Conciliar trabalho com o cuidado das crianças é grande preocupação entre profissionais em home office arquivo Tecnobank |
Como empresas e
especialistas avaliam o primeiro ano de trabalho em casa e o que levar em conta
daqui para frente
A pandemia de Covid-19 demonstrou que o home office
é tecnicamente viável e veio para ficar, seja em formato híbrido ou 100%
remoto. Como o início do lockdown, em muitas partes do Brasil, se deu em meados
do mês de março de 2020, muitas empresas completam agora um ano de erros,
acertos e muita aprendizagem. Entre especialistas em gestão de pessoas e
colaboradores de empresas de diversos tamanhos e setores, algumas práticas
comuns chamam a atenção e servem de lição para o presente e o futuro.
Preocupação com cibersegurança
Há um ano com pelo menos 80% da equipe de
administração em home office, a construtora A.Yoshii investiu pesado em
cibersegurança, aprimorando o uso de ferramentas de colaboração e digitalização
de processos, além de segurança da informação para o acesso remoto, com
melhorias e upgrades em VPN, firewall, licenças e ferramentas para
videoconferências em grupo. De acordo com o gerente de TI do Grupo A.Yoshii,
Michael Vicentim, a migração do trabalho in loco para o home office
acelerou a transformação digital nas empresas, trazendo a certeza
de que a tecnologia garante a eficiência no trabalho à distância. A empresa,
porém, parece exceção, pois, no Brasil, com o aumento de 70% do fluxo na
internet (Kantar Consulting) e grande parte dos funcionários utilizando
dispositivos pessoais após a mudança para o trabalho remoto, a exposição a
ataques cibernéticos se multiplicou, deixando claro que há uma fragilidade no
país em questões de cibersegurança. Entre fevereiro e abril de 2020, período
que representa a implementação do home office nas empresas brasileiras,
ataques direcionados a vulnerabilidades de acesso remoto aumentaram em mais de
300% no Brasil em relação aos meses anteriores.
O meio ambiente agradece
Com 100% do quadro administrativo em home office,
a indústria de alimentos Jasmine registrou economia em itens básicos de
funcionamento, como energia, água, papel, impressão e copos descartáveis. De
acordo com o professor dos Programas de Pós-Graduação em Administração e Gestão
Ambiental da Universidade Positivo, Cleonir Tumelero, além desses itens, a
menor mobilidade e, portanto, menor consumo de combustíveis, de roupas e
calçados, também contribui com o meio ambiente. Porém, ele chama atenção para
que essa economia de energia, água e geração de resíduos seja estendida para as
residências. "A digitalização dos processos já exclui a impressão e
utilização de papéis. Menos roupas para lavar significa também menos uso de
água e de forma mais consciente e, por fim, a energia pode ser melhor
aproveitada com o trabalho em ambientes com luz natural", aconselha.
Novos benefícios
Com o trabalho remoto, o vale transporte passa a
ser menos importante que o vale internet. A startup PhoneTrack oferece ajuda de
custo para que os colaboradores possam adequar as estruturas de trabalho para
além dos equipamentos fornecidos pela companhia, além de contribuir também com
despesas como internet e energia, que acabaram sofrendo acréscimo com os
trabalhadores em casa. "No final de 2020, também fechamos uma parceria
para que os colaboradores tenham acesso a terapia virtual, dando assim mais uma
ferramenta para o cuidado com a saúde mental, tão importante quanto a do
corpo", conta o CTO e Co-Founder da PhoneTrack, Márcio Conceição. Já a
Tecnobank, empresa paulista que transferiu 100% dos colaboradores do escritório
de 500 m2 na Vila Olímpia para o conforto e segurança de suas casas, percebeu
que 30% deles dividiam suas responsabilidades com a maternidade ou paternidade
de crianças menores de 14 anos - ou seja, que exigem mais atenção e tempo
dedicado dos pais em home office. Para ajudar esses
colaboradores, a empresa criou um canal interno de entretenimento educativo
infantil, o TBKids, com sugestão de conteúdos, canais do Youtube, livros e
vídeos divididos por faixa etária; lives de contação de histórias apresentadas
por um grupo teatral e sugestões de atividades lúdicas elaboradas por uma
equipe especializada em Educação Infantil.
Atenção à ergonomia
No consultório do ortopedista do Hospital Marcelino
Champagnat, Francisco Zaniolo, na capital paranaense, as queixas de um em cada
dez pacientes são relacionadas a dores na coluna provocadas pelo home office
e pelas mudanças nos hábitos. Segundo o médico, móveis e equipamentos
inadequados, a jornada aumentada de trabalho (atividades com os filhos, limpeza
e tarefas de casa) e o sedentarismo estão aumentando a incidência de dores
lombares e cervicais e, a longo prazo, podem gerar problemas ainda maiores,
como tendinite, bursite, desgaste da cartilagem das articulações e artrose
precoce na coluna, ombros, joelhos e cotovelos. Pensando nisso, a Jasmine
disponibiliza aos colaboradores não apenas o Vale Home Office, como manuais de
segurança em casa, orientações de forma de trabalho e cuidados com ergonomia.
"Também oferecemos a possibilidade dos nossos colaboradores emprestarem as
cadeiras ergonômicas que utilizam em nosso escritório pelo período necessário,
até poderem organizar um ambiente em casa que seja seguro para eles",
destaca Rodolfo Tornesi Lourenço, diretor de inovação e transformação da
Jasmine Alimentos.
Colaboração e cooperação
De acordo com a professora de Psicologia
Organizacional e do Trabalho da Universidade Positivo, Carolina Walger, o
afastamento presencial aumentou, na maior parte dos colaboradores, o espírito
de equipe, a empatia, a colaboração entre trabalhadores de uma mesma empresa.
"Durante o trabalho remoto, os profissionais se sentiram mais à vontade
para compartilhar dificuldades, pedirem e oferecerem apoio", revela a
psicóloga. Um dos aprendizados da PhoneTrack durante esse período foi enxergar que
os colaboradores precisavam se conhecer melhor. "Como boa parte dos novos
funcionários foi contratada já no modelo remoto de trabalho, as lideranças
perceberam que aproximadamente 30% da empresa não se conhecia. Foi quando
passamos a estimular reuniões entre dois membros de diferentes times, onde eles
podem se conhecer, identificar interesses em comum e possibilitar trocas fora
do ambiente de trabalho", conta Conceição. Para a diretora de Gente &
Gestão da Tecnobank, Michaela Vicare, incentivar a realização de happy
hours, cafés da manhã e treinamentos, todos feitos virtualmente, é
fundamental. Com o apoio da tecnologia, isso pode ocorrer sem prejuízos ao
diálogo e ao aprendizado. "Atitudes como essas, que podem ser adotadas por
empresas de quaisquer portes e segmentos, contribuem diretamente com a
produtividade e o engajamento nesse período e demonstram o respeito da
companhia para com os seus colaboradores", enfatiza.
Burnout
Cansaço excessivo, estresse, irritabilidade,
dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão,
agressividade. Esses são alguns dos sintomas que podem indicar que o
profissional chegou ao seu limite, o Burnout. Um dos motivos que podem
potencializar a sensação de exaustão é a falta de separação entre trabalho e a
vida pessoal provocada pelo formato home office. Uma pesquisa da Microsoft
revela que, para 33% das pessoas que estão trabalhando remotamente, a falta de
separação entre trabalho e vida pessoal está impactando negativamente seu
bem-estar. Segundo a professora de Psicologia Organizacional e do Trabalho da
Universidade Positivo, Carolina Walger, alguns cuidados podem ajudar na
prevenção e controle do Burnout. “O ideal é separar o horário do trabalho do
horário para o lazer, o tempo para interagir com a família, de cuidar da casa,
e também um tempo de autocuidado", destaca. Além disso, ela também lembra
que o estresse emocional por conta da própria pandemia, perda de familiares,
crise econômica nacional - tudo isso influencia diretamente no estado emocional
do trabalhador e contribui para o Burnout. "O estado emocional abalado faz
com que o profissional perca concentração e produtividade e, para compensar,
decide trabalhar mais tempo para dar conta do trabalho – o que acaba piorando
ainda mais a saúde emocional e virando uma bola de neve", alerta a
psicóloga.
Com
mais de 30% dos colaboradores em home office, o CEO da Neodent e EVP do Grupo
Straumann da América Latina, empresa líder em implantes odontológicos no
Brasil, Matthias Schupp, dá prioridade a video mensagens, que tornam-se mais
pessoais que comunicados escritos aos colaboradores. A empresa destaca também
town hall meetings - evento on-line promovido para conversas abertas entre os
colaboradores e a presidência. "Essas reuniões destinam amplo tempo para
perguntas e me certifico de responder uma a uma", destaca Matthias. As
mídias sociais foram mais um jeito que o CEO encontrou de se aproximar das
pessoas. Através de postagens semanais, Matthias compartilha projetos,
perspectivas e inspirações do seu dia a dia. Além disso, a Neodent promove
mensalmente conversas on-line com pequenos grupos de colaboradores, para tomar
um café e conversarem sobre assuntos diversos com o CEO. Após receber alguns
relatos de profissionais que estavam muito esgotados no home office, Matthias procurou
estar ainda mais próximo e conta que se preocupa genuinamente com cada um
deles. Nos encontros, ele tem reforçado, por exemplo, a importância da hora do
almoço para preparar refeições com calma e conseguir desligar do trabalho em um
momento de relaxamento e renovação de energia. Além de reforçar a importância
de evitar passar o dia inteiro em reuniões on-line, o que torna os dias menos
produtivos e mais cansativos.