Sustentabilidade é um termo usado para definir
ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres
humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Etimologicamente
falando, a palavra sustentável tem origem no latim sustentare, que
significa "sustentar", "apoiar" e "conservar".
Como definição específica encontramos variações, mas em essência
sustentabilidade é um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou
seja, formado por um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes
ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e
culturalmente diversas.
Assim, podemos dizer que a sustentabilidade é
apoiada por três pilares, que são: econômico, social e ambiental e vai muito
além de responsabilidade com o meio ambiente, já que é um conceito abrangente e
que agrega questões internas e externas das empresas.
Falando especialmente das instituições do mercado
eventos, o conceito sustentável é aplicado com maior foco na ecoeficiência, ou
seja, em ações ecológicas com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência
para as pessoas e impactar o menos
possível a natureza, além de gerar valor para a marca a partir de práticas
conscientes.
Entendemos então a importância da discussão acerca
da sustentabilidade e como as empresas podem investir em desenvolvimento
sustentável e assim construir uma cultura com intuito de diminuir os problemas
ambientais causados pelos seres humanos e enxergar a possibilidade de monetizar
com uma atividade mais responsável e continuar a entregar festas de casamento,
aniversários, confraternizações e diversos outros eventos com a mesma
qualidade, ou melhor.
Gestores com pensamento exponencial no modo de
conduzir seus negócios têm maior capilaridade no mercado e conseguem atrair o
público-alvo em maior potencial, principalmente nesses novos tempos, em que as
pessoas estão ressignificando o modo como se relacionam com o planeta e visam
diminuir os impactos negativos na natureza.
Observamos em diversos setores, a crescente
cobrança da sociedade em saber sobre como as organizações se relacionam com o
mundo, desde suas práticas ambientais, até seus processos de desenvolvimento de
produtos. No universo dos cosméticos por exemplo, as marcas ‘cruelty free’, ou
seja, não fazem testes em animais, têm cada vez mais conquistado
posicionamento, o que claramente demonstra que além do produto, o propósito
daquela empresa tem grande relevância para aquele consumidor.
Contudo, precisamos ressaltar que não é suficiente
somente anunciar: “somos uma empresa sustentável”. Para que isso seja verdade,
é necessário aplicar diariamente o desenvolvimento sustentável com
planejamento, levando em consideração a intervenção do ambiente interno e
externo da instituição, além de envolver a participação da equipe e claro
também do cliente. É essencial que a cultura organizacional seja transformada
nessa direção e principalmente quando se trata de um local para eventos, é
importantíssimo engajar atitudes conscientes das pessoas, para que assim o
poder de disseminação seja aproveitado ao máximo e a missão institucional, de
fato vire realidade.
Sustentabilidade está em alta, pode agregar valor,
mas não deve apenas ser uma ação de marketing. É preciso seriedade, definir
investimentos nessa área, aplicar mudanças estruturais e revisar atitudes que
prejudicam os recursos naturais e assim, os preservaremos para as futuras
gerações.
Levy Seiya Maeda - sócio fundador e diretor da
Villa Mandacaru, empresa especializada na realização de casamentos
sustentáveis. www.villamandacaru.com.br
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