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terça-feira, 16 de maio de 2023

Boom dos apps de e-commerce: quais são as tendências que vêm sendo aplicadas no mercado global

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Super apps, IA e estratégias de fidelização alavancam mercado global de aplicativos de e-commerce, que deve valer US$ 3,5 trilhões até 2028


O mercado global de aplicativos de e-commerce está crescendo a um ritmo acelerado, impulsionado por uma série de tendências que estão mudando a forma como as pessoas compram e vendem online. De acordo com um relatório recente da consultoria de mercado Grand View Research, esse mercado deve crescer a uma taxa composta anual de 15,6% até 2028, chegando a um valor esperado de US$ 3,5 trilhões.

 

Logo, torna-se relevante prestar atenção nesse cenário para garantir o sucesso de marcas que atuam no espaço online, sem resistir às novidades. “O Brasil conta com cerca de 50 milhões de compradores online, e esse número vem crescendo ano a ano devido a uma série de inovações e maior integração dessas tecnologias nas experiências de compra”, afirma Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa modeladora de e-commerces. 

 

Acompanhando o mercado, Hawan pontua quais são as inovações e estratégias que vêm sendo aplicadas e que tanto impulsionam o uso de aplicativos voltados ao comércio eletrônico. Confira: 

 

ChatGPT-4

Modelos de linguagem baseados em aprendizagem, tais como o ChatGPT-4, podem ser utilizados nos aplicativos de e-commerce, uma vez que são treinados para prever palavras em sequências de texto. Essa função pode agilizar respostas aos usuários e indicar produtos personalizados com base nas preferências do cliente.

 

"O ChatGPT vem sendo um assunto muito comentado e não é à toa. Nos aplicativos, ele pode melhorar a experiência dos usuários e aumentar a probabilidade de conversão por fornecer assistência personalizada", pontua o executivo. 

 

Super apps

Os denominados super apps visam a experiência unificada em uma plataforma, diminuindo fricções em jornadas de compras e facilitando um maior número de atividades num só local. 

 

"Essa tendência vem do mercado asiático, da China, para ser exato, e integra ecossistemas ampliando os serviços oferecidos em um único aplicativo, como transações financeiras, pagamentos e carteira digital. Dessa forma, torna-se mais fluida a experiência do usuário”, continua Hawan.

 

Programa de pontos

Considerada uma estratégia de fidelização de clientes, disponibilizar um programa de pontos no e-commerce pode fazer com que os usuários optem por usar o aplicativo com mais frequência, pelo incentivo de acúmulo de benefícios e futura troca por produtos. 

 

Compras em lives

Também conhecida como live commerce, a estratégia de usar transmissões ao vivo para vender produtos já se provou efetiva lá fora, em países como China e Estados Unidos. É uma aplicação com muito potencial: a taxa de conversão é de 16%, enquanto a do e-commerce tradicional é de 2%, segundo pesquisa do Grupo Bittencourt. 

Com o aumento do uso de vídeos nas redes sociais, Hawan acredita que as lives com objetivo de venda são uma tendência que ainda está aflorando no Brasil. "O Tik Tok, Kwai e Instagram costumam ser palco para essas lives, fazendo seguidores da marca acompanharem esses eventos e acabarem por comprar produtos anunciados, que muitas vezes são vendidos com preços promocionais por códigos divulgados durante as transmissões", finaliza o especialista.

 

Simples Inovação


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