessárias, gerando controle e visibilidade do seu ambiente”, complementa Fernando. 

Em um mundo tão tecnológico, em que tudo é digital, proteger os dados dos clientes e das empresas, além de garantir o funcionamento da operação, é primordial para o bom desempenho do negócio. É preciso passar confiança para o consumidor e botá-la em prática. Isso só será possível por meio de estratégias completas de segurança de identidade de usuários, principalmente com o contexto de trabalho remoto atual, e de segurança de infraestrutura, em que você previne que existam pontos de entrada vulneráveis a ataques hacker e também prepara o seu ambiente para retomar o controle rapidamente no caso de um possível ataque. Para Medeiros, estratégias como essa te preparam para qualquer adversidade, e faz com que a sua empresa não seja um alvo tão atraente para os hackers. 

“Uma outra dica para a empresa se proteger é construir uma arquitetura em camadas que possa gerar barreiras a serem transpostas pelos hackers e com isso não apenas desmotivá-los a continuar com a invasão, mas também proporcionar meios para rastrear e evitar o sucesso do ataque”, fala o executivo. 

A cibersegurança nas empresas nada mais é do que o conjunto de medidas adotadas para proteger computadores, servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, redes e dados contra ataques malignos. Entre as categorias de proteção mais comuns, estão segurança de rede, de aplicativos, segurança de informações, segurança operacional, recuperação de desastres e continuidade dos negócios e educação do usuário final.  

Para ter mais segurança contra ataques cibernéticos, algumas soluções podem ajudar na proteção. A infraestrutura em nuvem é um grande facilitador nesse caso, pois possibilita o uso de inúmeros recursos importantes para esse tipo de proteção e remediação de forma mais ágil. Como é o caso da FC Nuvem, que oferece serviços com foco em segurança no qual é possível identificar vulnerabilidades do ambiente em nuvem, definir ações de correção para elas no intuito de blindar a empresa de tentativas de ataque, além de revisões recorrentes da segurança do ambiente e monitoramento 24 horas por dia, sete dias por semana. Outro serviço é o Bunker FC Nuvem, que garante que a empresa tenha meios de remediação e retomada rápida de controle em caso de um possível sequestro de dados por ataque de ransomware, evitando assim que a empresa tenha que pagar valores altíssimos como forma de resgate.  

Quando falamos de negócios digitais, a computação em nuvem pode ser uma grande aliada para ter melhor controle e gestão dos seus sistemas e informações: como eles são acessados, por onde, por quem e como garantir a identidade dessa pessoa que está acessando os dados da empresa. No entanto, também é preciso ter um serviço que te ajude a revisar e monitorar esse ambiente, identifique ferramentas para uma constante melhoria e tome as ações necessárias no caso de incidentes. “Estar protegido antes mesmo de um ataque passará mais segurança tanto para a empresa como para o cliente. E nos últimos meses ficou claro que assumir a possibilidade de brechas e estar preparado para uma eventual invasão não quer dizer que sua segurança é fraca, mas sim que a empresa está preparada para qualquer situação”, finaliza Medeiros.

 


FCamara
www.fcamara.com

 

Reajuste na guia DAS acende alerta sobre riscos aos MEIs inadimplentes; saiba como regularizar

Somente na plataforma MaisMei, especializada na abertura e gestão de MEIs, os inadimplentes somam quase 750 mil microempresas 

 

A vigência dos novos valores das guias mensais DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que agora variam de R$ 67,00 a R$ 164,40, dependendo da atividade exercida, trouxe à tona a grandeza de um problema que pode acarretar na perda de benefícios para uma parcela considerável dos microempreendedores individuais (MEI): a inadimplência. Segundo levantamento feito pela MaisMei, plataforma especializada na abertura e gestão de MEIs, cerca de 48% dos CNPJs cadastrados na base de usuários ativos no Brasil estão com pagamento atrasados, algo próximo a 744.125 microempresas. A amostragem considerou toda a base cadastral da empresa, que conta com mais de 1,6 milhão de usuários. 

"O número assusta, já que a modalidade foi pensada justamente para que pequenos empreendedores tenham acesso aos benefícios previdenciários, pagando uma carga tributária menor", afirma a head de Contabilidade da MaisMei, Kályta Caetano. 

Entre os benefícios estão: aposentadoria (por idade e por invalidez, no valor do salário-mínimo), auxílio-doença e Salário Maternidade. 

Além disso, alerta Kályta Caetano, a inadimplência do MEI pode acarretar em problemas para a Pessoa Física responsável. "Após dois anos de inadimplência, o CNPJ é cancelado e as dívidas são transferidas para o CPF do empreendedor. Fora a dificuldade para se aposentar, entram outras questões como dívida com a União, incidência de juros, multas, e a pessoa física pode ficar impossibilitada, por exemplo, de buscar financiamentos e empréstimos", explica a contadora. 

Outros problemas relacionados à inadimplência do MEI são o impedimento de emissão de notas fiscais e da realização de operações comerciais, e até mesmo ter as contas bancárias em nome da empresa bloqueadas. 


O que mudou?

Em janeiro deste ano, o Governo Federal confirmou o reajuste no salário mínimo, passando de R$1.212,00 para R$1.302,00. Na ocasião, o aumento impactou nos valores da Guia DAS, que ficaram mais caras. O último reajuste, válido desde o dia 1º de maio, elevou o salário mínimo para R$ 1.320,00. Por este motivo, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional(DAS), conhecido como Guia DAS, terá um novo aumento a partir do próximo mês.

Os MEIS que têm como atividade, comércio, indústria e transporte entre estados e municípios, pagam os 5% referente ao INSS (Previdência Social) + o imposto de R$ 1,00 referente ao ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Já os empreendedores que prestam serviço em geral pagam os 5% referente ao INSS + R$ 5,00 referente ao ISS - Imposto Sobre Serviços. A única categoria com porcentagem diferente é o MEI Caminhoneiro, que deve pagar o equivalente a 12% para o INSS + ICMS R$1,00 + ISS R$5,00. 

Com isso, a tabela de valores da guia DAS MEI ficou assim a partir de 01/05/2023:

Comércio ou indústria: R$ 67,00.

Prestação de serviços: R$ 71,00 = R$ 66,00 + ICMS R$ 5,00.

Comércio e prestação de serviços: R$ 71,10.

MEI Caminhoneiro: R$158,40 +ICMS R$5 + ISS R$ 1 = R$164,40.


O que acontece se o responsável por um CPNJ parar de pagar as guias e esquecer de dar baixa na empresa?

  • Após o cancelamento do CNPJ, as dívidas irão diretamente para o seu CPF. 

Isso afeta a vida pessoal de quem empreende, dificultando o acesso a empréstimos e financiamentos, por exemplo.

  • Perda dos benefícios previdenciários;
  • Levará mais tempo para se aposentar;
  • CNPJ será cancelado/ Baixado por ato administrativo após certo período, praticado pela própria Receita Federal;
  • Inscrição na Dívida Ativa da União;
  • Pagamento de Multas e Juros pela inadimplência;

E, por conta disso, o seu nome passa a ficar sujo na dívida ativa da União, e provavelmente terá crédito e financiamento negados no mercado.

 

Existe um limite de guias que podem ficar em atraso? Quais problemas isso pode causar? As mudanças recentes trouxeram novas penalidades?

O cancelamento do CNPJ do Microempreendedor Individual só acontece ou por vontade do próprio empresário, mediante solicitação, ou no caso de a empresa permanecer dois anos(24 DAS) sem cumprir com o pagamento dos impostos e sem entregar a Declaração Anual Simplificada (DASN).As mudanças recentes continuam com as mesmas penalidades anteriores.

 

Como se regularizar? Realizando o pagamento ou parcelamento das guias DAS.

É possível parcelar as dívidas junto a Receita Federal enquanto os débitos não forem enviados para inscrição em Dívida Ativa da União. Após o envio, o parcelamento deve ser solicitado junto a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional(PGFN).Só é possível fazer o parcelamento das suas dívidas declaradas através da declaração anual (DASN). A negociação envolve todas as dívidas, atualizadas com os devidos acréscimos legais até a data do pagamento da entrada. 

O parcelamento pode ser feito em até 60 (sessenta) vezes, mas a parcela mínima é de R$ 50,00 (cinquenta reais). O microempreendedor não pode escolher o número de parcelas.

Outra opção é utilizar uma plataforma como a MaisMei. Nela, o microempreendedor pode realizar todos os procedimentos relacionados ao CNPJ, de forma rápida e com auxílio de especialistas em contabilidade. Basta baixar, se cadastrar e seguir os passos que o software apresenta, de forma intuitiva. Com dois anos de operação, a MaisMei já ultrapassou a marca de 1,6 milhão de usuários.


Descubra o que acontece com quem não faz a declaração do Imposto de Renda

Além de diversas proibições, o contribuinte terá que pagar uma multa “salgada” de 1% ao mês sobre o valor do Imposto de Renda devido. O prazo de entrega da declaração termina em 31 de maio de 2023  

 

Sem emissão de um novo passaporte, pedido de cartão de crédito negado, sem financiamento de imóveis, de carros ou mesmo impedido de realizar matrículas em universidades públicas, proibição de assumir cargos públicos e ainda perder o acesso ao Pix. Estas são apenas algumas das sanções para quem estiver obrigado e não declarar o Imposto de Renda para a Receita Federal.  

“A pessoa fica com o CPF em situação irregular e pode ter mesmo muita dificuldade para viajar, fazer compras ou até estudar. Isso porque o nome do contribuinte ficará registrado no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin). Sempre que forem consultar o CPF da pessoa, irá aparecer como pendente de regularização”, explica Daniel de Paula, especialista tributário da IOB, smart tech que entrega conteúdo de legislação e sistemas de gestão contábil e empresarial.  

E vai pesar no bolso. O contribuinte também será penalizado com uma multa de 1% ao mês sobre o valor do Imposto de Renda devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e limite a 20% do valor do Imposto de Renda. Quem for multado terá até 30 dias para quitar o débito. Para aqueles que não o fizerem, incidirão juros.   

 

Quem deve declarar?  

A declaração do IR é obrigatória para todos os contribuintes que tiveram durante o ano-calendário de 2022, rendimentos tributáveis anual superior ao teto de R$ 28.559,70, em média de R$ 2.379,98 por mês, incluindo salário e rendas extras, além das pessoas que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, como indenizações trabalhistas ou doações, em valor superior a R$ 40 mil.  

Também precisa declarar quem obteve ganhos de capital, em qualquer mês, na venda de bens ou direitos sujeitos à incidência de Imposto de Renda, como imóveis vendidos com lucro ou quem teve isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias. 

Caso a pessoa realizou em 2022 operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas (investimentos) acima de R$ 40 mil ou ganhos líquidos sujeitos ao IR, ou se a receita bruta da atividade rural nesse ano foi em valor superior a R$ 142.798,50 ou passou a ser residente no Brasil, estão obrigadas a entrega da declaração. 

As pessoas que tinham, até o ano anterior, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil ou os que passaram à condição de residente no Brasil em qualquer mês e permaneceram nesta condição até o fim do ano anterior à declaração também devem prestar contas à Receita Federal. 

 

IOB - smart tech que reúne o melhor de dois mundos: conhecimento e tecnologia.


União estável: compromisso deve andar em sintonia com o amor

Mês das noivas é um bom momento para celebrar a união estável em cartório


A união estável é um relacionamento que depende de dois fatores: vontade e comportamento. Vontade de viver juntos e comportamento social de casal. E se trata apenas disso. Então, se a situação está assim estabelecida, não é necessário mais nada para que essa seja uma união estável.

Fácil? Nem tanto. Essa modalidade de relacionamento tem repercussões sérias - partilha, pensão, herança. Por esse motivo, talvez não seja assim tão simples juntar as escovas de dentes e deixar a burocracia de lado. Então, para que tudo fique em ordem, existem dois caminhos: o casamento e a formalização da união estável.

A maneira mais comum, até agora, para essa formalização seria celebrar um pacto de união estável por escritura pública. Na prática, as pessoas se dirigem ao tabelionato de notas de sua preferência, declaram sua vontade de formarem uma família, escolhem um regime de bens (se não o fizerem, será, automaticamente, o da comunhão parcial de bens), e informam o tempo em que estão vivendo juntas. Esse documento não é o que constitui a união estável – a vontade e o comportamento – mas é uma prova forte da sua existência e um excelente alinhamento de expectativas do casal. Se você já ouviu de um casal que ele foi ao cartório fazer uma união estável, provavelmente, se trata desse procedimento.

Acontece que, quando é feita a escritura pública de união estável, apesar de ter sido em um cartório, é necessário apresentar este documento para o conhecimento de quem interessa: do clube, do plano de saúde, do seu empregador. Ou seja, em princípio, esse documento, tão importante formaliza o combinado entre as partes e só será conhecido por quem recebê-lo dos companheiros. Logo, essa é apenas uma camada de formalização da união estável.

Se o casal quiser dar publicidade total à existência dessa união e, com isso, fazer com que essa relação tenha efeitos contra terceiros, ela precisa ser levada a outro tipo de cartório: o de registro civil de pessoas naturais, cujos documentos são de acesso de todos (todos mesmo). Dessa forma, será feita uma certidão de união estável, o que, dentro do nosso sistema de cartórios, é a máxima formalização da união, adicionando muita segurança jurídica à relação.

Parece confuso, mas não é. Darei um exemplo: duas pessoas vivem juntas e adquiriram um veículo, que está em nome de apenas uma delas. Caso um credor pretenda ficar com o carro, em razão de uma dívida, será mais fácil assegurar a parte do outro, já que a existência da união estável e, portanto, da comunhão do bem, tem a publicidade do registro.

Nesse trajeto, explicado acima, o casal, para formalizar e dar publicidade à união estável, vai a dois cartórios diferentes: primeiro, ao tabelionato de notas, e, em seguida, ao de registro civil de pessoas naturais. Para tentar simplificar e incentivar as pessoas que vivem em união estável a regularizarem suas relações, o Conselho Nacional de Justiça editou o Provimento nº 141 de março de 2023, autorizando que a declaração da união estável e o registro aconteçam no mesmo cartório de pessoas naturais. Continua sendo um procedimento duplo, mas agora pode ser perante a uma só autoridade.

O CNJ anotou que essa nova norma atende à necessidade de facilitar aos companheiros a declaração da existência de união estável e de se esclarecer os efeitos pessoais e patrimoniais dela decorrentes, e, acima de tudo, tornar mais fácil a localização dessas declarações para fins da respectiva comprovação. Interessa a toda a sociedade que as pessoas organizem suas uniões estáveis e que essa informação seja acessível a todos.   

Viver juntos é muito bom. Mas a vida a dois depende de amor, sim, mas também de compromisso. Quanto mais a casa está organizada, melhor. Isso também vale para o relacionamento. Aproveite que o mês mais romântico do ano está chegando e declare todo o seu amor no cartório.

 

Laura Brito - advogada, professora universitária e fundadora do escritório Laura Brito Advocacia.

 

Poupatempo oferece 11 mil vagas no primeiro mutirão de maio para renovação de CNH

A partir desta quarta-feira (17), as vagas para os agendamentos gratuitos estarão disponíveis nos canais digitais

 

No próximo sábado (20), o Poupatempo, em parceria com o Detran-SP promove o primeiro mutirão do mês de maio para renovação de CNH. Serão mais de 11 mil vagas oferecidas para a ação que também acontecerá no dia 27/5. Em função de feriados municipais, os postos das cidades de Piedade e Santa Cruz do Rio Pardo estarão fechados e não participam do mutirão.

Os condutores interessados podem realizar o agendamento – que além de obrigatório é totalmente gratuito - a partir desta quarta (17). O foco do mutirão é atender motoristas que precisam regularizar a situação das habilitações até o final deste mês.

Nos mutirões dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, os postos do Poupatempo contabilizaram 75 mil atendimentos.

Desde o início de 2023, condutores com vencimento da CNH ao longo do ano precisam seguir o cronograma habitual de renovação, conforme a data prevista em cada documento. Ou seja, quem tem a habilitação válida em maio deve renovar em, no máximo, 30 dias após o vencimento ou de forma antecipada, 30 antes da validade.

Importante lembrar que até 31 de maio é a última oportunidade para os motoristas com as CNHs vencidas em setembro de 2022 e que tiveram prazo estendido de renovação por deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).  O calendário vigente com vencimentos de 2022 termina em agosto deste ano, conforme abaixo:

 

 Mês/Ano de Vencimento   

Prazo Máximo   

Setembro/2022   

Maio/2023   

Maio/2023   

Outubro/2022   

Junho/2023   

Junho/2023   

Novembro/2022   

Julho/2023   

Julho/2023   

Dezembro/2022   

Agosto/2023   

Agosto/2023   

    

Agendamento obrigatório 

O agendamento para o atendimento presencial no Poupatempo é obrigatório e feito gratuitamente nos canais oficiais do programa – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e assistente virtual chamado "P", disponível também no WhatsApp pelo número (11) 95220-2974.  

A renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, seja via Poupatempo ou nos canais do Detran.SP. Para isso, o motorista só precisa seguir o passo a passo do atendimento online e realizar exame médico na clínica indicada. O novo documento será enviado pelos Correios ao endereço de cadastro da CNH.

Os motoristas com CNH nas categorias C, D ou E precisam fazer o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência. O exame é válido por dois anos e meio para quem tem menos de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para aqueles com 70 anos ou mais. O condutor também pode solicitar a mudança de categoria nos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.  

Em 2023, o Poupatempo já registra mais de 1,3 milhão de atendimentos para renovação de CNH, entre serviços presenciais e eletrônicos. 

  

Renovação da CNH 

Para renovar a CNH, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda o exame médico em uma clínica credenciada indicada pelo sistema. 

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão desta modalidade na CNH também precisa passar por avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado. 

Após a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital. Ela tem a mesma validade do documento físico e fica disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado nos canais eletrônicos do Poupatempo. 

  

Serviço: 

Mutirão para renovação de CNH
Data: sábado, dia 20 de maio
Horário: das 7h às 13h ou das 9h às 13h, de acordo com a unidade escolhida.

Para consultar os endereços e horários, basta acessar: www.poupatempo.sp.gov.br

 

O pedagogo e a qualidade do ensino

Sem dúvida, uma das profissões de maior importância para a organização do trabalho pedagógico nas unidades educacionais é a de pedagogo. A Lei nº 13.083/2015 instituiu o dia 20 de maio, como Dia Nacional do Pedagogo e comemorar o dia do pedagogo tem por objetivo reforçar a importância dos profissionais que planejam, executam e coordenam as atividades dos diversos profissionais que trabalham nas unidades educacionais.  Uma tarefa complexa e de extrema importância na educação, tendo em vista oferecer ensino de qualidade e obter sucesso no processo de aprendizagem. 

A alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n° 9.394/1996 por meio da Lei nº 13.415/2017 (institui a Base Nacional Comum Curricular - BNCC) promoveu modificação dos projetos políticos pedagógicos (propostas pedagógicas) nos anos seguintes à sua implementação e havia uma exigência para todos os entes federativos de que a legislação estivesse em prática em 2020. Contudo, com a Pandemia da Covid-19 (2020) ocorreu uma drástica mudança na organização do trabalho pedagógico das escolas e o trabalho remoto (educação à distância) se tornou realidade no atendimento aos estudantes da Educação Básica.  

Esta nova realidade forçou pedagogos e professores (profissionais da educação) a utilizarem ferramentas de tecnologia educacional, no entanto, isso ocorreu sem as condições necessárias, não só para os profissionais da educação, mas também aos estudantes e as suas famílias. Contudo, é inegável que a Pandemia deixou escancarada a falta de políticas públicas relacionadas à utilização de tecnologias: computador, notebook, celular e internet para inclusão digital, principalmente nas escolas públicas.  

Os dados do Censo da Educação Básica (INEP, 2020, pág. 55) indicam que apesar da rede municipal possuir o maior número de estudantes é a que menos dispõe de recursos tecnológicos, como lousa digital (9,9%), projetor multimídia (54,4%), computador de mesa (38,3%) ou portátil (23,8%) e internet disponível aos alunos (23,8%). Dos dez itens analisados na pesquisa, as escolas estaduais possuem mais recursos tecnológicos e superam a rede privada em cinco itens. 

A BNCC estimula a utilização de tecnologias digitais em todas as áreas do conhecimento e a Pandemia trouxe a necessidade de agilizar a implementação de políticas públicas educacionais que visem a inclusão digital e, em janeiro de 2023 é aprovada a Política Nacional de Educação Digital por meio de alteração no artigo 4º da LDBEN 9.394/1996, garantindo a conectividade em todas as instituições públicas de educação, voltando-se ao letramento digital, criação de conteúdos digitais, foco em segurança e resolução de problemas.  

Sabemos que a realidade de cada ente federativo é diferenciada e cabe a União equalizar as condições de acesso às tecnologias digitais para todos, mas isso não é tudo, a formação dos profissionais da educação é fundamental e destacamos aqui a importância do trabalho dos pedagogos (coordenadores pedagógicos) em busca de uma educação justa, inclusiva e de qualidade. 

 

Marcos Aurélio Silva Soares - mestre em Educação e coordenador de Cursos de Pós-Graduação na área de Educação do Centro Universitário Internacional UNINTER 

 

Como transformar suas habilidades em uma nova carreira: Veja um guia completo para uma transição de carreira bem-sucedida


Aprenda também a montar um currículo eficiente e decisivo para a nova carreira


A transição de carreira é uma mudança profissional que pode ocorrer dentro da mesma área de atuação ou em uma profissão totalmente diferente. Ela pode ser motivada por diversos fatores, como insatisfação com o atual campo de atuação, busca por oportunidades financeiras mais vantajosas ou pela falta de perspectivas de crescimento dentro da carreira atual.

 

A gestora de carreira, especialista em RH e CEO Madalena Feliciano, destaca que independente da motivação, é importante lembrar que a transição de carreira é um processo desafiador que exige planejamento, pesquisa e preparação. É preciso avaliar cuidadosamente suas habilidades, interesses e objetivos de carreira, além de analisar as tendências do mercado de trabalho e identificar as habilidades e experiências mais valorizadas pelos empregadores na nova área de atuação.


 

Core Skills: Habilidades fundamentais valorizadas em grande parte das áreas de atuação


São habilidades que são valorizadas em diversas áreas de atuação e que podem ser transferidas para diferentes cargos e profissões. Na transição de carreira, as core skills podem ser especialmente importantes, pois elas podem ajudar a preencher as lacunas em suas habilidades existentes e aumentar suas chances de sucesso na nova área de atuação.

 

“Ao avaliar suas habilidades existentes e considerar uma transição de carreira, é importante identificar as habilidades fundamentais que você já possui e que podem ser transferíveis para a nova carreira. Essas habilidades podem incluir habilidades de comunicação, liderança, resolução de problemas, pensamento analítico, criatividade, adaptabilidade, trabalho em equipe, organização, gerenciamento de tempo, habilidades de TI, entre outras.” Evidencia Madalena Feliciano.

 

Além disso, ao buscar uma nova carreira, é importante identificar quais as core skills são valorizadas pelos empregadores na nova área de atuação. Isso pode ajudá-lo a se concentrar no desenvolvimento dessas habilidades e preencher as lacunas em suas habilidades existentes.

Ao destacar suas core skills em seu currículo e em entrevistas de emprego, você pode aumentar suas chances de sucesso na transição de carreira. As core skills demonstram suas habilidades transferíveis e seu potencial para se adaptar a novas funções e desafios, o que pode ser especialmente importante em uma transição de carreira.


 

O Currículo: Um dos passos mais importantes


Um bom currículo é fundamental para uma transição de carreira bem-sucedida. Ele é a primeira impressão que você vai causar aos empregadores e pode ser decisivo para conseguir uma entrevista e, posteriormente, um emprego na nova área de atuação.  


Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a criar um currículo eficaz para uma transição de carreira:

 

  1. Avalie suas habilidades e interesses

“Antes de começar a escrever seu currículo, é importante avaliar suas habilidades, interesses e objetivos de carreira. Pense em suas habilidades transferíveis e como elas podem ser aplicadas na nova carreira que você deseja seguir.” Indica Madalena Feliciano.

 

  2. Pesquise as tendências do mercado de trabalho

Faça uma pesquisa sobre as tendências do mercado de trabalho para a nova carreira que você está buscando. Identifique as habilidades e experiências que são mais valorizadas pelos empregadores e como você pode destacar essas habilidades em seu currículo.

 

   3. Destaque suas habilidades transferíveis

Ao criar seu currículo, destaque as habilidades transferíveis que você possui e que são relevantes para a nova carreira. Isso pode incluir habilidades de liderança, comunicação, resolução de problemas, entre outras.

 

  4. Foque em suas realizações

Em vez de simplesmente listar suas responsabilidades anteriores, foque em suas realizações e resultados significativos em seus trabalhos anteriores. Isso pode ajudar a demonstrar sua capacidade de fazer a diferença e agregar valor à nova empresa.

 

  5. Personalize o currículo para a nova carreira

Personalize o currículo para a nova carreira que você está buscando. Isso pode incluir ajustar o resumo de suas habilidades e experiências para destacar aqueles que são mais relevantes para a nova carreira, e incluir palavras-chave específicas da indústria para ajudar seu currículo a se destacar.

 

  6. Inclua uma carta de apresentação

Considere incluir uma carta de apresentação personalizada que destaque sua motivação e entusiasmo pela nova carreira. Isso pode ajudar a demonstrar seu interesse na nova empresa e como você pode contribuir para a organização.

 

  7. Revise e edite cuidadosamente

Revise e edite cuidadosamente o currículo para garantir que não haja erros de ortografia ou gramática. Peça a um amigo ou mentor para revisar o currículo para fornecer feedback e sugestões.

 

   8. Formate o currículo de forma profissional

Formate o currículo de forma profissional, usando uma fonte fácil de ler e um design simples e limpo. Certifique-se de que o currículo seja fácil de digitalizar e de imprimir.

 

“Ao seguir essas dicas, você pode criar um currículo eficaz para ajudá-lo a fazer uma transição de carreira bem-sucedida. Lembre-se de que a transição de carreira pode ser um processo desafiador e uma oportunidade emocionante para explorar novas possibilidades, e alcançar seus objetivos profissionais e pessoais. Com a pesquisa e o planejamento adequados, você pode fazer uma transição de carreira bem-sucedida e alcançar o sucesso em sua nova carreira.” Finaliza Madalena Feliciano.


Madalena Feliciano - Empresária, CEO de três empresas, Outliers Careers, IPCoaching e MF Terapias, consultora executiva de carreira e terapeuta, atua como coach de líderes e de equipes e com orientação profissional há mais de 20 anos, sendo especialista em gestão de carreira e desenvolvimento humano. Estudou Terapias Alternativas e MBA em Hipnoterapia. Já concedeu entrevistas para diversos programas de televisão abordando os temas de carreira, empregabilidade, coaching, perfil comportamental, postura profissional, hipnoterapia e outros temas relacionados com o mundo corporativo. Master Coach, Master em PNL e Hipnoterapeuta, Madalena realiza atendimentos personalizados para: Fobias, depressão, ansiedade, medos, gagueira, pânico, anorexia, entre muitos outros.


Boom dos apps de e-commerce: quais são as tendências que vêm sendo aplicadas no mercado global

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Super apps, IA e estratégias de fidelização alavancam mercado global de aplicativos de e-commerce, que deve valer US$ 3,5 trilhões até 2028


O mercado global de aplicativos de e-commerce está crescendo a um ritmo acelerado, impulsionado por uma série de tendências que estão mudando a forma como as pessoas compram e vendem online. De acordo com um relatório recente da consultoria de mercado Grand View Research, esse mercado deve crescer a uma taxa composta anual de 15,6% até 2028, chegando a um valor esperado de US$ 3,5 trilhões.

 

Logo, torna-se relevante prestar atenção nesse cenário para garantir o sucesso de marcas que atuam no espaço online, sem resistir às novidades. “O Brasil conta com cerca de 50 milhões de compradores online, e esse número vem crescendo ano a ano devido a uma série de inovações e maior integração dessas tecnologias nas experiências de compra”, afirma Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa modeladora de e-commerces. 

 

Acompanhando o mercado, Hawan pontua quais são as inovações e estratégias que vêm sendo aplicadas e que tanto impulsionam o uso de aplicativos voltados ao comércio eletrônico. Confira: 

 

ChatGPT-4

Modelos de linguagem baseados em aprendizagem, tais como o ChatGPT-4, podem ser utilizados nos aplicativos de e-commerce, uma vez que são treinados para prever palavras em sequências de texto. Essa função pode agilizar respostas aos usuários e indicar produtos personalizados com base nas preferências do cliente.

 

"O ChatGPT vem sendo um assunto muito comentado e não é à toa. Nos aplicativos, ele pode melhorar a experiência dos usuários e aumentar a probabilidade de conversão por fornecer assistência personalizada", pontua o executivo. 

 

Super apps

Os denominados super apps visam a experiência unificada em uma plataforma, diminuindo fricções em jornadas de compras e facilitando um maior número de atividades num só local. 

 

"Essa tendência vem do mercado asiático, da China, para ser exato, e integra ecossistemas ampliando os serviços oferecidos em um único aplicativo, como transações financeiras, pagamentos e carteira digital. Dessa forma, torna-se mais fluida a experiência do usuário”, continua Hawan.

 

Programa de pontos

Considerada uma estratégia de fidelização de clientes, disponibilizar um programa de pontos no e-commerce pode fazer com que os usuários optem por usar o aplicativo com mais frequência, pelo incentivo de acúmulo de benefícios e futura troca por produtos. 

 

Compras em lives

Também conhecida como live commerce, a estratégia de usar transmissões ao vivo para vender produtos já se provou efetiva lá fora, em países como China e Estados Unidos. É uma aplicação com muito potencial: a taxa de conversão é de 16%, enquanto a do e-commerce tradicional é de 2%, segundo pesquisa do Grupo Bittencourt. 

Com o aumento do uso de vídeos nas redes sociais, Hawan acredita que as lives com objetivo de venda são uma tendência que ainda está aflorando no Brasil. "O Tik Tok, Kwai e Instagram costumam ser palco para essas lives, fazendo seguidores da marca acompanharem esses eventos e acabarem por comprar produtos anunciados, que muitas vezes são vendidos com preços promocionais por códigos divulgados durante as transmissões", finaliza o especialista.

 

Simples Inovação


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