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quarta-feira, 10 de junho de 2020

Home office pós Covid-19: regime de trabalho que veio para ficar



 É necessário que haja mudança de mindset


O ano de 2020 pode ser considerado o ano oficial do home office no mundo. Não faz muito tempo que trabalhar remotamente era uma opção para vendedores e para aqueles profissionais que eram considerados freelancer ou profissional liberal. Mas, por um motivo de força maior: Covid-19, este modelo tem sido a alternativa para muitas empresas continuarem operando e salvarem seus negócios.

Para a maioria dos profissionais tradicionais, acostumados com o ambiente corporativo nos escritórios, não têm sido uma tarefa fácil. Para os mais jovens, a condição é mais favorável. “É um regime de trabalho que, apesar de recente no Brasil -inclusive em termos de regulamentação-, já é utilizado em muitos países e veio para ficar. Recentemente, a Fundação Getúlio Vargas divulgou uma pesquisa, segundo a qual o crescimento da adesão do home office pós-Covid pode chegar a 30% em todos os setores. No e-commerce pode atingir até 100%. Portanto, é importante que os líderes empresariais estejam encorajados a revisar seus processos internos, para que o trabalho remoto seja uma realidade”, comenta a executiva em Compliance, Márcia Makishi da innovativa Executivos Associados.

Este “novo normal” sugere adesão à inovação. Infelizmente, a economia mundial, não só brasileira, vai demorar um pouco para se recuperar, principalmente, pelo alto número de desemprego já presenciado.  No país, no primeiro trimestre deste ano, houve um acréscimo de 1,2 milhão de pessoas na fila do desemprego, de acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Hoje, a população desempregada já alcança 12,850 milhões. Alta de 10,5% quando comparada com o mesmo período de 2019.

É um cenário que requer mudanças rápidas. A geração de oportunidades de trabalho é uma peça fundamental para fazer girar a economia. “É preciso que o Brasil possibilite outras alternativas de contratação que vão desde o trabalho remoto até a contratação de serviços temporários e posições interinos. Será, realmente, uma mudança de comportamento e de postura. Muitas pessoas vêm desenvolvendo trabalhos em regime de contratação interina e home office. E essas modalidades alternativas estão presentes para serem utilizadas da melhor forma possível”, complementa Márcia.

Há uma necessidade emergente na mudança do mindset, do pensar ao fazer offline para o digital. “É necessário acelerar a colaboração, o aprendizado e a aplicação neste cenário difícil que todos estamos vivendo. Precisamos ser disciplinados para enfrentar esta nova pandemia no âmbito individual e coletivo”, ressalta a executiva Tania Ludovico, executiva de Recursos Humanos com formação em Coaching.

É uma questão de aculturamento. “O novo traz desconforto e insegurança para qualquer pessoa. Por isso que muitas empresas tem investido em coaching e em toda a base de treinamento e desenvolvimento para ajudar o colaborador a mergulhar em sua história profissional e fortificar suas competências, proporcionado ferramentas para fortalecer sua trajetória e ampliar sua forma de pensar, sentir e agir”, explica Tania.

São novas posturas que vão exigir compreensão de todos. Por um lado, o colaborador terá mais flexibilidade, proteção de sua saúde, ganho de tempo e mais qualidade de vida. Por outro lado, a empresa proporciona mais qualidade de vida ao funcionário, segurança para sua saúde, retenção de talentos (uma vez que este item faz parte do pacote de benefícios), oferece produtos e serviços melhores e com custos customizados (redução nos gastos de água, luz, transporte, refeição, suprimentos para escritório, entre outros).


Dicas para o bom desenvolvimento no trabalho home office

Disciplina e rotina pré-definida

Regras claras documentadas e comunicação eficiente e frequente.

Espaço físico

Equipamentos necessários para desenvolver as atividades

Comprometimento com a entrega das atividades combinadas

Mudança de mindset, inclusive para absorver melhor o comportamento

Acessibilidade aos dados da empresa respeitando às normas de Compliance e segurança dos dados

Pausas para clarear as ideias

Desconexão do trabalho no período de descanso


Papel das corporações

- Desenvolvimento de metas, ações bem definidas, além de sistemas on-line, para que o profissional tenha acesso às informações e dados necessários para que desenvolva suas tarefas de forma segura.

- Estar sempre presente e oferecer ajuda, para que a equipe mantenha focada e segura em seu desempenho.

- Manter o engajamento das equipes, dos resultados e a positividade dos envolvidos

- Aumentar a interação entre liderança e subordinados

- Mais compreensão e criatividade neste novo cenário.

-  Pausas durante o trabalho para clarear as ideias

- Evitar o contato com os funcionários no período da noite, em finais de semana, ou em seu tempo de lazer. Com a compreensão e colaboração de todos, a evolução irá acontecer naturalmente.



Lockdown e liberdade de locomoção


Palavras repetidas à exaustão e fora de contexto perdem seu significado. A palavra da moda agora – e que muitas vezes tem sido empregada erroneamente e esvaziada de seu sentido original – é lockdown. O termo pode ser traduzido como “confinamento” e tem sentido diferente dos conceitos de “isolamento social” e de “quarentena”.

Quarentena, segundo a Lei 13.979/2020, é restrição de atividades ou separação de pessoas suspeitas de contaminação das pessoas que não estejam doentes, ou de bagagens, contêineres, animais, meios de transporte ou mercadorias suspeitos de contaminação, de maneira a evitar a possível propagação de doenças. É, portanto, medida de prevenção de contágio. Após exposição a COVID-19 recomenda-se 14 dias de quarentena, pois esse é prazo máximo de incubação do vírus.

Isolamento social, por sua vez, é a separação de pessoas doentes ou já contaminadas, ou de bagagens, meios de transporte, mercadorias ou encomendas postais afetadas, de outros, de maneira a evitar a contaminação ou a propagação do coronavírus. Pode ser feito em casa, ou, em casos mais graves, no hospital.

Por fim, o lockdown deve ser hoje traduzido como o confinamento forçado pelo Estado, da população em casa, um isolamento social rígido, em que há o cerceamento da liberdade de locomoção dos indivíduos, sendo permitido deslocamento, via de regra, apenas para desempenho de atividades essenciais ou compra de itens básicos. Assim, o lockdown se trata de cercear o direito de ir e vir, Direito Fundamental protegido pela Constituição Federal que, em seu art. 5º afirma ser livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.

É possível que haja restrição a Direitos Fundamentais em duas hipóteses, segundo a Constituição: decretação de estado de defesa ou de estado de sítio. Frise-se que, no Brasil, se decretou apenas estado de calamidade pública. Assim, em princípio, atos dos Poderes Executivos de Estados e municípios cerceando a locomoção são inconstitucionais. O STF, contudo, decidiu recentemente que Estados e Municípios podem restringir a locomoção das pessoas – ou seja, decretar lockdown – sem o aval do Governo Federal. Trata-se, portanto, de uma discussão que envolve o embate entre direitos fundamentais: direito à saúde, direito de ir e vir e, principalmente, direito à liberdade.

No entanto, em tempos de pandemia é de se lembrar que o interesse coletivo deve prevalecer ao individual, afinal o Estado é o maior responsável pela vida, que uma vez perdida, não há lockdown, quarentena ou isolamento que possa restabelecê-la.





Débora Veneral - advogada e diretora da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança do Centro Universitário Internacional Uninter.

Karla Knihs - advogada e professora do Curso de Direito do Centro Universitário Internacional Uninter.


Porque precisamos compreender a sustentabilidade



Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Etimologicamente falando, a palavra sustentável tem origem no latim sustentare, que significa "sustentar", "apoiar" e "conservar". Como definição específica encontramos variações, mas em essência sustentabilidade é um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, formado por um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas.

Assim, podemos dizer que a sustentabilidade é apoiada por três pilares, que são: econômico, social e ambiental e vai muito além de responsabilidade com o meio ambiente, já que é um conceito abrangente e que agrega questões internas e externas das empresas.

Falando especialmente das instituições do mercado eventos, o conceito sustentável é aplicado com maior foco na ecoeficiência, ou seja, em ações ecológicas com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência para as pessoas e impactar  o menos possível a natureza, além de gerar valor para a marca a partir de práticas conscientes.

Entendemos então a importância da discussão acerca da sustentabilidade e como as empresas podem investir em desenvolvimento sustentável e assim construir uma cultura com intuito de diminuir os problemas ambientais causados pelos seres humanos e enxergar a possibilidade de monetizar com uma atividade mais responsável e continuar a entregar festas de casamento, aniversários, confraternizações e diversos outros eventos com a mesma qualidade, ou melhor.

Gestores com pensamento exponencial no modo de conduzir seus negócios têm maior capilaridade no mercado e conseguem atrair o público-alvo em maior potencial, principalmente nesses novos tempos, em que as pessoas estão ressignificando o modo como se relacionam com o planeta e visam diminuir os impactos negativos na natureza.

Observamos em diversos setores, a crescente cobrança da sociedade em saber sobre como as organizações se relacionam com o mundo, desde suas práticas ambientais, até seus processos de desenvolvimento de produtos. No universo dos cosméticos por exemplo, as marcas ‘cruelty free’, ou seja, não fazem testes em animais, têm cada vez mais conquistado posicionamento, o que claramente demonstra que além do produto, o propósito daquela empresa tem grande relevância para aquele consumidor.

Contudo, precisamos ressaltar que não é suficiente somente anunciar: “somos uma empresa sustentável”. Para que isso seja verdade, é necessário aplicar diariamente o desenvolvimento sustentável com planejamento, levando em consideração a intervenção do ambiente interno e externo da instituição, além de envolver a participação da equipe e claro também do cliente. É essencial que a cultura organizacional seja transformada nessa direção e principalmente quando se trata de um local para eventos, é importantíssimo engajar atitudes conscientes das pessoas, para que assim o poder de disseminação seja aproveitado ao máximo e a missão institucional, de fato vire realidade.

Sustentabilidade está em alta, pode agregar valor, mas não deve apenas ser uma ação de marketing. É preciso seriedade, definir investimentos nessa área, aplicar mudanças estruturais e revisar atitudes que prejudicam os recursos naturais e assim, os preservaremos para as futuras gerações.






Levy Seiya Maeda - sócio fundador e diretor da Villa Mandacaru, empresa especializada na realização de casamentos sustentáveis. www.villamandacaru.com.br

Esteja em evidência enquanto mercado de trabalho retoma contratações na flexibilização da quarentena


Cenário durante proliferação do coronavírus refletiu na perda de renda ou de emprego de muitas pessoas, no entanto, em junho, estados e cidades se preparam para retomar economia dando início a flexibilização das atividades em diversos setores e, com isso, criando novas vagas


Várias regiões do país deram início a um processo de flexibilização das atividades econômicas, que, aos poucos voltam ao funcionamento. Com isso, vagas que foram afetadas pelo isolamento social devem ser reabertas e a dinâmica de contratações deve ser impulsionada. Isso significa que estar em evidência e bem preparado para concorrer a uma recolocação é mais importante do que nunca para garantir a volta ao mercado de trabalho, e a Hedz, por meio de sua plataforma Hedzhunt, decidiu apoiar esses candidatos em um momento tão delicado.

Após um período de isolamento social em todo o país, adotado para frear a proliferação do coronavírus, o início dessa retomada da economia é uma nova esperança aos que buscam uma recolocação. Por isso, para potencializar a chance desses profissionais, todos que se cadastrarem seu perfil no Hedzhunt terão acesso ao Hedzhunt PRO gratuitamente por três meses.

Claudinei D. de Pauda, co-fundador da Hedz Brasil Tecnologia em RH explica a importância da decisão. “Estamos em um momento muito delicado no país, muitas pessoas encontram dificuldade em encontrar ou manter seu emprego. Apesar de ainda estarms na luta contra a Covid-19, a flexibililzação anunciada por vários estados chega como uma nova esperança aos desempregados.

Além de estar em evidência é preciso estar preparado para processos de seleção mais competitivos. “Me atrevo a recomendar que aproveitem esse tempo que ainda estão em casa para preparem seus currículos e, se possível, até desenvolver novas habilidades em diversos cursos online que estão disponibilizados gratuitamente. Com a grande oferta de mão de obra disponível, a tendência é que exigências buscarão pessoas muito capacitadas”, destaca Pauda.


Como o Hedzhunt pode te ajudar

O Hedzhunt é uma plataforma de conexão para processos de seleção e contratação de profissionais com um diferencial: os candidatos não precisam buscar as vagas, eles criam o seu perfil e eles é que são encontrados pelas empresas. Ou seja, quando um contratante precisa de alguém dentro do seu perfil, automaticamente você já pode ser considerado para a vaga conforme o recrutador cria filtros, começando pela região, formação acadêmica, etc.

Grandes e famosos portais de busca de emprego trabalham como um intermediário do processo, funcionando como um banco de currículos e local para postagem de vagas, o Hedzhunt derrubou todas as barreiras desse caminho facilitando um contato direto entre a empresa contratante e esses profissionais.

“Nossa ferramenta funciona com o mesmo princípio de aplicativos de transporte. A empresa não posta uma vaga ou um anúncio. Sempre que precisar de um novo colaborador(a) ela inicia o processo de busca (como se fosse o passageiro) que vai conectá-la apenas com os profissionais que realmente estejam dentro de suas especificações e necessidades (como se fosse o motorista)”, explica o executivo.


Hedzhunt para os candidatos

O acesso ao Hedzhunt pelo candidato é realizado unicamente por um aplicativo para smartphones ou tablets que estará disponível nos próximos dias para download gratuito na Apple Store (IOS) e Play Store (Android). Os profissionais podem baixar, realizar seu cadastro e inserir seus dados de currículo em um pequeno banco de dados pessoal para serem encontrados diretamente pelas empresas de todo o estado. “Queremos mudar toda uma cultura. No Hedzhunt o profissional não faz busca de emprego em vagas publicadas - ele aguarda que o emprego venha até ele, mas sempre muito bem informado de tudo o que está acontecendo. Essa é nossa proposta e nosso desafio”, diz Pauda.

Dentro do aplicativo, o usuário preenche todos os seus dados pessoais, que ficam sob sigilo, e todos os dados que serão abertos e visualizados pelas empresas como experiência profissional, formação, habilidades, cursos de aperfeiçoamento, idiomas, etc. E ele é notificado na tela principal do aplicativo de toda atividade em sua região e de sua profissão como quando empresas, dentro da plataforma e sem identifica-las, estão buscando por um profissional com seu perfil, quando está em pré-avaliação, quando entrou em análise detalhada de seus dados e assim por diante. Se o RH ou responsável da empresa o escolher como possível candidato, um convite é enviado diretamente em seu aplicativo e ele então decide se está interessado naquela vaga, liberando a empresa para os próximos passos.


Hedzhunt para as empresas e profissionais de RH

 As empresas – sejam elas grandes, médias ou pequenas – acessam o Hedzhunt por meio de um portal que funciona como um sistema de conexão e gestão de processos de seleção e contratação. Tudo é realizado inteiramente dentro da plataforma. “É como se, ao abrir a vaga em um sistema de gestão interno da empresa, o responsável pela contratação já estivesse conectado diretamente com pessoas que atendem os parâmetros estabelecidos para a vaga, em qualquer lugar do país”, conta o co-fundador.

Isso significa que, quando o profissional de RH insere as especificações do profissional que sua empresa busca, o Hedzhunt já sinaliza de forma geolocalizada todos os candidatos que atendem as exigências, estejam eles morando na área definida ou mesmo em qualquer outro local do país mas interessados em trabalhar ali. Após essa localização o responsável pela contratação inicia a avaliação e análise dos candidatos com uma ferramenta chamada Smarttable, que permite pontuar os candidatos encontrados e criar um ranking. A partir daí, é só definir com quantos candidatos deseja continuar o processo. Segundo Claudinei “A localização, filtros, análise do grupo encontrado que atende os requisitos da vaga e decisão de quem convidar para as entrevistas, tudo é feito por um ser humano, seja ele do RH ou dono da empresa, se micro ou pequena. São pessoas trabalhando com pessoas. Uma ferramenta muito prática e inovadora, mas de inteligência não-artificial.”

Ele também acrescenta que para cumprir o propósito as empresas também precisam fazer sua parte. “Estamos fazendo um grande esforço estimulando as empresas que estão contratando para não exitarem em utilizar a plataforma. Por isso também estão sendo convidadas com benefícios de gratuidade no processo, neste momento. Estamos dispostos a dar todo o apoio necessário aos dois lados dessa relação”.





Hedz


A perspectiva do Bitcoin pós Halving e com a crise mundial



O Halving, regra do algoritmo do Bitcoin que determina a redução, pela metade, do número de novas moedas produzidas pelos mineradores, já passou e agora o que se especula no mercado é como vai ser a perspectiva do Bitcoin para 2020. Além do halving, que influencia no mercado, o mercado de criptomoedas está passando por um momento de crise mundial, devido ao Covid-19. Além disso, a alta do dólar influenciou o ecossistema e gerou uma oscilação dos ativos digitais, gerando incertezas no mercado. 

Para Bernardo Schucman, CEO da FastBlock, umas das maiores empresas do mundo de administração e consultoria de blockchain, a perspectiva é que o valor do bitcoin suba gradativamente. Após o halving, podemos constatar que houve uma desaceleração da rede, com perda de hashrate, diminuição da taxa de hash e com isso, acabou gerando um backlog ,uma fila de transações a serem processadas e incluídas no bloco. Temos mais de 70 mil transações a serem incluídas neste momento também temos uma previsão para queda pequena na dificuldade para o próximo recálculo. O principal motivo que vai impulsionar a força do hashrate da rede ,neste momento específico,vai ser o preço do bitcoin. 

“Enquanto vemos esse movimento de redução da taxa do hash, vemos também taxas maiores na rede, como por exemplo a taxa de minerador. Para dar velocidade em uma operação para que ela seja confirmada com mais velocidade vai custar mais caro, pois teremos uma fila maior de operações nesse momento que o hashrate da rede está caindo e as taxas de mineração só irão baixar  no ajuste da dificuldade, que sempre vem a cada 15 dias em média” revela Bernardo.

O preço do Bitcoin após halving, indicou uma tendência para ter uma subida no valor. Além disso, o aumento no bitcoin pode ter sido causado também, pela inclusão das exchanges Gemini e a Coinbase, que passaram a ter contas e processar operações de pagamentos nos bancos da JP Morgan.

Segundo João Canhada, CEO da Foxbit, uma das maiores exchanges de criptoativos do Brasil, historicamente o halving alcançou seu valor mais alto um ano após a data em que ele ocorreu. “Em 2012 houve o primeiro halving e o preço recorde foi batido no ano seguinte, o mesmo ocorreu no halving de 2016 alcançando sua maior cotação em 2017. Levando isso em conta, estávamos otimistas com o preço em dólar, esperando um novo recorde de valor em 2021, mas dado os patamares atuais da moeda americana no Brasil, é provável que o bitcoin supere o preço histórico de 2017 muito mais rápido em nosso país do que no restante do mundo.  Assim como todos os outros ativos houve uma queda, mas já foi possível recuperar o 13 de março, além de acumular lucro. Portanto, o bitcoin continua firme como um ótimo ativo para se manter em carteira dado sua recuperação em 2020”, revela Canhada.


Como criar um e-commerce de sucesso?



Com a pandemia, o Brasil registra a abertura de mais de uma loja virtual por minuto. Nos últimos dois meses, surgiram 107 mil novos estabelecimentos na internet, segundo a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Para se ter uma ideia, a média de novas lojas era de 10 mil por mês antes da Covid-19. Apesar de oferecer novas possiblidades às lojas físicas, ter um e-commerce não é garantia de uma experiência satisfatória para o cliente, o que pode impactar diretamente as vendas e colocar toda a estratégia digital a perder. Mais do que isso: o e-commerce só se aplica a empresas que comercializam bens consumíveis e/ou alguns determinados serviços. Ou seja, não é para qualquer empresa de qualquer segmento.

Com mais de 930 mil sites de venda no Brasil, é preciso encontrar maneiras de se destacar para criar um e-commerce de sucesso. O primeiro passo é mapear todas as jornadas envolvidas no processo, desde a localização da loja virtual na internet até o pós-venda.  A jornada do usuário precisa ser elaborada por profissionais experientes, que consigam traduzir os procedimentos em fluxogramas, definindo neles todas as questões e variáveis que devem ser amplamente respondidas. Cada etapa deve ser customizada na ferramenta que for adotada.

Depois, deve-se escolher a plataforma de e-commerce ideal para o negócio, já que existem inúmeras, gratuitas e pagas. Dada a diversidade, o que deve determinar a melhor solução é o trabalho prévio de especificação do projeto. Isso quer dizer ter personas bem definidas, o mapa CSD (certezas, dúvidas e suposições), o mapa de empatia (que avalia a aderência do público-alvo aos produtos e serviços oferecidos pelo e-commerce), além é claro, do estudo das jornadas.

Para que tudo saia como o planejado, sem desperdício de recursos, é fundamental desenvolver um protótipo da loja virtual, ainda que ele seja de baixa fidelidade, desenvolvido em preto e branco, sem a aplicação de imagens, mas navegáveis, simulando o seu funcionamento. Em casos de protótipos mais sofisticados, de alta fidelidade, são criados os layouts finais, com uma experiência de navegação mais próxima da realidade.

Ainda no protótipo é preciso desenvolver testes de usabilidade envolvendo clientes reais e potenciais. É necessário identificar a quantidade de produtos que devem ser comercializados, fazer as integrações com o ERP - Enterprise Resource Planning (sistema integrado de gestão do negócio) para controle e estoque dos produtos, faturamento e emissão de nota fiscal. Além disso, é preciso definir o melhor meio de pagamento, como por exemplo, cartão de crédito, boleto, depósito em conta, etc. Depois, é chegada a hora de integrar com um sistema de logística para a entrega dos produtos.

Aliado a todas essas funcionalidades, é preciso desenvolver um layout que proporcione a melhor experiência possível ao cliente. E esse tema é delicado, já que existem empresas que oferecem plataformas gratuitas, que podem não atender às necessidades específicas identificadas no estudo de jornadas. Nesse caso, a empresa poderá gastar tempo e dinheiro na implementação de uma solução que, ao contrário de permitir suas vendas, pode acabar trazendo prejuízos. A customização é de fundamental importância para a experiência do usuário.

Outro ponto fundamental é a acessibilidade. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, 94,6% dos brasileiros utilizam o smartphone para acessar a internet. Portanto, é imprescindível que o e-commerce seja responsivo, adequando ao tamanho da tela do dispositivo que está acessando. Também é fundamental que a página atenda os portadores de necessidades especiais, o que infelizmente, é raro no Brasil – apenas 1% dos domínios ativos no Brasil são compreensíveis para grupos com deficiência. Nesse sentido, a loja virtual precisa pensar em soluções baseadas em diretrizes sobre o tema, como as WCAG (Web Content Accessibility Guidelines).

Quando tudo estiver funcionando perfeitamente, é crucial atrair tráfego para o seu e-commerce. Para isso, aplicar as palavras-chave certas é fundamental. O Google possui robôs que fazem a indexação de conteúdo a partir dos sites/lojas que existem na internet. Esse tipo de resultado de busca é chamado de busca orgânica, ou seja, é aquela que não está associada a uma campanha propriamente dita. É muito importante estar entre os primeiros resultados da busca orgânica. Mas, também vale a pena apostar em campanhas de mídia paga para a divulgação de seus produtos/serviços. Publicidade online no Google Ads ou nas principais redes sociais, como o Facebook Ads e Instagram Ads, é extremamente importante para a atração de leads e geração de vendas.

Por fim, é preciso muito, mas muito, teste, para que o sistema não falhe. E, mesmo tudo correndo bem durante a compra e recebimento do produto, o dono do e-commerce não pode se ser esquecer do pós-venda. O atendimento posterior a uma compra é tão importante quanto o cumprimento do prazo de entrega. Além de promover uma experiência perfeita, o lojista virtual tem que ter o foco em não fazer parte dos sites onde clientes relatam problemas de péssimas experiências, como o Reclame Aqui. Só assim, seus potenciais clientes se sentirão seguros para fazer compras e os atuais ficarão ansiosos para voltar a comprar, a fim de repetir a experiência de sucesso que tiveram.





Fernando Rizzatti - sócio-diretor na Neotix Transformação Digital. Tecnologia aplicada ao mundo dos negócios é a essência de sua trajetória profissional, de mais de 25 anos, sempre aliada à inovação que agrega valor. Da indústria de transformação, passando pelo segmento financeiro e de economia mista, tem habilidades para entender necessidades e encontrar soluções. Acredita em equipe e união de talentos. Adora música e a inspiração para compor.  Dirige a Neotix como quem compõe uma sinfonia. Cada nota é fundamental.



Serviços digitais do Poupatempo estão mantidos durante o feriado de Corpus Christi


São mais de 70 opções para o cidadão no portal e aplicativo Poupatempo Digital

Os serviços digitais do Poupatempo, oferecidos pelo portal – www.poupatempo.sp.gov.br - e aplicativo Poupatempo Digital, continuam mantidos entre os dias 11 e 14 de junho, feriado prolongado de Corpus Christi. São mais de 70 opções de serviços online, com a mesma qualidade, agilidade, eficiência e conforto, pelo computador ou celular, sem a necessidade de sair de casa.
O atendimento pelo Fale Conosco, disponível no site do Poupatempo, não irá atender durante os dias de feriado, no entanto, o cidadão pode encaminhar as solicitações pelos canais de atendimento, inclusive Messenger do Facebook, e o prazo para retorno se inicia a partir de segunda-feira (15).
Desde o início da pandemia, o Governo de São Paulo investe em soluções tecnológicas para ampliar a quantidade de serviços eletrônicos e levar facilidades aos celulares de mais de 50 milhões de paulistas.  “Neste momento em que o distanciamento social é a medida mais eficiente no combate à propagação da Covid-19 e o atendimento presencial nas unidades está temporariamente suspenso, o objetivo do Poupatempo é estar cada vez mais próximo do cidadão, 24 horas por dia, sete dias na semana”, explica o Superintendente da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo que administra o programa Poupatempo em todo Estado -, Ernesto Mascellani Neto.
Lançado no último dia 06/05, o aplicativo Poupatempo Digital já foi baixado mais de 500 mil vezes. Por meio dele é possível acessar os mais de 40 serviços digitais disponíveis no portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) , como Atestado de Antecedentes Criminais, serviços da CDHU, da Sabesp , Educação e emitir boletos e certidões municipais. A versão mobile do Poupatempo também conta com novidades, como a solicitação de segunda via e renovação de CNH, Certidão de Prontuário, Consulta de Pontos, Licenciamento de veículos (CRLV), acordo da CDHU, acesso ao Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho, serviços da Receita Federal, do TRE, entre outros.
Os serviços eletrônicos do Poupatempo facilitam a vida do usuário ao reunir serviços de outros órgãos, sem precisar buscar outros canais. Intuitivo e fácil de usar, o Poupatempo Digital pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos do seu celular (Google Play ou App Store). Em pouco mais de dois meses de quarentena, o Poupatempo realizou 4 milhões de atendimentos online.

Fale Conosco

O atendimento eletrônico por telefone está disponível 24 horas por dia para quem desejar deixar gravada uma mensagem de voz para nossas equipes. De um telefone fixo (capital e Grande São Paulo): (11) 4135-9700. Demais municípios do estado de SP: 0300 847 1998. De um celular (todos os municípios do estado de SP): (11) 4135-9700. 


Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Prodesp. Iniciado em 1997, conta com unidades em todas as regiões do Estado. 
Mais moderno, ágil e digital, o Poupatempo, programa mais bem avaliado do Governo de São Paulo, ampliou a quantidade de serviços online, oferecendo um vasto leque para que os cidadãos possam concluir seus atendimentos de maneira autônoma, com mais rapidez e praticidade

terça-feira, 9 de junho de 2020

Ministério da Saúde alerta que é preciso se vacinar mesmo na pandemia



A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Ana Goretti, explica que apesar do distanciamento social e da Covid-19, é importante que a população se proteja contra a gripe


Se manter imunizado é uma questão de proteção social, segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Ana Goretti. “O atual momento de pandemia não pode gerar impacto na queda da cobertura vacinal”, enfatizou Goretti ao participar da conferência online Webinar, organizada pelo jornal O Estado de São Paulo. Com o tema ‘Vacinação: um ato de amor em tempos de pandemia’, o encontro virtual aconteceu nesta terça-feira (9), dia em que comemora-se o Dia Nacional da Imunização. Atualmente, o Brasil possui o maior programa público de imunização do mundo.
Ao falar da importância da vacinação para a população brasileira, a coordenadora Ana Goretti, explicou que o distanciamento social e a situação da pandemia no Brasil, são fatores que têm gerado impacto na queda da cobertura vacinal. “Muitas famílias ficam com receio de ir aos postos de saúde, mas temos orientado todas as equipes de saúde do país quanto às medidas de segurança para evitar infecções”, explicou. Ela avalia que a redução na procura pelas vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) é preocupante e vem sendo percebida pelo Ministério da Saúde.
Ela destacou que o Brasil possui o maior programa público de imunização do mundo. São distribuídas mais de 300 milhões de doses de imunobiológicos anualmente. O Programa Nacional de Imunização (PNI) conta com 37 mil postos públicos de vacinação de rotina em todo o país, sendo que em campanhas realizadas anualmente este número chega até 50 mil postos e 51 Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs).
“Hoje nós temos um esquema vacinal complexo por ser extremamente completo no combate às doenças mais prevalentes aos brasileiros e que começa a atender nossa população desde o nascimento. Nesse sentido, nós concentramos a oferta de muitas vacinas em um curto espaço de tempo, ainda na infância, para facilitar a imunização da maior parte das pessoas ao mesmo tempo, otimizando também o tempo dos pais ao levarem as crianças aos postos de vacina”, explicou a coordenadora Ana Goretti.
O PNI tem realizado investimento de recursos para melhorar o sistema de informação e a ampliação da rede de frio, onde fica armazenado os imunobiológicos utilizados nos estados e Distrito Federal. Esse investimento ocorre desde 1995, com recursos para construção, adequação e aquisição de equipamentos, visando favorecer uma logística mais resolutiva de distribuição das vacinas desde os grandes centros urbanos às regiões de mais difícil acesso.
GRIPE
Neste momento, um ponto que merece destaque é a prorrogação da terceira e última fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para até 30 de junho. Por isso, as pessoas que fazem parte dos grupos contemplados para a vacinação e, que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas fases anteriores, precisam comparecer aos postos de vacinação para receber a dose da vacina.
O público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe é formado por Idosos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, membros das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência, professores de escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (pós-parto até 45 dias) e pessoas de 55 a 59 anos de idade.


Janary Damacena
Agência Saúde

Campanha mundial alerta: coçar os olhos prejudica a visão


Hábito pode causar ceratocone e covid-19. Entenda.


O mês de junho é marcado no mundo todo pela campanha “Junho Violeta” de prevenção ao ceratocone. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, presidente do Instituto Penido Burnier, o principal alerta da iniciativa é evitar esfregar ou coçar os olhos. Isso porque, este hábito pode causar ceratocone. A doença inflama e degenera a córnea, lente externa do olho que responde pela refração da luz e se nutre do oxigênio retirado do ar. No Brasil o ceratocone atinge 100 mil pessoas e responde por 70% dos transplantes.  O oftalmologista ressalta que em o meio à pandemia, tocar os olhos também pode levar a Covid-19 ao sistema respiratório. Isso porque, o ducto lacrimal faz a ligação entre olhos e nariz. 


Pesquisa

Os riscos não para por aí. Uma pesquisa realizada por Queiroz Neto com 315 portadores de ceratocone revela que metade dos participantes convive com alguma doença respiratória crônica.  Os sintomas da alergia ocular são coceira, ardência, vermelhidão, lacrimejamento e sensibilidade à luz. O problema, afirma, é que a análise do filme lacrimal mostra que basta uma pessoa coçar os olhos por 1 minuto para ativar reações alérgicas e reduzir os inibidores de inflamação. Significa que coçar os olhos pode causar ceratocone em qualquer córnea já que  diminui a resistência biomecânica e este é o maior fator de risco da doença. Por isso, a recomendação é consultar um oftalmologista sempre que sentir coceira. O especialista esclarece que o tipo de tratamento varia conforme o diagnóstico. Em alguns pacientes a causa da comichão são reações inflamatórias no filme lacrimal e o tratamento é feito com colírio antialérgico, ou anti-inflamatório, de acordo com a severidade. Em outros, resulta de uma irritação causada por olho seco e o mais indicado é usar colírio lubrificante.


Diagnóstico

Queiroz Neto afirma que o ceratocone aparece na infância, mas só na adolescência surgem os primeiros sinais de perda visual. Tecnologias de imagem como a topografia, tomografia de coerência óptica (OCT) e o estudo biomecânico da córnea permitem diagnosticar casos subclínicos, antes dos primeiros sintomas, salienta. “Isso é muito importante porque na infância a progressão costuma ser mais rápida, o acompanhamento da evolução se torna viável e o paciente se sente mais seguro para passar pelo crosslinking, única cirurgia capaz de interrompe a evolução da doença”, pondera.


Novidades no crosslinking

O oftalmologista observa que por enquanto o crosslinking continua sendo feito com aplicação de radiação UV (ultravioleta) associada à riboflavina (vitamina B2) para fortalecer as ligações cruzadas entre as fibras de colágeno da córnea. 
Mas já estão em curso, estudos de um novo tipo de crosslinking feito com Genipin, substância natural capaz de reticular as fibras de colágeno da córnea sem aplicação de radiação UV e riboflavina. Queiroz Neto ressalta que os estudos não são conclusivos, mas revelam que esta substância nas concentrações de 0,20% e 0,25% são menos tóxicas para a córnea e pode oferecer resultado semelhante ao da cirurgia tradicional. Por enquanto, observa, a novidade é o crosslinking personalizado em que a potência é modulada de acordo com as irregularidades da córnea e acompanha o formato do ceratocone mediante aplicação de máscaras.


Para ceratocone avançado

Para evitar o transplante em ceratocone bastante avançados, o oftalmologista afirma que a novidade são dois novos tipos de anel intraestromal. Um deles é o anel 360º ou de arco longo para ceratocone bastante avançado com astigmatismo baixo. O outro é o anel assimétrico que tem efeito de aplanação de acordo com a espessura da córnea.  “Estudos mostram que as duas tecnologias melhoram da acuidade visual, comenta.

Outra novidade para melhorar a visão de portadores de ceratocone com alta miopia é o implante de ICL, uma microlente biocompatível com os tecidos oculares. A cirurgia é feita sem a retirada do cristalino, conclui.


Em caso de dor súbita ou intensa, não deixe de buscar o pronto-socorro


Idosos precisam de mais atenção, pois podem apresentar agravamento rápido de quadros de desnutrição e desidratação; avaliação médica imediata pode evitar complicações e sequelas


Dores de cabeça, no peito ou abdominais, em especial aquelas que aparecem de repente e com alta intensidade, demandam avaliação e acompanhamento imediato. “Se o paciente apresentar algum sintoma súbito como esses, precisa procurar um serviço de urgência e emergência imediatamente para que o médico descarte doenças mais graves, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou infarto agudo do miocárdio”, aponta a coordenadora do Pronto-Socorro (PS) do Hospital Santa Cruz, Dra. Alessandra Gaio (CRM-PR 15.500).

Deixar para ir ao médico no dia seguinte ou se automedicar e esperar os sintomas passarem pode ser bastante prejudicial para o bem-estar e a recuperação do paciente. “Percebemos que a procura pelo Pronto-Socorro diminuiu desde o início da pandemia do novo coronavírus, o que pode ser perigoso. Em caso de patologias mais graves, esse retardo em procurar auxílio médico pode resultar em sequelas, complicações e até mesmo óbito”, completa a médica.

O cuidado precisa ser redobrado quando o paciente tem mais de 60 anos e já apresenta doenças comuns ao processo de envelhecimento. “Os idosos fazem desidratação e desnutrição muito rapidamente, por isso, ao menor sinal ou sintoma diferente, devem ser levados ao pronto-socorro”, enfatiza Dra. Alessandra. Quadros de pneumonia, infecção urinária ou dores causadas por quedas domésticas estão entre os quadros mais preocupantes para essa faixa etária.




Hospital Santa Cruz

3 dicas para uma liderança eficaz em saúde



A liderança na área da saúde é indispensável à vida cotidiana e também ao exercício da profissão. Liderar possui o significado de influenciar pessoas, motivando-as para a realização das suas tarefas afim de atingir a excelência no trabalho. É uma prática comum e côngrua para a sobrevivência e o sucesso das organizações de saúde, determinante na engrenagem de uma instituição.
Para que a liderança possa ser eficaz, é importante saber quais são as suas habilidades e as fraquezas, possuir o senso crítico aguçado para o autoconhecimento.


Dica 1 - autoconhecimento: diversos comportamentos que possuem influência na forma de liderar apresentam ligação com a criação familiar, com as experiências profissionais vivenciadas. Refletir sobre situações que já deram certo ou errado e compreender o que realmente levou a esses resultados, é fundamental.


Dica 2 – amplie sua visão de mundo exterior: a maior parte das lições de liderança são oriundas de algo já experimentado na vida, não somente de vivências em sala de aula por meio cursos, é óbvio que estes complementam. O verdadeiro aprendizado origina-se no espelhamento de ações de excelentes líderes que já passaram em sua vida, é importante observar com extrema atenção e até se forçar a situações que testem sua capacidade de tomar decisões.


Dica 3 – desaprender: conhecer uma ampla diversidade de coisas, não basta ser um expert em determinados assuntos, e não conseguir se relacionar-se diretamente com os seguidores. A liderança torna-se eficaz quando você consegue ouvir opiniões e até mesmo modificar as convicções, em algumas situações.





Cristiano Caveião - enfermeiro, doutor em Enfermagem, e coordenador da área da saúde do Centro Universitário Internacional Uninter


Procura por imóveis com estrutura para home office cresce no Brasil


Com mais tempo em casa e menos no local de trabalho futuro do mercado imobiliário é moldado com a pandemia.


Quem não conhece uma pessoa que esteja trabalhando em caráter de home office? Afinal, o novo ritmo de trabalho tem ganhando força no país com a expansão do Covid-19 e possibilitando novas tendências de mercado, é o que afirma uma recente pesquisa realizada pelo instituto SECOVI-SUL/SC.
Para o especiliasta em gestão e de mercado imobiliário, Eduardo Luiz, a procura por imóveis com estrutura para home office cresce no Brasil. "Cada vez mais os brasileiros estão buscando por imóveis que contemplem esta estrutura para trabalho que tende a crescer, mesmo após a pandemia", adianta.
A pesquisa aponta que a procura abrange estruturas que entreguem aspectos de facilidades, acessibilidade, comodidade e principalmente bem estar, ainda que em construções com tipologias de menor metragem. "O conceito agora é o imóvel que deixa de ser apenas um local de moradia, mas de convívio", explica Eduardo.
"Existe um grande filão a ser explorado que é o regime locatício, enquanto mercados como Europa e EUA que ultrapassam a casa dos 40%. Isso, inclusive, é uma tendência (locação), pois em momentos principalmente como este, a opção por locar e não comprar um imóvel dá a condição de acesso e isso é importante para aqueles que precisam de uma moradia”, conta. Segundo ele, para ajudar a alavancar as vendas, uma boa conversa com o futuro proprietário ou com a imobiliária é fundamental para avaliar as condições negociáveis. “Ser honesto, transparente e, acima de tudo, justo, fará totalmente a diferença nesse momento”, conclui.

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