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Super apps, IA e
estratégias de fidelização alavancam mercado global de aplicativos de
e-commerce, que deve valer US$ 3,5 trilhões até 2028
O mercado global
de aplicativos de e-commerce está crescendo a um ritmo acelerado, impulsionado
por uma série de tendências que estão mudando a forma como as pessoas compram e
vendem online. De acordo com um relatório recente da consultoria de mercado
Grand View Research, esse mercado deve crescer a uma taxa composta anual de
15,6% até 2028, chegando a um valor esperado de US$ 3,5 trilhões.
Logo, torna-se
relevante prestar atenção nesse cenário para garantir o sucesso de marcas que
atuam no espaço online, sem resistir às novidades. “O Brasil conta com cerca de
50 milhões de compradores online, e esse número vem crescendo ano a ano devido
a uma série de inovações e maior integração dessas tecnologias nas experiências
de compra”, afirma Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação,
empresa modeladora de e-commerces.
Acompanhando o
mercado, Hawan pontua quais são as inovações e estratégias que vêm sendo
aplicadas e que tanto impulsionam o uso de aplicativos voltados ao comércio
eletrônico. Confira:
ChatGPT-4
Modelos de
linguagem baseados em aprendizagem, tais como o ChatGPT-4, podem ser utilizados
nos aplicativos de e-commerce, uma vez que são treinados para prever palavras
em sequências de texto. Essa função pode agilizar respostas aos usuários e
indicar produtos personalizados com base nas preferências do cliente.
"O ChatGPT
vem sendo um assunto muito comentado e não é à toa. Nos aplicativos, ele pode
melhorar a experiência dos usuários e aumentar a probabilidade de conversão por
fornecer assistência personalizada", pontua o executivo.
Super
apps
Os denominados
super apps visam a experiência unificada em uma plataforma, diminuindo fricções
em jornadas de compras e facilitando um maior número de atividades num só
local.
"Essa tendência
vem do mercado asiático, da China, para ser exato, e integra ecossistemas
ampliando os serviços oferecidos em um único aplicativo, como transações
financeiras, pagamentos e carteira digital. Dessa forma, torna-se mais fluida a
experiência do usuário”, continua Hawan.
Programa de pontos
Considerada uma
estratégia de fidelização de clientes, disponibilizar um programa de pontos no
e-commerce pode fazer com que os usuários optem por usar o aplicativo com mais
frequência, pelo incentivo de acúmulo de benefícios e futura troca por
produtos.
Compras em lives
Também conhecida como live commerce, a estratégia de usar transmissões ao vivo para vender produtos já se provou efetiva lá fora, em países como China e Estados Unidos. É uma aplicação com muito potencial: a taxa de conversão é de 16%, enquanto a do e-commerce tradicional é de 2%, segundo pesquisa do Grupo Bittencourt.
Com o aumento do uso de vídeos nas
redes sociais, Hawan acredita que as lives com objetivo de venda são uma
tendência que ainda está aflorando no Brasil. "O Tik Tok, Kwai e Instagram
costumam ser palco para essas lives, fazendo seguidores da marca acompanharem
esses eventos e acabarem por comprar produtos anunciados, que muitas vezes são
vendidos com preços promocionais por códigos divulgados durante as
transmissões", finaliza o especialista.
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