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quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Como garantir segurança em cloud na sua empresa?


A migração para a nuvem é uma grande estratégia de transformação digital para todas as empresas. Entretanto, é fundamental contar com uma infraestrutura robusta focada na segurança em cloud para garantir a proteção dos dados e informações. Essa estrutura é essencial, uma vez que a cloud é composta por diferentes camadas. Assim, os dados e informações hospedados podem estar distribuídos em vários servidores. Por isso, é importante optar por uma cloud confiável e segura, que atenda a padrões e normas de segurança mundiais.

A segurança em cloud se destaca pelo conjunto de ações estratégicas e tecnologias que visam fazer a proteção dos dados, das aplicações e da infraestrutura que compõem a nuvem. A tecnologia mantém o sigilo das informações armazenadas em cloud, evitando perdas, roubos de dados, vazamentos e outros problemas.

Por essa definição, é possível perceber que são necessários diversos recursos e ferramentas para compor uma boa estrutura de proteção na nuvem. Porém, também envolve ações primárias mais simples. A segurança funciona primeiramente com um correto entendimento do ambiente, bem como da sua própria infraestrutura, hierarquia de acessos, níveis de acesso, entre outros.

Essa compreensão é fundamental para entender quais são os riscos envolvidos, uma vez que, com base neles, serão definidos os recursos e as tecnologias necessárias para garantir a proteção. Logo, a personalização também pode fazer parte desse processo para atender da melhor forma às demandas de cada empresa.

Alguns dos recursos necessários para ter mais segurança em cloud são:

  • Proteção contra negação de serviço (DDoS);
  • Proteção de borda com detecção de ameaças  antimalware (firewalls);
  • Proteção de aplicações para a internet (web application firewalls);
  • Controles de acesso bem definidos;
  • Múltiplos fatores de autenticação;
  • Gestão de vulnerabilidades;
  • Criptografia.


Quais são as vantagens da nuvem para a segurança da empresa?

As empresas têm optado pela utilização da cloud por causa da maior segurança da informação que esse ambiente pode proporcionar, além, é claro, do menor investimento necessário para fazer o armazenamento de dados. A utilização da cloud proporciona diversas vantagens em relação à segurança para a empresa. Dessa forma, é possível destacar algumas dessas vantagens:


Maior controle de acesso a informações

Todas as empresas têm dados ou informações que não precisam ou não devem ser acessados por todos. Logo, são necessários recursos que promovam controle de acesso, limitando os usuários que podem interagir com essas informações. A estrutura de segurança em cloud permite fazer o gerenciamento daquilo que cada usuário pode acessar dentro do sistema. Além de promover esse controle de acessos, a cloud envia notificações quando alguém acessa ou modifica um determinado item.


Padrões de segurança mundiais

A eficiência da infraestrutura de segurança em cloud é determinada por padrões de segurança mundiais conferidos por meio de diversas certificações. Essas certificações são as mais variadas, atendendo desde as instalações físicas do data center até a validação da documentação e cumprimento de processos de segurança internos do provedor (como por exemplo, certificações SOC Tipo 1 e Tipo 2). Com isso, é possível se alinhar a praticamente todos os padrões exigidos pelo mercado.


Criptografia

A criptografia é uma das estratégias de segurança de dados mais populares. Faz parte tanto do mundo dos negócios quanto da rotina das pessoas, e tudo indica que se tornará ainda mais importante com o tempo. Esse processo elimina os riscos de terceiros acessarem dados e informações digitais, por meio de sua codificação. A criptografia também é uma boa alternativa, entre outras medidas que devem ser tomadas, para manter a segurança dos dados contra roubo e vazamento. A nuvem utiliza essa tecnologia para reforçar o padrão de segurança, garantindo que os dados só possam ser acessados por papéis e serviços autorizados.


Escalabilidade

Outra vantagem que a nuvem oferece para as empresas é a sua capacidade de entrega em escala. A segurança em cloud pode ser ampliada facilmente de acordo com as necessidades da empresa, sejam elas por tempo determinado ou indeterminado. Caso ela precise de itens adicionais de segurança ou demais dados, isso pode ser implementado sem dificuldade. Adicionalmente, a nuvem oferece uma diversidade de soluções de segurança que seriam praticamente inviáveis financeiramente de serem implementadas num ambiente on-premise.


Atualização e otimização constante

Com a nuvem, as empresas também têm a certeza de contar com uma infraestrutura de segurança sempre “up-to-date”. “Os provedores de nuvem mantêm todas as suas infraestruturas sempre o mais atualizadas possíveis, o que garante que a maioria das vulnerabilidades conhecidas e eventualmente novas sejam contidas, oferecendo mais proteção.
É fato que a nuvem não é a única alternativa para as empresas fazerem o armazenamento dos seus dados e informações. Elas também podem optar pelos ambientes on-premise, criados de forma interna e mantidos pela própria organização, porém essa pode não ser a melhor alternativa.

São vários os motivos, desde a necessidade manter o espaço físico (data center) dedicado para os equipamentos, a complexidade da sua manutenção; os custos de aquisição e renovação de equipamentos, servidores e o controle e execução constantes das suas atualizações, até questões fundamentais de segurança. Isso tudo pode aumentar o risco para os dados e informações das empresas, principalmente porque é praticamente impossível acompanhar a tecnologia na mesma medida das modalidades de crimes virtuais que vem acontecendo.

Os ambientes on-premise trazem um risco ainda maior para o roubo, vazamento, perda e sequestro de dados, podendo quebrar o sigilo e a privacidade das empresas, colaboradores e até mesmo clientes, e de forma permanente, principalmente quando tais dados podem ser utilizados de forma inescrupulosa pelos criminosos. Além dessas ameaças, as empresas que utilizam ambientes on-premises podem vivenciar situações de indisponibilidade da infraestrutura, seja pela falta de planos e estruturas de contingenciamento, ou devido a vandalismos virtuais (ataques de negação de serviço, pixação, entre outros), que tem como objetivo tirar as operações do ar para seus clientes e trazer prejuízo financeiro.

Nesses cenários, os sistemas de contingenciamento da cloud, ou a sua presença em diversas regiões, países e até mesmo continentes, entrega aos ambientes altas taxas de disponibilidade, reduzindo drasticamente o risco de parada dos negócios das empresas. Já para a perspectiva de segurança, a cloud se tornam muito mais vantajosa, pois segue a maioria das boas práticas e padrões mundiais (senão todas elas) e garantem o atendimento dos principais pilares da segurança da informação, que são a confiabilidade, a integridade e a autenticidade de tudo o que estiver armazenado.

 

 

Adair Dienstmann Júnior - gerente de Infraestrutura da Stefanini.


Funcionamento do Poupatempo no Ano Novo

Atendimento presencial ficará suspenso nos dias 30 e 31/12

 

Na sexta-feira, 30 de dezembro, e no sábado (31) os postos do Poupatempo em todo o estado de São Paulo estarão fechados devido às comemorações de Ano Novo. As unidades reabrem em seus respectivos horários habituais a partir de segunda-feira, 2 de janeiro, mediante agendamento obrigatório, gratuito, pessoal e intransferível pelos canais digitais do programa.

 Importante reforçar que pelas plataformas digitais já são mais de 250 serviços eletrônicos, 24 horas por dia, sete dias por semana, com segurança e comodidade. Entre as opções, estão renovação de CNH, emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de IPVA, carteira de vacinação digital contra a Covid-19, entre outros. 

Os atendimentos nos postos do Poupatempo são realizados para serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como os de RG (primeira via e renovação com alteração de dados), transferência interestadual e mudança nas características de veículos, por exemplo. 

Os cidadãos que precisam realizar serviços presenciais no Poupatempo devem, obrigatoriamente, agendar data e horário pelos canais digitais, no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e no assistente virtual, chamado P, no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.


Endividamento atinge patamar recorde nas empresas brasileiras em 2021, aponta estudo inédito da Serasa Experian

 Segmentos de Comércio e Serviços registraram piora, com os aumentos mais expressivos 

O nível de endividamento das empresas brasileiras atingiu um número recorde no fechamento de 2021, registrando 57,9%. Esse foi o maior resultado desde 2008, início da série histórica do estudo. Também de acordo com o levantamento feito pela Serasa Experian, desde 2019 o nível de endividamento veio aumentando e, em 2020, marcou 48,1%. Confira os dados no gráfico: 


Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, no ano passado, em que a instabilidade econômica perdurou e as empresas estavam financeiramente fragilizadas por causa da pandemia, dois fatores específicos estimularam o endividamento dos donos de negócios no país. “Durante a maior parte de 2021 as taxas de juros eram historicamente baixas, enquanto a oferta de crédito estava em alta, inclusive de linhas como o Pronampe, que foram subsidiadas pelo governo. A combinação desses dois elementos aumentou a impulsionou a busca dos empreendedores por crédito, expandindo o endividamento”. 

Outro fator que explica a expansão do endividamento é que, durante a pandemia, muitas empresas tiveram que se reinventar, investindo pesadamente em tecnologias, logísticas e ferramentas/soluções para operarem em canais remotos de atendimento e operação. E, ao invés de consumirem caixa para realizar estes investimentos, uma saída foi aproveitar a configuração favorável do mercado de crédito e financiar tais investimentos.


 

Análise setorial


Ainda sobre o fechamento de 2021, a análise setorial mostrou que o resultado geral (57,9%) foi impulsionado por todos os macro segmentos (Primário, Comércio, Indústria e Serviços), que também tiveram níveis recordes de endividamento dentro da série histórica do estudo, iniciada em 2008. Na comparação entre o ano passado e 2020, os aumentos mais expressivos identificados foram para o Comércio e Serviços, ambos com expansões de mais de 10 pontos percentuais.

 

Dentre todos os macro segmentos e as áreas que estão contempladas dentro de cada um deles, as empresas de Energia Elétrica, que pertencem ao setor de Serviços, foram as únicas a marcarem queda do endividamento na comparação ano a ano (2020 x 2021), indo de 53,3% para 50,9%. 

O estudo inédito da Serasa Experian avaliou cerca de 58 mil demonstrativos financeiros das empresas dos setores primário, industrial, comercial e de serviços da economia brasileira referentes a 2021. Veja na tabela abaixo os dados completos da evolução do endividamento: 


Metodologia

O estudo contemplou as informações constantes das demonstrações financeiras presentes em cerca de 1 milhão balanços patrimoniais coletados ao longo do período de dezembro de 2008 a dezembro de 2021 (58 mil somente neste último ano) e que integram a base de dados da Serasa Experian. Através destas informações calculou-se, para cada empresa, em cada ano, a estatística de participação do crédito mercantil sobre os créditos totais. O valor do percentual de crédito mercantil para cada segmento/setor corresponde à mediana da distribuição dessas estatísticas das empresas que integram cada segmento/setor.

  

Serasa Experian

 www.serasaexperian.com.br


Dos donos de pequenos negócios, 61% recorreram a empréstimos pessoais para financiar a própria empresa

Segundo levantamento do Sebrae, o porte do empreendimento e o nível de escolaridade do empresário são fatores que influenciam na hora de solicitar crédito aos bancos 


O aumento da dificuldade de acesso a crédito pelos meios formais e a falta de educação financeira têm feito com que a maioria dos donos de pequenos negócios recorram a empréstimos bancários por meio da pessoa física e não das próprias empresas. A pesquisa “Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil”, realizada pelo Sebrae, mostra que 61% do montante formado por micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEI) que recorreram a financiamentos ou empréstimos bancários nos últimos cinco anos fizeram a solicitação diretamente, não utilizando a pessoa jurídica do negócio. Esse percentual representa um recorde na série histórica da pesquisa iniciada em 2013.

 


Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, essa realidade identificada no estudo é resultado direto do expressivo crescimento do número de novos MEI na economia e da redução das fontes de financiamento.

“Entre 2020 e 2022, foram criados no Brasil, segundo o Portal do Empreendedor, do Ministério da Economia, o total de 5,2 milhões de novos microempreendedores individuais, que representa o perfil do dono de pequeno negócio que mais recorre aos empréstimos pessoais para financiar a empresa.”

 


De acordo com o levantamento do Sebrae, 73% dos MEI buscaram crédito por meio da pessoa física nos últimos cinco anos. O presidente do Sebrae lembra ainda que o fator escolaridade também afeta esse cenário. “Quanto maior o nível de escolaridade, maiores são as chances de o empreendedor usar os caminhos convencionais para buscar crédito para a empresa. Entre os donos de pequenos negócios com pós-graduação, por exemplo, cerca de 63% usam a pessoa jurídica para recorrer aos bancos. Já entre os empreendedores com nível fundamental, apenas 32% adotam o mesmo caminho”, complementa.

 


Carlos Melles lembra que separar as contas entre pessoais e da empresa é uma das primeiras recomendações que o Sebrae faz para qualquer pessoa que planeja abrir o próprio negócio. “Confundir a gestão da empresa e da pessoa física é um dos maiores erros que os empresários podem cometer. Isso torna o controle do orçamento da empresa praticamente impossível e pode comprometer seriamente a saúde financeira do negócio. Sem boa gestão, não há crescimento, solidez, aumento de receita, lucro e tudo o mais que se busca ao começar um negócio”, comenta.


Dificuldade de acesso a crédito

O levantamento do Sebrae mostra que, entre 2020 e 2022, cresceu a proporção de empresários que encontraram dificuldades para obter um novo crédito ou financiamento. A proporção saltou de 63% para 84% (recorde histórico da série).

 


A falta de garantias reais (20%), a taxa de juros muito alta (17%) e a falta de avalista/fiador (11%), foram as dificuldades mais citadas pelos donos de pequenos negócios que buscaram empréstimo ou financiamento bancário.

Confira os números do levantamento:

  • 61% dos pequenos negócios recorreram a empréstimos por meio da pessoa física.
  • Entre os MEI, essa proporção é maior – 73%.
  • Já entre as empresas de pequeno porte (EPP) e as microempresas, o percentual é menor: 50% e 53%, respectivamente.
  • 63% dos donos de pequenos negócios com pós-graduação usam a pessoa jurídica para solicitar empréstimos e financiamento. Entre os empresários com apenas nível fundamental, essa proporção cai para 32%.

 



Seguro-viagem: Qual melhor apólice para cada um?

Contratação de seguros-viagem cresce 230% no primeiro semestre de 2022; entenda como escolher a melhor opção para o seu perfil

 

As férias de fim de ano já chegaram e, durante este período, pode surgir o questionamento: qual é o melhor seguro viagem para o meu perfil? Certamente, o momento dessa escolha deve ser primordial no planejamento, pois imprevistos podem acontecer e ter conhecimento sobre quais são eles, ajudará o turista a fazer a apólice ideal. 

O seguro viagem tem como principal objetivo proteger uma viagem quando há custos reais, seja para um destino nacional ou internacional. Após a liberação das fronteiras decorrente da pandemia do Coronavírus e pela certeza de fazer uma viagem segura, a contratação de seguro viagem no primeiro semestre de 2022 teve um crescimento superior a 230%, segundo dados apresentados pela Confederação Nacional das Seguradoras Gerais (CNSeg). 

De acordo com Alberto Vargas, especialista em administração de empresas pela Universidade de Warwick, na Inglaterra, o seguro para viajantes possui a capacidade de reduzir significativamente a exposição ao risco durante a viagem. “Os turistas devem certificar-se de que o destino final está dentro de sua cobertura, se o serviço começa antes da viagem, e confirmar a cobertura total que será realizada”, esclarece. 

Apesar de ser um serviço necessário, os seguradores necessitam aprimorar a comunicação com seus consumidores para articular melhor os benefícios e as coberturas de seus produtos e, assim, conquistar a confiança dos viajantes.

 

Tipos de apólices: como escolher?

Não é possível dizer em específico qual seguro é melhor que o outro, cada seguradora irá calcular os fatores: duração da viagem, origem, destino e idade. Mas é possível encontrar no mercado, apólices de seguros que cobrem uma quantidade específica de viagens durante um ano com um valor mais acessível.  

Apesar de ser comum os seguros de viagem cobrirem perdas inesperadas ou indesejadas que possam ocorrer durante o percurso, as apólices de seguro mais abrangentes também podem cobrir cancelamento de viagem, perda de bagagem, responsabilidade civil, voos atrasados e outros custos inesperados durante o trajeto, além de qualquer emergência médica durante a viagem. Os serviços devem entrar em vigor desde o dia da partida até a volta do segurado para casa.

Atualmente, muitas seguradoras também oferecem serviços de emergência 24 horas por dia, incluindo a substituição de transferências de dinheiro, passaportes perdidos e ajuda com remarcação de voos atrasados. 

Seguindo as necessidades dos segurados e sua região geográfica, também é possível encontrar ofertas com a possibilidades de personalização. A nova alternativa é tendência no mercado em geral.

Apesar de muito a oferecer, para Alberto Vargas, a linguagem do seguro pode ser confusa, em um mercado global de seguros de viagem. “Procure um consultor de seguro de viagem qualificado. E se um especialista não conseguir descobrir qual o melhor serviço para você, talvez você esteja procurando a apólice errada”, explica.

Em todos os casos, o viajante deve conferir se as condições descritas na apólice se aplicam para as suas necessidades e se o serviço descrito cobrirá todos os custos que podem surgir.  

 

Jorge Alberto Vargas - formado em Master Business Administration pela Universidade de Warwick na Inglaterra. Possui experiência em gerência de finanças, planejamento, contabilidade, compliance e no desenvolvimento de equipes de alta performance.  Já ajudou diversas  empresas de diferentes tamanhos a atingir objetivos de inovação, custos e crescimento. Antes de morar no Brasil, trabalhou em mercados do México, Colômbia, Venezuela e Peru, sempre buscando entender a necessidade das empresas e a realidade econômica de cada país.

 

Gestão e sustentabilidade

As habilidades essenciais dos profissionais que atuam no novo modelo de construção civil 

 

O Programa Minha Casa Minha Vida (PMCV), criado em 2009 para atender a demanda de até 1,8 salários-mínimos, mudou o foco das construtoras. A iniciativa deveria ser levantada com valores já pré-determinados por financiamento da Caixa Econômica Federal e subsidiados em até 30 %.

Esse movimento ajudou a impulsionar o acomodado mercado imobiliário, principalmente no que diz respeito a moradias populares. Antes, os bancos limitavam o tamanho da obra, com apartamentos de dois quartos, um banheiro, cozinha conjugada, sendo que boa parte das unidades não apresentavam sacadas e as disponíveis acomodavam apenas duas pessoas.

Conjuntos com 400 apartamentos, área de lazer com piscinas pequenas, churrasqueiras e quiosques, que se todos os moradores usarem faltaria espaço. Outros problemas nestes condomínios são salões de festas, que são muito disputados.

Todos esses fatores colaboraram para que fosse criado um novo desafio e a importância de uma gestão bem-feita é fundamental para o sucesso do projeto como um todo. Esse profissional deve levar em consideração, como ponto inicial, a aquisição do terreno, que não poder ser acima de 10% do valor total do imóvel, além de fazer tudo com custo mínimo, margens pequenas, mas que permitem ganho na produção e com o objetivo de entregar um produto seguro e habitável, respeitando as exigências do banco.

Esse histórico contribuiu para que o mercado da construção civil avançasse um pouco. Antes estagnado, agora o nicho preocupa-se em combater o desperdício de obra e apresentar um bom projeto com a supervisão de um gestor com capacidade multidisciplinar.

Novas tecnologias, que permitem construir com materiais em menor quantidade e trabalhar em série, começaram a entrar em vigor e contribuíram para o reaproveitamento ou materiais de caixarias com duração até o final das obras, diminuindo o uso de madeiras e escoras, substituídas por placas de aço e escoras também de ferro.

Entretanto, os terrenos passaram a ser inflacionados e os materiais tornaram-se mais caros. Soma-se a isso os produtos importados da China, que desequilibram a balança comercial, provocando o fechamento de algumas indústrias de pisos e materiais de construção. A boa notícia é que esse tipo de produto perdeu força no mercado.

Atualmente, as construtoras estão em uma nova etapa, o que exigiu um novo perfil daqueles que atuam nesse segmento. O gestor precisa ter capacidade de negociação, manter um grupo de colaboradores comprometido e estreitar relacionamento com fornecedores para aliar produtos de qualidade e preços competitivos. 



Charles Everson Nicoleit - gestor de obras e empresário com quase 30 anos de experiência nesse segmento. Também é membro de associações da construção civil, construção selo verde e sustentabilidade. Possui diversas certificações e cursos que o habilitam como referência no mercado de construção civil.
https://www.linkedin.com/in/charles-nicoleit-37654562/


Vai viajar? Confira as dicas de segurança da ARTESP para uma viagem mais tranquila

Agência Reguladora separou recomendações de segurança essenciais para quem vai pegar a estrada. Detran.SP alerta para riscos e punições

 

Os meses de dezembro e janeiro são marcados pelo aumento expressivo de veículos nas rodovias devido às festas de fim de ano e as férias escolares. Para ajudar o motorista a ter uma viagem mais segura, a ARTESP - Agência de Transportes do Estado de São Paulo reuniu algumas dicas importantes para o momento de pegar a estrada.

 

“Para viajar dentro da lei e sem preocupações, é importante que o planejamento conte com detalhes como documentação em dia e mecânica do carro adequada. O trânsito em rodovias cobra mais do veículo, portanto, é necessário que sejam tomados todos os cuidados para que não haja problemas no caminho”, explica o diretor de Operações da ARTESP, Walter Nyakas.


 

Revise seu carro

 

Antes de pegar a estrada é importante checar se a revisão do veículo está em dia. Confira os freios, a suspensão, se os pneus estão calibrados, além dos níveis de óleo, água e combustível. Teste também o funcionamento de faróis, lanternas, e limpadores de para-brisas. Lembre-se, ainda, de verificar se o carro tem triângulo, estepe e macaco para o caso de alguma adversidade.


 

Documentação em dia

 

É de extrema importância que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRVL) estejam atualizados. O Detran destaca que a falta do licenciamento em dia é uma infração gravíssima que pode levar a apreensão do veículo, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.


 

Cuidado

 

Não consuma bebidas alcoólicas antes da viagem. A atitude pode colocar em risco todos que estão no carro e próximos a ele, já que o álcool reduz os reflexos e a capacidade de reação do motorista. O Detran informa que o motorista flagrado embriagado ou que se recuse a fazer o teste do bafômetro recebe multa de quase R$ 3 mil e responde a processo de suspensão de CNH.

 

“O álcool reduz os reflexos e a capacidade de reação do motorista, podendo gerar acidentes. Dirigir exige máxima atenção, portanto, lembramos que a mistura de bebida e direção não combina. Quem apresenta mais de 0,34 miligramas de álcool por litro expelido no sangue, responde na Justiça por crime de trânsito”, ressalta Juan Carlos Sanchez, diretor de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran.SP.

 

 

Planeje o seu trajeto

 

Pense no seu trajeto, incluindo as pausas para descanso. Dormir bem é essencial para garantir um caminho seguro. Além disso, parar em alguns pontos para se alimentar e alongar o corpo faz parte de uma viagem mais tranquila.


 

Evite dirigir em condições desfavoráveis

 

Dirigir fica mais difícil em dias com condições adversas, com neblina e chuva, por exemplo. Se já estiver na estrada e se deparar com tempo ruim, reduza a velocidade, acenda os faróis e mantenha uma distância segura do veículo da frente. Em caso de visibilidade muito baixa, busque um local fora da via para parar com segurança. Por outro lado, se ainda não estiver na estrada, e puder, espere o clima melhorar para depois seguir com a viagem.


 

Celular e chinelo são proibidos

 

O uso do celular deve ser evitado. O Detran alerta que o telefone só pode ser usado quando o veículo estiver estacionado e com o motor desligado. O aparelho pode ser utilizado na função GPS, desde que seja fixado no para-brisa ou no painel dianteiro. O órgão de trânsito destaca, ainda, que não é permitido dirigir utilizando chinelos, sandálias ou tamancos - melhor dirigir descalço.


 

Na estrada

 

Mantenha distância do carro à sua frente - ficar muito perto limita o tempo de reação do motorista em caso de acidentes.

Ande em velocidade constante e respeite os limites da pista.

Só ultrapasse se for seguro.

Respeite a sinalização de trânsito.

Não mexa no celular.

Use o cinto de segurança e cadeirinhas adequadas para as crianças menor


 

Para emergências 

Tenha sempre em mãos os números de emergência. Em rodovias concedidas pelo Estado, existe o atendimento ao usuário que dá todo o suporte necessário: consulte o número das concessionárias aqui. Além disso, os números da Polícia Militar (190), SAMU (192) e Bombeiros (193) são de fácil memorização.


Planejamento financeiro: como se proteger diante de um cenário econômico incerto

Banco Central projeta crescimento abaixo de 1% em 2023, o que pode afetar a condição econômica do brasileiro 

Especialista explica que o seguro de vida individual é o produto mais indicado para proteção financeira

 

Em um cenário com uma economia global desacelerada e com projeções de crescimento abaixo de 1% no Brasil, de acordo com informações divulgadas pelo Banco Central em dezembro, ter um planejamento financeiro coerente com a realidade e com objetivos tangíveis é essencial para passar por este período da forma mais estável possível.


“Estamos em um momento de transição, com um cenário econômico ainda incerto. Dessa forma, é preciso ter um olhar atento para evitar que a saúde financeira seja impactada”, afirma o diretor de Vendas de Seguros na Omint, José Luiz Florippes. “Diante de situações como esta, não basta apenas manter investimentos, é preciso ter ativos de proteção para resguardar o patrimônio construído, caso surjam imprevistos no caminho”, complementa.


O especialista explica que o seguro de vida individual é um ativo de proteção e uma ferramenta para ser utilizada em vida, pois caso aconteça algum imprevisto, o suporte do capital segurado estará à disposição para passar por esse momento com mais tranquilidade, sabendo que os investimentos, previdência privada ou a própria poupança não precisarão ser movimentados a favor de seu sustento.


“Há diversos cenários em que uma apólice pode ser usufruída, como uma invalidez por acidente, uma doença grave, uma internação hospitalar ou até mesmo o diagnóstico de um câncer e de outras doenças graves. Diante de um contexto de instabilidade, proteger a capacidade de gerar renda é fundamental para a vitalidade econômica”, comenta Florippes.



Além de estabilidade, o seguro de vida pode gerar economia


Há também opções de seguros que ofertam algumas assistências que podem ser acionadas durante uma necessidade, o que gera economia. “Uma das mais procuradas na Omint Seguros é a Assistência Pet para cães e gatos, que cobre consultas veterinárias, transporte veterinário emergencial, aplicação de vacinas em domicílio, hospedagem de animais e até assistência funeral. Quem tem animal em casa sabe que o gasto para o manter saudável é grande”, declara o executivo.


Além dessa assistência, há também opções para aconselhamento psicológico, que promove atendimento telefônico receptivo; suporte à informática para auxílio na utilização de computadores; nutricional com orientação sobre alimentação e incentivo a uma rotina saudável que inclui perfil nutricional, orientações sobre cardápios, compra de alimento, amamentação, primeira infância, terceira idade, nutrição e controle de peso, saúde da mulher, nutrição desportiva e demais instruções; vítima de crime cujo serviço dispõe de remoção médica inter-hospitalar, traslado de corpo, transporte alternativo, transporte, envio e hospedagem de familiar e chaveiro caso o segurado seja vítima de agressão, roubo ou furto; residencial que contempla emergenciais na residência do segurado, como encanador, chaveiro, cobertura provisória de telhados e eletricista, instalação de itens e check-up lar (revisão de instalação elétrica, troca de tomadas e interruptores, verificação de vazamentos, limpeza de ralos e sifões, calhas, serviço de rejuntamento, substituição de telhas, troca de resistência de chuveiro elétrico) e remoção inter-hospitalar.

 

 

Omint

 www.omint.com.br/seguro-vida/

 

Quer fazer um intercâmbio em 2023? Especialistas dão dicas de planejamento

Para aproveitar ao máximo a experiência de ir para o exterior é importante que o intercambista se planeje com antecedência e conheça serviços que facilitem todo o processo 

 

O intercâmbio é uma experiência enriquecedora, tanto do ponto de vista acadêmico, quanto do pessoal, possibilitando a vivência de diversas experiências enriquecedoras durante o período, como conhecer novas culturas e pessoas. Muitos brasileiros sonham em estudar fora e, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação das Agências de Intercâmbio (BELTA) referente aos intercambistas brasileiros que viajaram em 2022, de janeiro a setembro 327 mil jovens e adultos realizaram intercâmbio fora do país, contra 289 mil em 2019. Pensando nisso, a Travalex Confidence, maior especialista em câmbio do mundo, lista algumas dicas para ajudar no planejamento e entendimento daqueles que querem viabilizar esta vivência. Confira:   

 

  • Defina o objetivo e o destino do intercâmbio 

O primeiro passo ao planejar um intercâmbio é decidir como será usado seu tempo fora do país. Atualmente, existem diversas possibilidades, como: aprender outro idioma, realizar cursos preparatórios, especializações profissionais, graduação e até serviço voluntário.  

Uma vez definido o propósito, o segundo passo é pensar no destino. As duas decisões estão diretamente relacionadas e, sem dúvida, o orçamento disponível impacta na escolha. Nesse momento, é muito importante ter em mente fatores como o custo de vida, a moeda local e o valor do câmbio.  Avalie também o valor que você pretende juntar até o dia da viagem.  Se não conseguir poupar quantias maiores, pense em opções de intercâmbio que garantam a possibilidade de trabalhar.  

 

  • Estime seu investimento  

Muitos fatores precisam ser levados em consideração na hora de estimar os gastos envolvidos na sua viagem. Por exemplo, o custo de vida em grandes cidades é maior do que o custo de vida no interior — sem mencionar a diferença entre países.  Algumas das principais despesas envolvidas neste processo são: 

 

Documentação: Os documentos necessários para viajar podem variar de acordo com o seu destino e o tempo de permanência. O passaporte é imprescindível para países que não fazem parte do Mercosul e esse é um gasto que precisa ser considerado. Em alguns casos, também é necessário o visto de estudante ou de trabalho. 

 

Curso: Caso você esteja planejando um intercâmbio para realização de cursos, lembre-se de que esse custo pode variar bastante dependendo do destino escolhido, da escola que você vai estudar e da modalidade de ensino. O pagamento é realizado na moeda do país de origem, portanto, esteja sempre atento ao valor do câmbio quando for efetuar os pagamentos. 

Passagem aérea: A passagem aérea, valor indispensável no planejamento, também deve ser pesquisada com cuidado e antecedência. Então, fique de olho em promoções e acompanhe com frequência os sites de viagens. 

Seguro viagem: É comum que as pessoas se espantem com a obrigatoriedade do seguro viagem para alguns países. Entretanto, a contratação desse serviço é fundamental, mesmo quando não é exigida na imigração ou emissão do visto, para garantir sua proteção frente a imprevistos tanto de saúde quanto financeiro. Na Travelex Confidence é possível contratar o seguro da Allianz com cobertura ao Tratado de Schengen.  

Hospedagem: Algumas opções são as acomodações familiares, residência estudantil ou até mesmo alugar um apartamento. Cada uma delas terá um impacto diferente no seu orçamento. Uma prática comum é fechar um pacote com apenas algumas semanas de estadia definidas para, durante o intercâmbio, procurar outras opções que façam mais sentido diante da sua realidade.  

Dia a dia: Além desses gastos, é importante considerar também o preço do transporte na cidade que você vai morar, a média de despesas com alimentação e lazer, além de, é claro, alguma reserva para eventuais emergências. A Travelex Confidence oferece mais de 20 tipos de moedas estrangeiras em espécie, em mais de 100 lojas em todo o Brasil. E, além disso, para este tipo de viagem recomendamos também o uso do cartão pré-pago, dessa forma não é necessário levar todo o dinheiro em espécie.    

 

  • Inicie um planejamento financeiro pessoal 

Agora que você já sabe quais serão os principais gastos envolvidos na viagem, é hora de começar a se planejar. Montar uma planilha com as despesas que você possivelmente terá pode ser muito útil para se organizar. Outra dica interessante é utilizar um conversor de moedas para entender qual a diferença de câmbio do Brasil para os demais países. 

 

Comprando a moeda estrangeira 

Tendo uma ideia de qual o custo terá, comece a comprar a moeda com antecedência. As variações cambiais são frequentes e você poderá, ocasionalmente, ser pego de surpresa se não se planejar devidamente. Guarde esta dica: não deixe para comprar a moeda na última hora!  

Uma ótima prática é comprar a moeda estrangeira aos poucos, acompanhando sempre as cotações. A Travelex Confidence oferece um Alerta de Câmbio, que notifica sempre que a cotação da moeda de seu interesse baixar.

 

Pagamento de hospedagem ou a matrícula da instituição de ensino

É possível realizar o pagamento destas despesas antecipadamente por meio de uma transferência internacional. Desta forma, não é preciso se preocupar com essas despesas durante a viagem.

 

Envio dos documentos necessários para a escola ou faculdade

Ao enviar documentos para fora do Brasil é preciso de segurança. Há serviços disponíveis de envio de encomendas e documentos para o exterior, com agilidade e acompanhamento do trajeto em tempo real, por meio do código de rastreamento recebido.  

 

Grupo Travelex Confidence

 

Saiba como se preparar para a segunda fase dos vestibulares

Pedagoga dá dicas importantes para conquistar a sonhada vaga nas universidades 

 

No começo do ano, muitos vestibulandos se preparam para prestar a segunda fase dos maiores e mais importantes vestibulares do país, como a Fuvest, Unicamp, Insper, Fatec e FGV. Apesar da alegria de ter superado a primeira etapa, os estudantes sabem que agora não é hora de relaxar, pois a reta final já está se aproximando.

Deste modo, é essencial manter o foco e continuar trabalhando firme para obter a pontuação necessária nas últimas fases e celebrar a tão esperada vaga na universidade. Para ajudar a criar motivação junto à rotina de estudos, Renata Tavares, pedagoga e orientadora educacional da Educação Adventista APSe, listou 5 dicas importantes para os alunos. Confira:


Analisar o edital dos vestibulares (faculdade e curso escolhido) e conferir quais são as disciplinas cobradas. Um dos principais equívocos dos vestibulandos é ignorar o edital disponibilizado pelas instituições. Neste documento é possível entender como funcionam as regras e o cronograma das provas. Alguns candidatos não leem o edital ou não aplicam a atenção necessária e acabam cometendo erros que levam a eliminação.


Estudar conhecimento específico de acordo com a carreira escolhida. Aqui, o estudante precisa se atentar a área de estudo selecionada, como Ciências Exatas, Ciências Humanas e Biologia para dar mais ênfase a questões específicas.


Realizar questões das provas de anos anteriores da instituição em que foi aprovado para a segunda fase. Ao apurar perguntas das aplicações anteriores, fica mais fácil ter uma noção do que é cobrado. A partir daí, é possível criar um planejamento de estudos mais dinâmico sem perder o precioso tempo da reta final. 


A maioria das provas da 2ª fase exigem respostas dissertativas, por isso é importante treinar a escrita, organização das ideias e controle do tempo de realização. Engana-se quem acha que treinar a escrita é válido apenas para a redação. Praticar a habilidade de montar respostas discursivas bem estruturadas com base numa boa interpretação do enunciado pode ajudar a disfarçar eventuais erros. 

Mesmo sem saber a resposta, deixar a questão em branco nunca deve ser uma opção. Por isso, saber articular uma resposta pode render uma pontuação determinante na hora da classificação.

 

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